Exploradores da fé


"Por que eu sei isto:Que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não perdoarão o rebanho, e que dentre vós mesmos, se levantaram homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si". Atos 20.29,30.

Ouve uma época em minha juventude que usei muito este versículo para combater o legalismo religioso. Hoje sinto me inspirado a usar este mesmo texto, para falar sobre um grupo de homens que existem no meio da igreja atual, que a semelhança dos legalistas são perversos, estes são os exploradores da fé das grandes massas. São homens cabeças, que com seus discursos e seus carismas, usam de toda sorte de argumentação para persuadir a mente leiga e simples, que nem sempre é assim tão simples e tão leiga, muitas destas mentes são doutores, e mestres, mas, se deixam enganar por estas mentes perversas como se fossem meros ignorantes, pois os mesmos são tão ferozes em suas argumentações, que iludem até mesmo os espertos. Pois na verdade são sábios segundo o mundo, mas, tolos e simples no tocante as coisas espirituais, e ao conhecimento das sãs doutrinas ( as sãs doutrinas é uma expressão bíblica que corresponde a doutrina dos Apóstolos e de nosso Senhor Jesus Cristo).
Mas, o que acontece com uma fé explorada? Como fica um coração enganado?Incrédulo, cheio de dúvidas, cético, incapaz de enxergar a verdade, pois tais exploração tem como único objetivo, o de cegar os olhos daqueles explorados, para que não mais enxerguem a verdade.
Diferente do que é muito afirmado, de que para ter uma fé forte as pessoas precisam ser cruas de conhecimento, digo que se o conhecimento for a verdade jamais ele trará frieza, mas, sim fortificação, convicção. O que acontece é que uma pessoa iludida e explorada, pode se decepcionar diante da verdade e se esfriar na fé, mas, a culpa não é da verdade e sim dos que exploraram a fé dos símplices. Porque a fé que se fundamenta na verdade, só se fortifica quando ela se alicessar em uma real verdade, pois toda a verdade é posta pelo teste da razão, da veracidade, toda a verdade é questionada, e só se mantém de pé aquela que é realmente, sinceramente, verdade. E é ai que as pessoas caem, pois são iludida por estes vampiros de fé alheia, elas passam a acreditar no que eles falam, levam as suas rosas ungidas para casa, seus mantos suados com a unção dos falsos apóstolos para casa, mas, eles pelos seus lados lhes dão um prato de mentiras e charlatanismos como se fossem a mais pura fiel e soberana verdade de Deus. E o pior é que usam o nome de Jesus. "Muitos viram em meu nome,"... disse Jesus(Lucas 21.8). E o que acontece? Acontece que as pessoas quando descobrem que foram enganadas, e iludidas, passam a se tornarem totalmente descrentes de tudo.
Lembro me do pai do menino que tinha um espírito mudo e surdo no corpo(Marcos 9.14-29). Você lembra do que ele disse a Jesus? Ele disse que era incrédulo, que não cria em mais nada, nem em ninguém, pois já havia sido iludido por muitos, e sua fé estava totalmente fracassada, mas, ele também disse, que estava naquela hora dando um último voto de confiança em alguém, e este alguém era Jesus. E o que aconteceria com a fé e a vida e a esperança daquele homem se Jesus fosse, mas, um explorador da fé alheia?
Meu amigo, pastor ou líder cristão, trate a fé de seus fiéis com amor,respeito e proteja-a contra os ataques destes lobos, pois eles farão como diz o apóstolo Paulo, coisas perversas, dirão barbaridades, tudo o que for possível para atrair os discípulos após si.A fé só pode crescer e ser fortificada, convicta, se for regada com a verdade. Por que você acha que a fé vem pelo ouvir a palavra de Deus(Romanos 10.17)? Por que disse Jesus, "a tua palavra é a verdade"(João 17.17).
A fé precisa ser respeitada, aquele que diz que Deus falou o que Deus não falou, está atentando contra a consciência de seus fiéis, está desrespeitando-os. A fé precisa ser tratada com amor, somente o amor, estimula como um bom adubo a fé e a confiança mutua. A verdade traz firmeza, convicção e torna a fé inabalável. A convicção vem ou é gerada de conhecer e experimentar a verdade( João 8.32/16.13,14).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série pecados 9: Palavra torpe

O cetro da impiedade

Desprezando toda a dor