Não desprezes o dom que há em ti


Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbítero. 1 Timóteo 4.14


De que dom Paulo falava com Timóteo? Um dom espiritual, como o dom de falar em várias línguas? Ou era um dom ministerial, como o de pastorear? Eu não sei, mas, não é este o assunto em pauta, seja qual era o dom, Timóteo só tinha um posição para com ele, e era, não desprezes. É por que muita das vezes parece irrelevante, o que fazemos parece infrutífero, então passamos a por de lado. O dom na verdade é uma ferramenta, que nos qualifica, pois, é com ele que passamos a exercer aquilo que melhor sabemos fazer, e aquilo que mais gostamos de fazer. O dom é como uma semente, ele só crescerá e mostrará ser uma grande árvore, se for plantado na terra própria, na época certa, no clima certo. E qual será esta terra própria, é claro que é o teu coração, e não pode ser o coração de outro, pois Deus a fez exclusivamente para a terra do seu coração, outra terra poderá não sobre-sair. Só você tem os requisitos certos, tem terra que só servira para plantar hortaliças, e tem terra, que não dá para plantar nada, existe terra seca como um sertão, e só serve para plantas de raízes profundas. E para cada terra desta existe uma árvore e planta certa.
Então você me pergunta, então qual é a época certa, para se plantar esta semente? Quando é o tempo em que devo, usar e desenvolver o meu dom? Um bom agricultor sabe muito bem a época em que ele deve lançar a semente, e a época em que ele deve apenas preparar a terra, ou mesmo deixá-la descansar. Eu acho que você sabe, e se não sabe busque orientação de Deus, ele é o melhor dos agricultores, ele sempre planta o amor na época certa, ele sempre planta a graça no momento certo.
Se você trouxer uma planta de uma terra gelada, pode ser que ela não se desenvolva aqui, isto é se você não lhe oferecer as condições certas o clima certo, é por isso que existe as estufas, elas são lugares onde um clima de forma artificial pode ser reproduzido. Não é qualquer pessoa que pode ter o mesmo dom que você, e mesmo que ele tente, a realidade do dom não é a mesma neste sentido que a da planta, não se pode criar um clima artificial, na realidade dos dons, ou você é ou você não é, a não ser que você seja transformado, com a mudança dos pólos lugares quentes se tornam gelados e lugares frios quentes, Deus é poderoso para fazer isso em sua vida, mas, a questão é será que ele vai querer? Ou será que será preciso? Pois Deus vai te dar o dom que for de acordo com o seu clima, ele te fará saber usá-lo.
Então, como estava dizendo lá em cima, por ser o dom as vezes uma semente somos tendenciosos a desprezá-lo, mas, a questão é que precisamos apenas colocá-lo em nosso coração, ou seja te-lo como algo muito importante e que nós realmente queremos exercer, e buscarmos a finco, e creio eu que Deus será conosco. Vocês lembram da parabola da semente de mostarda? Aquela a qual Jesus contou, ele falou que é uma das menores sementes que existe e quando plantada ela cresce e se torna a maior de todas as ortaliças!!!Mateus 13.31,32
Espero ter contribuído para sua edificação com este texto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série pecados 9: Palavra torpe

O cetro da impiedade

Desprezando toda a dor