Palavra importante 8: Discernimento


"Convêm pois que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio,...
não dado ao vinho...(1 Timóteo 3.2,3)"


Selecionei estes trechos de Timóteo, para falar sobre uma palavra que não aparece neles, todavia está contida neles, palavra esta de grande necessidade para mim, e para todos nós nestes últimos dias, a qual se chama, discernimento. Tempos de muitas idéias, muitos argumentos, muitas filosofias, muitas religiões, muitas explicações e pontos de vistas...
Discernir é a capacidade de diferenciar, distinguir, discriminar uma coisa da outra, devido ao tudo ou nada dos nossos últimos tempos não temos o exercício de discernir as coisas. A necessidade é tão grande na igreja, que o líder não pode ser dado a bebida alcoólica, por que ele precisa ter uma mente sã o suficiente para conseguir entender, tanto espiritualmente, como naturalmente o que se passa, o pastor precisa conhecer bem não só a alma mas, as situações em que passa a sua igreja, e saber quando ela esta bem ou ou parece apenas que esta bem, mas, está mal. Você pode introduzir um lobo no púlpito da igreja para que a possa contaminar com a sua maldade se não souber disso. Já ouve caso em que por falta de discernimento deixei com que profetas de botequim da esquina viesse e pregasse num culto de jovens por não ter o discernimento, quando eu ia ver estava ele ali a passar uma salada triunfalista na igreja.

Às vezes vemos alguns lideres como Acabe e Josáfa, em igreja cheios de profetas com espíritos de mentiras em suas bocas, com a finalidade de induzi-los a morte e quando vem um servo com o Espírito da verdade não sabem e o condenam como o fez Acabe. E não sabia que estava selando a sua própria sepultura.

É para isso que serve o discernimento. Há pelo menos dois grandes discernimentos que precisamos ter, o primeiro é o espiritual: Que pode ser, o discernimento de espírito, para sabermos e termos a sabedoria de Deus para compreendermos que tipo de espírito estranho e de engano na igreja. Ou pode ser o discernimento de Deus para conhecer o intimo e a necessidade da igreja.

O segundo discernimento é o moral: Este é na área do ensinamento, da doutrina, precisamos distinguir a sã doutrina, dos modismos e doutrinas pagã que se introduzem encobertamente no seio da igreja, e se enraízam na mentes das pessoas, e determinam modos de pensar errados condutas apoiadas em má doutrinas, filosofias de homens.

Queria falar mais, mas, espero ter algo, mais sobre o assunto para compartilhar com os amados em outras postagens.


Um grande abraço a todos!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série pecados 9: Palavra torpe

O cetro da impiedade

Desprezando toda a dor