TRADUTOR

sábado, 28 de novembro de 2009

Quem são os que distorcem as Escrituras? Parte 1



"...falando disto, como em todas as suas epistolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição." II Pedro 3.16

Quem são os que distorcem as escrituras? Há Bíblia nos assegura por meio de Pedro em sua segunda epistola universal, que há um grupo específico de pessoas que fazem isso, e elas são os indoutos e inconstantes, sim um grupo de pessoas que tem estas qualidades, são indoutos(tolos, imprudentes, ignorantes, sem o conhecimento da verdade) e são também inconstantes( não conseguem se firmarem na verdade). Mas, podemos muito bem, sem medo de errar separar este grupo em dois sub-grupos, o dos indoutos e o dos inconstantes. Por isso vamos meditar, nesta passagem de duas formas, em conjunto como nos informa o texto, ou seja analisando este grupo como os indoutos e inconstantes, e analisando também separadamente, os indouto e os inconstantes.

I. Indoutos e inconstantes.

A. Indoutos e inconstantes.
Quando analisamos em conjunto, as palavras possuem um significado diferente. Aqui indouto é por que são ignorantes a respeito do conhecimento de Deus. Embora muitas pessoas possam ter alto e elevado nível de conhecimento são todavia ignorantes no que tange a conhecer a Deus; vivem de folclore, vivem de tradição, mas, de Deus nada entendem, elas acham apenas. Querem dizer o que Deus falou, não querem ouví-lo e conhece-lo primeiro, tem como uma coisa desta? E eles são inconstantes, são pessoas instáveis. Penssemos, são ignorates e são conduzidos por seus impulsos a dizerem e a afirmarem conforme seus impulsos, os induzem a fazer. Eles não afirmam por terem certeza de algo(são indoutos), mas, por que sentem, mas, por que são levados por suas emoções a dizerem(são inconstantes).

B. Indoutos. Agora vamos analisar, separadamente. Aqui indoutos, tanto pode ser, aqueles dos quais já falei, ignorantes a respeito do conhecimento de Deus; ou indoutos mesmos, ou leigos que por ser de difícil entendimento as escrituras, a interpretam de qualquer maneira. Muitos destes indoutos por serem simples não possuem discernimento (Provérbios 1.22-33), nesta citação o escritor de Provérbios, escrevendo as palavras da Sabedoria, fala sobre o fim daqueles que desprezam o conhecimento genuíno de Deus.

C. Inconstantes. Ou instáveis que não conseguem permanecer na verdade. São pessoas, que como já afirmei acima, só conseguem dar ouvidos a eles mesmos, insubmissos; que não querem largar ou abandonar a vida que levam que não conseguem se sujeitarem as verdades do evangelho e serem transformados por ele, alguém já leu algum artigo, viu uma reportagem ou mesmo algum pregador, citou, sobre o casamento de dois pastores gays, bem eu li um artigo e vi uma reportagem, e um dos pastores veio de outro movimento cristão, ele disse que jejuava, orava, que tentava suprimir aquele sentimento, como não pode saiu e se uniu a este movimento do qual ele é um dos fundadores do mesmo. E ai, o que este homem fez e faz, com o que ele aprendeu na Bíblia sobre homossexualismo, será que ele pode ignorar o que a palavra de Deus diz? E é ele quem ensina, aos seus seguidores, o que ele deve responder, quando algum dos seguidores lhe trás as passagens bíblicas, que tratam o assunto?Como ele pode responder, e ser coerente com seu ensino e ao mesmo tempo com a passagem bíblica(Mateus 6.24), sem que ele distorça esta passagem, dando a ele um significado que ele não tem, quebrando com isso todas as regras de interpretação, do português, da gramática, da ortografia, da exegese bíblica e etc?
O inconstante é aquele que não consegue permanecer na verdade. "Se as minhas palavras estiverem em vós verdadeiramente sereis meus discípulos" João 8.31. Os inconstantes torcem a bíblia para satisfazer o seu próprio ego, e o fazem propositadamente.

II. Os indoutos torcem a Bíblia por meio de:
a.Erro de leitura. Alguém já ouviu este versículo bíblico? "O missionário e o pastor,... vê vir o lobo e foge"...Aonde está escrito? Se você perguntar, encontrará alguém para te responder está escrito em João 10.12. Mas é claro que da forma com eu coloquei ai, você dirá, este erro é um absurdo, mas, meu irmão você vai encontrar absurdos maiores, do que este que por incrível que pareça, não inventei, alguém já cometeu ele.
b. Erro de interpretação. Muita doutrina que já nos foi ensinada, nos tempos passados a respeito de vestes, e jóias foi baseada em textos, mau interpretados.
c. Dar um sentido a um versículo que ele não tem. Isso acontece muito, em pregações quando o ministro da palavra quer fazer uma aplicação pessoal das escrituras, a nossa realidade. Acontece com o indouto que ele não entende nem o versículo que lê, e vai lendo e já dando a sua interpretação sem ao menos, tentar entender o que esta se passando ali.
d.Dizer que a bíblia diz o que ela não diz.É praticamente o que já tenho dito, que quando a pessoa coloca um sentido a uma frase que ela, não tem, ele na verdade está dizendo o que ela não diz. Já ouvi muitas pessoas, também dizerem; "mas, na bíblia está escrito que mulher não pode vestir calça". Já ouvi dizer também que, a bíblia fala sobre camera de vídeo, é segundo quem me disse está escrito lá em Ezequiel, quando Deus leva, ele as câmaras secretas.
Os inconstantes torcem a Bíblia por meio de:
a.Dar um sentido a um versículo que ele não tem. Primeiramente a gente tem que intender, que existe versículos que sua menssage, começa e se encerra nele mesmo, como por exemplo, alguns provérbios do livro de Provérbios, "(Provérbios 22.6)Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer, não se desviará dele". Este versículo, começa e termina ai, não vai além o outro que segue a baixo fala sobre outro assunto. "O rico domina sobre os pobres, e o que toma emprestado é servo do que empresta."(Provérbios 22.7). E existe versículos que, são apenas uma pequena frase de um grande texto que pode envolver um capítulo, ou mesmo um livro todo, não se pode interpretá-lo isoladamente, fazer isso corremos o risco de colocar, um sentido no texto que ele não diz, isso é o que fazem os indoutos, mas, os inconstantes também o fazem, todavia existe uma diferença na forma de um e na do outro. É que o indouto o faz por ignorância, e o inconstante o faz propositadamente. O inconstante muita das vezes conhece muito bem o que o texto realmente diz, mas, como ele conhece, que a grande massa, não tem a santa curiosidade de investigar as sagradas escrituras, ele distorce então a bíblia, descaradamente, sem um pingo de temor.
b. Dizer que a bíblia diz o que ela não diz. Alguém vai conferir? É por certo não, e se conferirem, estaram conferindo sob a sua ótica, ou seja ele vai conduzi-lo por meio de argumentos a enxergarem aquilo que ele quer que eles enxerguem. "Certamente não morrereis. Por que Deus sabe que no dia em que dele comerdes, se abriram os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal." Gênesis 3.4,5

Nenhum comentário:

Leia mais...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...