*A árvore da ciência do mal



"Tomou pois o Senhor Deus ao homem e o colocou no Jardim do Éden para o cultivar e o guardar.E o Senhor Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comeras livremente, mas, da árvore do conhecimento do bem e do mal não comeras; por que no dia em que dela comeres certamente morreras".Gênesis 2. 15-17

A árvore da "ciência do bem e do mal", podemos dizer que era na verdade do "mal", não do "bem e do mal". O que acontece é que se você conhecesse só o bem, você não conseguiria discernir entre o bem e o mal, por não possuir uma noção disso. Agora se você conhecesse só o mal, poderia discernir entre o bem e o mal, porque todo o ser sabe o que é agradável, e disso eles depreendem a noção do bem.
Portanto Adão e Eva conheciam o bem e em teoria o mal, em teoria o mal estava determinado, "certamente morreras", mas, não tinham uma noção do que viesse a ser o mal, do que viesse a ser o horror da morte; no entanto sabiam e tinham conhecimento do dever da obediência a Deus, por ser Ele, Criador e amigo. Sim em teoria tinham que conhecer o mal, pois, se não como poderia Deus lhes dizer, "certamente morreras"? Mas, apenas isso conheciam, apenas teoria, não tinham vivido isso.

Se as pessoas (Adão e Eva) não soubessem ou tivessem noção disso, para entender o que ele dizia; portanto embora não tivessem a noção do mal, para discernir o bem, tinham a noção de dever, de ocultar e revelar, de compartilhar(Gn 2.19,20), ou seja conhecimento suficiente, para saber quem era Deus; o amigo a quem eram devedores de obediência sem motivação para o contrário. Portanto ao desobedecerem veio a provar o mal, e a discernir o bem.
O seu pecado estava na desobediencia, e no subordinar a vontade ao desejo carnal que possuiam. Ao invés de obedecer a lei que tinha para si, dentro de si, a do dever a Deus, como Pai, Amigo e Criador!
O que era um mentiroso?O que era alguém que não dizia, mas, ocultava a verdade sobre algo?
Como Satanás poderia dizer isso? (Gn 3.4,5)"A serpente disse a mulher:Certamente não morrereis."A primeira coisa que o inimigo fez foi, desfazer de Deus, e do que ele havia falado, apresentando a Eva uma segunda opção, chamando mesmo sem dizer com palavras a Deus de mentiroso.No entanto a noção de mentira é falsificar ou adulterar a verdade, e é isso que o Pai da mentira, fez no princípio, como disse Jesus(João 8.44).
E é isso que ele fez, transformou aos olhos de Eva aquele arvore má em uma coisa boa, e é isso que ela faz, transforma o mal em uma coisa boa aos olhos dos leigos.A arvore era má, e só o mal trazia, pois o resultado era a morte, e a perca da comunhão com o Criador.
Qual é a arvore da ciência do mal, que Satanás tem te seduzido a comer, neste dias de hoje?Saiba que se arrependeres e confessares, Jesus é a semente da mulher que hoje em sua vida podera e certamente esmagara a cabeça da serpente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série pecados 9: Palavra torpe

O cetro da impiedade

Desprezando toda a dor