TRADUTOR

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Palavra importante 17: Coragem

"Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar". Josué 1.9

Nunca houve uma época em que esta palavra não foi importante para o individuo cristão. Desde o primeiro século, desde a reforma, desde a era das trevas na idade média, até mesmo hoje. E creio que se fará cada vez mais será importante, pois devido o crescimento de escândalos e da oposição ao cristianismo devido crescimento da oposição ateísta, e de outras naturezas e fontes.É claro que ser cristão sempre precisou de coragem, e é claro que em países de origem hindu e muçulmana coragem precisa estar associada a perseverança, pois a perseguição não toma folego.O fato é que o evangelho não faz concessões, pois se nem o próprio Cristo, nosso Senhor e mestre abriu concessões de forma que morreu pela causa de Deus, como poderia eu o menor e mais imperfeito dos servos abrir mão do Cristianismo, de sua verdade santa que é nos trazida pelo evangelho.
É por falta de coragem , que alguns lideres tem cedido aos apelos do mundanismo, que jaz não mais na porta da igreja como antes, mas, em seus púlpitos, formulando as suas teologias, semeando os seus valores e instituindo os seus princípios, que como já falei em outras postagens quando o mundo institui os seus princípios primeiro ele destrói os antigos princípios. A celebre ideia deles se resume em: "Esqueçam tudo o que vocês aprenderam até aqui, pois estava tudo errado".
Mas, porque essa palavra é tão importante para o cristianismo? Pois coragem é a postura que Deus procura em seus seguidores para desbravar o mundo em nome do evangelho. Por hoje as pessoas ditas cristãs não se posicionam corajosamente, que sedem a boa mensagem do evangelho para uma mensagem ecumênica. Ora pois, o evangelho é universal, mas, não é ecumênico, ele é para o mundo ouvir e crer, mas, não se adéqua ao mundo e sim a pessoa que se converte a ele é que precisa se adequar ao mesmo.A coragem também é a postura que se torna necessária na igreja atual para como diz, o versículo," depois de feito tudo permanecer firme."(Efésios 6.13)Não tem como defendermos e mantermos a pureza de nossa doutrina, se não formos corajosos. Pois o mundo não sera bonzinho diante do evangelho, porque sendo luz o evangelho denuncia o estilo mal fazendo com que os mesmo venham a aborrece-los( João 3.19-21).E se o mundo aborrece o evangelho ele logo se posiciona de forma hostil a toda a mensagem por ele propagada.
O saudoso pastor Anselmo Silvestre sempre exortou seus liderados a permanecerem firmes e não abrir mão da sã doutrina, ele até mesmo classificava os pastores que não estava dispostos a pregar a palavra, e serem firmes diante dela, como pastores "calça-frouxas". Gostaria para resumir deixar 3 observações apenas do porque coragem é uma palavra importante e essencial para o cristianismo na atualidade, embora já tenha dito e muito ai em cima.
*Primeira, a palavra coragem é importante porque ela é a postura necessária para manter a integridade das doutrinas base do evangelho.
*Segundo, como já disse coragem é a postura necessária para a propagação do evangelho. Quando Jesus dizia aos discípulos a respeito da missão dos mesmos diante do mundo ele declarou a seguinte verdade:"Eis que eu voz envio como ovelhas em meio aos lobos"( Mateus 10.16-20).Neste mesmo testo fica-nos subtendido que a coragem do cristão nem sempre é uma postura para os preparados, mas, é uma postura que nos deixa preparados se a mesma esta aliada a nossa fé em Jesus, e nossas decisões são guiadas pelo Espírito Santo.Digo, isso pois, para que coragem dê certo para o cristão e ele não quebre a cara, ele precisa estar de acordo com a vontade de Deus, não adianta dar uma de valente, se estas sempre a se render ao pecado. Jesus disse a respeito disso, que  aquele que é vencido pelo pecado se torna servo do mesmo(João 8.34).
*Terceiro, é necessário para não negar ao evangelho.

Termino esta reflexão com o texto, que diz: "A nossa luta não é contra a carne e sangue"(Efésios 6.12), o evangélico original e real é um verdadeiro guerreiro, mas, somos diferentes de ativistas de ideologias e  movimentos seculares. Porque eles lutam para se imporem em nossa sociedade, nós apenas divulgamos o evangelho e permanecemos firmes diante de sua verdade, e para isso eles fazem guerra contra nós para não nos permitir. Não procuramos limitar a liberdade alheia e é isso que eles fazem, nossa luta não é contra a carne, e acredite a deles são.Por essas e outras, pois o mundo não é pacifico, somos ovelhas  eles são lobos. Pareço radical em meu argumento, qualquer pessoa lendo essas declarações pode ter esta impressão, pareço estar vendo conspiração aonde não há, mas, a nossa luta como diz a conclusão do versículo é contra as potestades espirituais, logo mesmo que as pessoas do mundo não se enxergue assim como as descrevo, ou mesmo com a palavra de Deus as descreve, todavia é assim que na prática elas são, mesmo que possam dizer o contrario, pois é pelo fruto que se conhece a arvores.

Que Deus nos dê coragem diante deste grande mar, que é o mundo, pois o nosso barquinho não pode ser naufragado, e não será pois é Jesus Cristo quem está em sua direção.

Nenhum comentário:

Leia mais...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...