Jesus e a sabedoria

"Porque veio João batista, que não comia pão nem bebia vinho, e dizeis: Tem demônio. Veio o Filho do Homem, que come pão e bebe e dizeis: Eis ai um comilão e bebedor de vinho, amigo dos publicanos  e dos pecadores. Mas a sabedoria é justificada por todos os seus filhos(Mas a sabedoria é comprovada por todos os seus discípulos/Mas, aqueles que aceitam a sabedoria de Deus, mostram que ela é verdadeira). Lucas 7.33-35(Textos entre parenteses das versões NVI e NTLH)
Sinceramente tenho muito o que aprender com Jesus. Antes de entrar no assunto, alguém aqui de BH, já passou e certamente viu um pregador abrindo o verbo na praça sete, ou outra localidade onde fluem muitas pessoas, de certo você também já notou que ninguém parava para ouvi-lo, a não ser um distante grupo de escarnecedores, e aqueles ficam na praça mesmo, jogando damas e outros jogos de tabuleiros o dia todo. Porém quando alguém aparece fazendo mágica, adivinhações e ou mesmo mostrando alguma coisa exótica é até mesmo difícil, ver quem esta fazendo pois se amontoam muitas pessoas interessadas. De certo é possível que você como crente(assim como eu) já até mesmo criticou o pobre do irmãozinho que prega como desnorteado na praça, e passou de largo por ele, achando que ele deveria calar, pois estava causando escanda-lo ao evangelho e levando os incrédulos a blasfemarem do nome de Jesus(Olha eu tenho inveja de irmãos assim e queria que esta loucura santa deles me contaminasse também, pois ai eu estaria com meu gozo completo em Deus).Eu digo que quem leva escândalo ao evangelho, não são eles e sim todo o crente que se omite perante o evangelho, mesmo que a gente não de importância, mas, muitas vidas foram tocadas e transformadas pelas mensagens dos pregadores sem rosto e sem fama das ruas de nosso Brasil.
Aqui no texto base desta reflexão, Jesus faz um levantamento sobre as opiniões equivocada das pessoas a seu respeito e a respeito de João Batista, mesmo João que era um homem tão reservado, as pessoas o demonizarão. Mas, Jesus no fundo sabia que as pessoas não poderiam entendê-lo, nem mesmo os seus propósitos eternos, porém ele falou algo, para concluir a sua analise, que merece a sua e a minha atenção, ele disse: A sabedoria é justificada por todos os seus filhos. Aqui há uma coisa que faz um ampla distinção entre o evangelho genuíno, e o evangelho raquítico dos dias atuais. Jesus sabia que as pessoas o desclassificavam, assim como faz com os crentes sinceros e ortodoxos dos dias de hoje, tachando-os de fundamentalistas, radicais, xiitas gospeis, e outras coisas. Quando as pessoas diziam Jesus é um comilão(usavam até uma palavra suave, pois em seus interiores queriam na verdade era o chamar de glutão) um beberão(em outras palavras um ébrio, bêbado), amigo de pecadores e cobradores de impostos. Queriam de todos os jeitos o atingir, fazer com que suas palavras que fluíam por entre os judeus como rios de vida, fossem desmerecidas e esquecidas por que eram palavras de um louco,ébrio como muitos que perambulavam pelas redondezas da Judeia. Mesmo João Batista, com seus discursos inflamados pelo fogo do Espírito Santo, o qual transformou muitas vidas em seu breve tempo em que expôs a palavra, procuraram os mesmos desacreditar, porque sabiam que atingindo o precursor de Jesus, estariam sustentando a blasfêmia de que Jesus expulsava demônios pelo nome de Satanás. Foi ai que o peso da palavra de Jesus caiu esmagando a infâmia de seus opositores, ele  expressou que aqueles que dele aprendiam, e que por ele eram transformados, podiam testemunhar em seu favor.
Mas, a resposta de Jesus não remetia apenas ao testemunho pessoal de seus discípulos bem como aos de João batista. Quando ele disse que  a sabedoria era justificada, ele falava também no campo da  moral que a sabedoria se mostrava realmente ser sabedoria pelos resultados positivos e proveitosos que ela trazia aos seus possuidores. Palavras de sabedoria, ou os conselhos de Jesus, poderiam até mesmo ser desclassificados pelos que estavam de fora e os observam, apenas como a um amontoado de palavras tolas(como alguém já me disse certa vez,"são escritos de velhos gagas"), mas, aqueles que os seguiam,que os guardavam colhiam frutos maravilhosamente espantosos aos olhos dos incrédulos. O Bom conselho da palavra de Deus jamais deve ser desprezado, pois o mesmo produz na vida daquele que os observam e os guardam frutos de alegria e paz. A sabedoria não é algo que aos olhos possa se dizer; "que coisa boa e agradável; nossa, mas, que palavras sábias e boas de se ouvir; por certo se eu seguir este conselho me darei bem"; não muito pelo contrário você certamente dirá consigo; "como pode ser isso, mas, que palavras intragáveis, você deve estar louco, de certo vou me ferrar se eu seguir por este caminho", porém o resultado da sabedoria é que mostra o quanto ela é boa e proveitosa aos que a observam.
Para terminar, lembro do episódio de quando Roboão filho de Salomão subiu ao trono, pois antes de Roboão governar, Salomão havia empreendido muitas construções, cobrado muitos impostos e com isso veio a sufocar e sobrecarregar ao próprio povo de Israel. E quando Roboão começou a reinar, os israelitas pediram a ele que aliviasse as cargas que Salomão havia imposto a eles, e se ele assim o fizesse, de certo eles também o seguiriam com a mesma disposição que fizeram para com Salomão. Pedindo conselho aos anciões que haviam estado na companhia de Salomão eles o aconselharam a ouvir o povo, pois se ele os servisse por um pouco, eles o serviriam para sempre, mas, ao invés de ouvi-los foi aos seus colegas de infância, que para o ferrar deu-lhe o conselho que fizesse pior do que seu pai, e ele escutou aos jovens e desprezou o conselho dos anciões e quem já leu isso em 1 Reis 12.1 ao 24, viu o resultado quase que Roboão perdia também o seu trono, pois apenas Judá e Benjamim seguiram. O bom conselho não vem acompanhado de um marketing ao seu favor, mas, sempre o encontra nas linhas velhas e amareladas da Bíblia que usa a irmã Maria do circulo de oração( aquela que muitos chamam de fundamentalista, acham até mesmo ser ela um incauta e desprovida de sabedoria), ou mesmo na sua se você realmente o deseja, pois o princípio da sabedoria é o temor a Deus(Provérbios 9.10)
Deus voz abençoe!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série pecados 9: Palavra torpe

O cetro da impiedade

Desprezando toda a dor