TRADUTOR

sábado, 6 de maio de 2017

Bom ou mal. Parte IV(porque o homem é mal).


7.  Porque o homem é mal?

Nem todo o homem é mal. Mas, olhando do ponto de vista do pecado o homem é mal, por causa de suas escolhas egoístas, e da conseqüência destrutiva e devastadora que se dá ao percorrer este caminho pecaminoso. O pecado não é apenas uma transgressão, mas, é a escolha pelo mal real e absoluto, não é verdade que o homem faça escolhas más por serem más, mas, ele faz escolhas egoístas que de imediato lhe agrada, satisfaz as suas inclinações, e só por isso elas são más. E porque só por isso?
Primeiro porque da mesma forma como isso não, é escolhido por ser mal, também ele não faz escolhas pensando na moralidade delas, se são realmente boas.
 Segundo porque o bom deles é bom no sentido apenas de ser agradável, e não porque resultará em benefícios reais.
Terceiro além de suas escolhas não serem feitas com uma avaliação moral, de serem feitas apenas levando em consideração se agrada ou não a carne, também sua essência não pode ser boa sempre que o homem desprezar a Deus e ou em suas condutas ignorar, menosprezar os seus conselhos e preceitos santos.
Quando digo que o homem é mal, digo duma forma panorâmica, levando em consideração o histórico de escolhas egoístas que tem trazido a ruína e o mal, escolhas feitas pela humanidade. Agora avaliando o homem pessoalmente, ele pode ser bom ou mal dependerá do seu caminho e não de uma escolha isolada. Agora mesmo que o homem seja bom, integro e justo, diante da bondade de Deus, ele torna-se como mal e a sua bondade maldade. Pois Deus é infinitamente bom, nossa bondade sempre ficará em débito diante d'Ele, e o mais justo dos homens se considera o mais pecador dos mesmos.

8. Pode Deus ser mal?

De Deus não vem nenhum mal, suas escolhas são sabias, e tão ricas que até mesmo se Ele vier a escolher algo que pareça-nos ruim, todavia sua escolha esta sendo o melhor dos bens a Ele possível. Não estou dizendo que se Ele escolhe um mal, ele se torna em bem. Estou dizendo que em sua onisciência Ele vê além das aparências(dos olhos, dos sentimentos), o que escolhe não é um bem que se mostra como bem(por que o bem real é como Deus, não tem necessidade de aparecer), ele é o bem real, o verdadeiro mesmo que não apareça.
Por causa deste detalhe da aparência que sitei, é que muitos em sua compreensão limitada o acham ser mal. Muitos tropeçam nesta pedra, mas, o Senhor por ser bom e por compreender a nossa situação diante d'Ele, nos da o benefício da sua misericórdia.
Olhando por este ângulo, aos olhos limitados humanos, Deus pode parecer ser mal em muitas de suas escolhas, parece até que Ele é o limitado. Mas, acontece é que "assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos. "(Isaías 55.9). Então Ele é o Senhor, e sabe muito além de nós, e suas escolhas são mais  excelentes do que as nossas. E se são mais excelentes, o bem que Ele escolhe fazer, a bondade que d'Ele vem, esta bondade, este bem é o bem real, verdadeiro e absoluto.

9. Pode o homem ser bom?

A pergunta é se ele sendo mal, ele tem a capacidade de passar a ser bom. Ou se existe homem bom, já que o mundo é tão mal, cheio de toda a sorte de mal corruptor (que seduz e atrás o homem para a prática do mal). Penso que sim, já que é uma escolha nossa. Agora as nossas influências podem e interferem nestas escolhas, pessoas boas são cercadas de boas influências. Isso não quer dizer que também não sejam cercadas de más influências, mas, só influe em você se você permitir. Mesmo um mensagem subliminar só influenciara em sua vida se você já concordar com ela em seu coração. Isso é verdade para todos os agentes influenciadores, sejam eles para o mal(o mundo, a carne e o diabo, e seus agentes secundários) ou para o bem( Deus a igreja e você se permitir Deus influenciar a sua vida).
O homem pode ser bom e isso dependerá muito mais dele do que de qualquer influência, mas, suas influências contaram e muito no sucesso desta caminhada, porque ser bom não é uma escolha de um dia e de uma vida. Por isso muitos fracassam, não há como as trevas e a luz coexistirem juntas, assim não há como o homem conseguir ser verdadeiramente bom se ele se cercar de influências más. Outra dificuldade que o homem tem de ser bom, é o mal interior, isso é em linguagem bíblica a carne. Pois a carne sempre vai tentar ser a determinadora de nossas escolhas. Mas para combater o mal interior, para quem crer e segue a Jesus, a presença do Espírito Santo se torna nele um bem interior que se ele permitir será o seu mentor e principal influente para determinar as suas escolhas para o bem.
"Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem, de vive acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz; a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo. "(Romanos 8.5-7).

10. Existe mesmo alguma bondade na humanidade?

Aqui a pergunta vem de forma global, não um homem em isolado. Todo o bem vem de Deus, muito do que o homem diz que é bem é apenas uma modalidade bonita de mal, os caminhos justos e louváveis da humanidade ainda são cheios de inveja, ódio, cobiça, orgulho, egoismo, mentira. Mesmo que não tenham homicídios ou traumas físicos e mentais. Não consigo conceber a verdade num caminho de maldade.  O homem pode fazer coisas boas aos seus próximos como disse Jesus, ainda sim ele será mal(Mateus 7.11).
Mas haverá um tempo na Bíblia escrito esta ( Mateus 25.31- 46/Apocalip 21.4), em que toda a maldade da humanidade será julgada, e a parte da humanidade composta pelos remidos, dela sim, poderá se dizer que não haverá nenhuma mancha de mal.
Se fosse uma pessoa em individual, poderia ser, se a pergunta fosse: "Existe mesmo pessoas boas na humanidade?" A resposta poderia ser sim. Mas a humanidade como um todo esta mergulhada na maldade, mesmo fazendo um observação mais superficial e simplista, diria que sim, há algum bem na humanidade porque há pessoas boas e estas pessoas boas são a fonte deste bem. Agora sendo mais apurado, não existe bem na humanidade, no que se refere as obras dos homens, porque quando eu falo de humanidade não estou me referindo a uma pessoa, ou a um grupo de pessoas, e sim ao coletivo. Para ser mais claro, pra mim responder que há algum bem na humanidade, teria que dizer que há bem em todas elas. Olhando assim poderia se dizer que não há então mal na humanidade, porque para isto haveria igualmente de haver mal em todas as pessoas. Mas, digo que mesmo a bondade humana daqueles que são realmente bons, diante da bondade de Deus é má e miserável. Mas prosseguindo nesta mesma linha de pensamento, mesmo concluindo que no tocante as obras dos homens não há bem na humanidade, concluo também que na humanidade, mas, não no que se refere as obras dos homens, mas, sim no que se refere as obras de Deus na humanidade, na vida dos homens. E a própria vida é um bem que Deus deu ao homem no princípio e que mesmo corrompido pela pecado( corrupção esta que é a interrupção da mesma), ainda permanece.
A humanidade é originalmente boa, porque é obra das mãos de Deus, e futuramente voltara ao seu esta original. Todo ser humano nasce bom e se corrompe pela sedução do pecado.

Continua...

Nenhum comentário:

Leia mais...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...