Confessando a Cristo


Texto base:"Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai que esta nos céus. Mas todo aquele que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai que esta nos céus." Mateus 10.32,33

Tema:Confessar a Jesus e uma decisão vital, a quem quer viver o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.

O ato de confessar a cristo, não deve ser a nossa obrigação como que por imposição, mas, se torna a nossa obrigação como resposta devida de gratidão a Ele. Somente um cristão verdadeiro, que conhece e vive à luz dos ensinamentos de Jesus, deseja isso.Por que resistir a isso?O cristão deve viver com Cristo, e desta vida diária, tirar a sua confissão de fé, todo o cristão convicto precisa ter raízes em Cristo, deve estar convicto do viver em Cristo deve ser a sua realidade.Agora:

I. Por que alguém, que diz ser cristão, negaria a Cristo.Mateus 26.31-35/ 26.69-75
Tomemos a vida de Pedro como exemplo, ele era o mais destacado dos discípulos pela suas atitudes ousadas.Porém quando prenderam a Jesus, ele veio a se comportar, como um covarde e medroso.Se ele tanto amava e deseja estar com Cristo, por justo nos momentos mais difíceis do ministério de Jesus ele o negaria?
A) Por medo. Medo de ser preso, medo de também receber a mesma condenação. Não fora ele o próprio que cortara a orelha de Malco? O cristão não deve ter medo da reação das pessoas, ao confessar ele a Cristo.Se você fosse uma criança e tivesse que ir a escola, mas, lá existe uns valentões que dizem, se você pisar lá, vão te bater. Então o seu irmão mais velho resolve ir lá contigo.Você teria medo mesmo assim?
B) Por vergonha. Ele estava numa roda de pessoas, aquentando-se ao lado de uma fogueira. E as pessoas discutiam e falavam sobre Jesus.Então alguém se vira e fala.”Hei você também é um discípulo dele?” Pedro que estava envolvido pelo clima de confraternização daquele lugar, se vê grupo que comenta o que estava acontecendo.Aquele ambiente, descontraído ao lado da fogueira, associado ao conteúdo dos assuntos que falavam a respeito de Jesus, e do que se ouvia vir lá de dentro do seu julgamento.Punha o nome de Jesus como que algo ridículo e constrangedor à mente de quem estava lá envolvido em tudo isto.Uma nuvem de demônios preparava o coração dos compatriotas de Jesus a crucificá-lo com pensamentos e sentimentos maus, e Pedro estava envolvido. João estava ali também, mas, não havia se envolvido, não havia se constrangido.
A vergonha leva alguém a negar a Jesus, o que você faria se estivesse na situação de Pedro?Seja sincero.
C) Por querer ser Cristão, mas não querer se envolver com o evangelho. Indiferença.
Se você é cristão ou você se envolve com o evangelho, ou você é constrangido por ele.Por que ele te afetara de todo jeito, não da para ser indiferente ao evangelho. Se você quer ser cristão, mas, não quer confessar a Cristo, você será sempre desafiado a isso; a confessá-lo ou negá-lo, não podes estar em cima do muro e para tomar esta decisão terás de confessá-lo.Alguém ou alguma circunstância sempre o envolverá, por que confessar a Cristo é um ato contínuo...
D) Por decepção ou estar escandalizá-lo.Mateus 26.31-33.
Pedro se escandalizou, ele não esperava isso de Jesus, que ele fosse realmente entregar a sua vida.Por diversas vezes ele questionou o mestre, quando Jesus dizia que hiria morrer, por que era necessário, mas, ele não compreendia isso.Não somente ele, mas, todos os outros esperavam um Jesus rei, coroado e glorificado. Não um Jesus, condenado, humilhado e crucificado. Quantos se decepcionam com Jesus hoje em dia.E por isso o negam, o deixam.Alguns por não compreenderem as escrituras como os discípulos no Caminho de Emaús.Eles haviam voltado para as suas casas, suas vidas comuns, por que não compreendiam que as escrituras falavam da necessidade da morte de Jesus, e que ele havia de ressuscitar. Outros se escandalizam por fantasiar em Jesus uma pessoa que não existe, ou seja, um Jesus que não é ele de verdade.E quando Jesus que não compreende as expectativas deles, eles se escandalizavam.
E) Por ainda não ser convertido (Lucas 22.32).Convertido a quê? A Jesus, por ainda querer seguir a Cristo andando em sentido contrário a Jesus.Por que Pedro ainda pensava diferente de Jesus, e tinha uma visão diferente dele...

II Por que confessar a Jesus é decisão vital, a quem quer viver o genuíno evangelho?

A) Por que a salvação, não depende duma simples e formal confissão, mas, de uma confissão que signifique uma vida.Ou seja, é a sua vida que confessa.A vida de quem é salvo, mostra para o pecador, que Jesus é a solução para ele.Se você é cristão e o mundo não pode ver isso, que Jesus é vida e mudanças vitoriosas, então é questionável o seu viver em Cristo. O que estou dizendo é que Jesus ele está sempre a agir em nossa vida, e quando ele faz o mundo percebe.Não estou apregoando, triunfalismo, confissão positiva ou teoria da prosperidade, mas, o viver em Cristo.
B)Por que nisto está a promessa da vida eterna.(I João 2.23-25/João 11.25,26) Não é que se você simplesmente confessar a Jesus terás a vida eterna.Mas é que somente quem crer em Jesus, o confessa, tem o Espírito Santo de Deus.E somente os tais têm a promessa comprida em si, da vida eterna, segundo João 11.25,26; “Quem crer em... ainda que esteja morto viverá”.Por que para todo aquele que nele crer, como diz João 3.16, tenha a vida terna.
C)Por que é isso que é viver o evangelho, testificar e apregoar sobre Jesus.O que ele é, e o que ele faz.Por que Jesus é a mensagem do evangelho e é ele mesmo o próprio evangelho.Isso pode ser entendido em João 3.16 “Por que Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas, tenha a vida eterna”.A boa nova é que Jesus é a solução de Deus para o mundo.Mas como crerão se não há quem pregue?
D)Por que só o confessa quem o conhece.E quem o conhece é conhecido no mundo espiritual.Atos 19.13-17.
Paulo era mais famoso, do que Nero ou Alexandre o grande e ainda é; no mundo espiritual.Ser conhecido como servo de Deus no mundo espiritual, é sinal de honra e respeito.E por que, Paulo era conhecido no mundo espiritual?Por que conhecia a Jesus.
Um grupo de judeus exorcistas foi expulsar um demônio, e disseram: "Nós o expulsamos em o nome de Jesus a quem Paulo prega”.Não era o Jesus que eles pregavam, eles nem conheciam ou criam em Jesus. Era o Jesus que Paulo pregava e cria.Então o demônio lhes respondeu: ”Conheço a Jesus”, eles nem conheciam, “e bem sei quem é Paulo, mas, voz quem sois?”.
Ora quem não conhece a Jesus, o mundo espiritual nem sabe quem é ou quem foi, e o demônio saltou sobre eles, feri-os e rasgou suas roupas, quem conhece a Jesus é conhecido e respeitado. Eles não eram e nem foram.
E)Por que confessar a pessoa amada é a regra em todo o bom relacionamento amoroso.João 3.16 I João 4.19.
Se você ama a Jesus, todos precisam saber.
F)Por que todo o que quer viver o evangelho deseja isso.Com Tanta vontade, que mesmo se Jesus o pedisse para não fazê-lo, ele não o ouviria.Mateus 9.27-31/ Marcos 1.40-45/Marcos 7.31-37.Estes textos quem apenas citei a referencia, são textos que fazem alusão ao que terminei de falar, ali mostra fatos narrados pelos evangelistas, nos quais Jesus havia curado algumas, pessoas e logo os advertia que a ninguém disse-se que ele os havia curado.Porém quando elas saiam da presença do mestre, logo iam a espalhar a notícia, de que haviam sido cegos e ele os havia curado, de haviam sido mudos coxos, e leprosos e ele os havia curado limpados e purificados.

Conclusão

Quem quer o viver o evangelho, se a própria palavra significa “boas novas”, boas notícias, seria incoerente se não falasse tais notícias, se não falasse de Jesus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série pecados 9: Palavra torpe

O cetro da impiedade

Desprezando toda a dor