A natureza pecaminosa e Deus


Natureza pecaminosa, parece-se que tudo resolve com estas duas palavras, se alguém te perguntasse. "Por que o homem peca?"Você prontamente lhe diria, por que a sua natureza é pecaminosa, e dormira tranquilo com isso, acontece que quanto mais esclarecida for a alma,melhor e bem mais acertada deve ser a resposta a essa pergunta. Para mim a resposta seria; "por que o homem quer".
O mesmo se aplica a Deus, todos nós concordamos que Deus não peca, mas, quando se procura uma resposta satisfatória, encontramos a seguinte resposta. "Por que a sua natureza é Santa, por que a sua natureza é sem pecado".Pense bem parece que resumimos, pecado e santidade, a um simples estado e ou qualidade das naturezas humanas e divinas consecutivamente. E não é bem assim, no caso de Deus a sua oniciência( que é parte de sua natureza) o concede saber, e se prevenir de ser tentado, ou de se permitir ser inclinado ou tentado ao mal, pois é exatamente isso que a Bíblia diz. "Deus a ninguém tenta, por que não pode ser tentado pelo mal".E por que não pode ser tentado? Por que antes que seja,se houvesse tal probabilidade de o mal o tentar, ele já o saberia, é por isso que ele jamais é tentado pelo mal. Jesus como homem, foi tentado para nos dar o exemplo, só por isso; exemplo esse de vencer e resistir o mal. Mas não estamos falando de Deus como homem, e sim de Deus como Deus e do homem como homem, e da natureza divina e da natureza humana.
Por que não é a natureza que determina, sobre eu ser santo ou ser pecador e sim as minhas escolhas, Deus poderia escolher pecar, mesmo com sua oniciência sabendo todo o mal que isso lhe implicaria,por que a sua natureza não o impediria, pois isso depende única e exclusivamente de sua vontade. Por que tanto a natureza de Deus, como a humana, não é santa e ou pecadora em si mesma, sendo o pecado uma transgressão contra lei moral, e a santidade a confirmação da lei moral, não depende da natureza e sim de nossas escolhas.
Então dizer que a natureza é pecaminosa em si, é o mesmo que dizer que o pecado é uma qualidade dela, que só do homem existir ele peca, sem nem mesmo pecar. Agora sim a natureza é pecaminosa, mas, não em si pois ela não pode pecar pois não é um ser e sim é parte de nós, ela é pecaminosa simplesmente por que nos dá a ocasião ao pecado, mas, quem peca somos nós. Da mesma maneira, dizer que a natureza de Deus e santa em si, e o mesmo que dizer que se Deus pecar ele não peca. Pois se a santidade está em sua natureza é absurdo pensar que ele possa pecar, ou que tenha tal capacidade, mas, se afirmarmos que Deus não tem a capacidade de pecar, estaremos afirmando que a sua vontade não é livre e sim submissa a sua natureza. Pode uma coisa destas?Pois bem a natureza de Deus é santa, por que Deus é santo por que essa é sua escolha e não o contrário.

Um grande abraço a todos,e gloria a Deus, que escolheu a santidade, pois foi por esta causa, que ele nos amou!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série pecados 9: Palavra torpe

O cetro da impiedade

Desprezando toda a dor