Deus nos prova para que a sua justiça fique evidente

Dentro da série de reflexões sobre o provar de Deus tenho me esquecido, quando falava de para que somos provados, de mais um que quero falar. Deus nos prova para que a sua justiça fique evidente.
Posso afirmar sem contradizer tudo o que já tenho falado que, "Deus nos prova realmente para saber o que há em nós", não que Ele não saiba, quem não sabia era o anjo que fora mandado por Ele a Abraão(Gênesis 22).Mas, Ele nos prova no intuito de comprovar o que Ele já sabe. Deus não implanta provas e nem as cria, mas, nos testa e o que há em nós se manifesta, por que como ele mesmo disse, "a boca fala do que o coração está cheio"(Mateus 12.34), ou seja, Ele não implanta provas, e também não nos tenta ao pecado, o que tenho dito é que Ele faz uso das tentações, tribulações e lutas as quais Ele pela sua onisciência já sabe que sobrevirão ao viver em Cristo, dos justos ou mesmo dos impios. Por que a luta é o resultado natural do viver, e a luta do cristão contra a carne, o diabo e o mundo produz tribulações(sofrimentos) na nossa carne. Ou seja, Ele nos prova por meios já existentes. Mas, e quando Ele mesmo cria meios, como no caso de Abraão em Gênesis 22?
Digo que Ele não nos tentara, não nos induzirá ao mal.
Esta é uma prova direta, ou seja, uma prova em que Ele mesmo chega e nos prova, e não uma prova em que Ele nos avalia por meio de situações pré-existentes, situações as quais passamos e que nós entramos nelas pelos nosso próprios pés, e não ele nos pôs nelas.
Voltando ao que dizia de inicio; Deus nos prova, para por meio destas provas, nos provar, ou seja, mostrar nos evidencias inequívocas a nós. Como no caso do pecado, em nossa consciência sabemos que pecamos, e mesmo assim resistimos a nossa consciência.Enquanto o pecado está apenas dentro de nós, não admitimos se Deus virar para nós e nos condenar por Ele, mesmo que o seu juízo é inequívoco. Mas Eles nos mostra por meio de fatos o que há em nosso coração, fatos estes que acontecem em nossa vida, não haverá argumentos no homem contra Deus, por que agora será três contra um, a consciência, a palavra de Deus, e a prova ou o fato. A Bíblia diz que,"serão os mortos no juízo final, julgados pelas obras deles escritas nos livros"(Apocalipse 20.12).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série pecados 9: Palavra torpe

O cetro da impiedade

Desprezando toda a dor