Como voltar a Jesus? Como voltar ao caminho?

II. Como voltar ao caminho?
Ou seja com tantas correntes destas me impedindo de voltar, como posso voltar ao caminho?
Gostaria de refletir sobre algumas atitudes, posturas que quem está fora do caminho, precisa ter para retornar.
Sabemos que o retorno não é tão fácil, existem várias complicações, que travam os passos dos desviados quando eles querem retornar ao caminho, por isso uma vontade sincera é a postura principal que a pessoa precisa ter. Vamos listar algumas aqui, e após meditar em cada uma destas posturas.
A pessoa precisa, querer(vontade sincera), confiança, tomar a iniciativa, abandonar a sua justificativa, seu orgulho, seu egoísmo e perseverar.

1°. Querer( vontade sincera).
Deus conhece os corações,  o Espírito Santo sabe quem realmente está disposto a voltar para Jesus. Por isso a sinceridade de vontade é a principal postura que uma pessoa que realmente deseja voltar ao caminho precisa ter. Seja sincero consigo mesmo, num faças nada por impulso, pois se fores sincero Deus fará prósperar a sua decisão.

2°. Confiança.
 Não importa a sua situação perante Deus, Ele já conhece. Por isso não pense que não conseguiras, não preocupes com as recaídas que possa ter nos vícios, prossiga confiante.
Romanos 14:4 - "Quem é você para julgar o servo alheio? É para o seu senhor que ele está de pé ou cai. E ficará de pé, pois o Senhor é capaz de o sustentar." Logo conforme o texto de Romanos, Deus é quem firma os passos daquele que n'Ele confia, é Deus quem nos sustenta em sua presença. Sei que as recaídas tendem a nos desanimar de prosseguir e por isso muitos não proceguem, mas, confia em Deus, entrega o teu caminho ao Senhor, e o mais Ele tufo fará.
"Salmos 37:5 - Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá:"

3°. Tomar a iniciativa.
Se você quer realmente ( se és sincero em querer retornar), e se nesta sinceridade de vontade estas confiantes em Deus, então tome a iniciativa de voltar, não fique apenas no projeto.
De certo, os dois passos acima só se mostraram verdadeiros se ouver este terceiro passo. Sua fé, e sua sinceridade de vontade, só serão reais e não história pra boi dormir, se elas vierem a se exteriorizar nesta ação que represente a sua real volta a Jesus.

4°. Abandonar a sua justificativa.
Você precisa crer, querer,  tomar uma atitude exteriorizando a sua fé e vontade sincera em voltar ao santo caminho, mas, nesta atitude, nesta iniciativa, você precisa incluir algo muito importante, que é abandonar as suas justificativas. Isso é tão importante que se for deixado de fora, pode impedir o seu retorno, penso que primeiro, você precisa deixar de ser orgulhoso, depois você precisa deixar tudo aquilo que tens como desculpas, como justificativas, como porquê não retornas. Precisas renunciar a sua razão,  deixar de se colocar como vítima, e simplesmente laçar todas as suas ansiedades sobre o Senhor, e confiar inteiramente que a sua salvação é mais importante, que seus caprichos, que seu orgulho ferido, que seu brilho, que sua vergonha. É mais importante você assegurar a vida eterna em Cristo Jesus, do que qualquer outra coisa.
Não podes dar mais importância ao que as pessoas fizeram com você, do que o que Jesus pode, quer e fará, se você se entregar de uma vez a Ele.

5°. Abandonar o seu orgulho.
O orgulho, assim como as justificativas e o egoísmo, são as três coisas contra as quais o desviado precisa tomar iniciativa, no momento em que toma a iniciativa de voltar para Jesus.
Ele o orgulho impede você de abandonar as suas justificativas, pois ele supervaloriza elas e as glorifica, põe as assima de Jesus, acima da sua própria salvação. Ele(orgulho) se agarra as justificativas como uma bandeira, de sua causa, de sua razão de ser. Somente o homem quebrantando e humilhado, terá disposição para deixar as suas justificativas e se submeter sem resistências a obra redentora, e restauradora de Jesus através da pessoa do Espírito Santo de Deus.
Para complementar está minha fala sobre orgulho, deixo um trecho do sermão "O que é a fé? ",de Charles Spurgeon: "... submeta-se  a  Deus!  Que  o  Espírito  de  Deus remova  sua  inimizade  e  que  ceda.  É  rebelde,  rebelde  orgulhoso,  e essa  é  a  razão  pela  qual  não  crê  em  seu  Deus.  Abandone  a  rebeldia, deite  as  armas,  renda  seus  critérios,  renda-se  a  Seu  Rei.  Eu  creio  que jamais  uma alma levantou  os  braços  em  sinal  de  desespero e clamou: “Senhor,  submeto-me,”  sem  que  a  fé  se  tornasse  algo  fácil  para  isso em  breve.  É  devido  ao  fato  de  que  você  tem  discutido  com  Deus,  e pretende  que  seja  feita  sua  própria  vontade  e  que  as  coisas  sejam feitas  da  sua  maneira,  que  você  não  crê.  Cristo  diz:  “Como  poderiam vocês  crer,  pois  recebeis  glória  um  dos  outros?”  -  o  arrogante  gera descrença.  Submeta-se,  oh  homem.  Ceda  ao  teu  Deus  e  então  crerá tranquilamente  em  seu  Salvador. "

6°. Abandonar o seu egoísmo(coração egoísta)

Por fim ele deve abandonar o seu egoísmo. Se o orgulho se apega as justificativas, o egoísmo se apega ao mundo. É a pessoa que tem o seu coração naquilo que tem aqui na terra nos seus bens, posses, nos prazeres etc... É um coração cheio de espinhos. Este é aquele que não quer deixar pai, mãe, família, bens e ou algo mais, por amor a Jesus, por isso enquanto ele cultivar este apego ele não será digno de Jesus, e não conseguira voltar ao caminho, mesmo que queira.
 "Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim; e quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim. (Mateus 10.37,38)
É egoísmo porque o amor ao mundo é o amor a tudo aquilo que o ego quer e procura. A concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida (  1 João 2.16), isso é a satisfação da carne. E o que é egoísmo, a não ser o amor exagerado a sí próprio, amar a sí acima de todos, acima do próximo? Não fazem como o mandamento, que diz para amar o próximo como a si mesmo e a Deus acima de todas as coisas. Antes amam a si primeiro, depois as coisas que lhes agradam.
Logo é necessário também deixar o egoísmo, pois ele nunca deixará você ter um tesouro no céu. É necessário deixar o egoísmo porque um coração egoísta ama e busca tudo o que se opõem a vontade de Deus, o coração egoísta ama o pecado, pois todo o pecado são formas diferentes de egoísmo.
Se você procurar voltar para Jesus, mas, querer manter o seu coração egoísta, esta atitude vai sufocar a palavra de Deus em seu coração, vai impedir o Espírito Santo entristecendo-o, pois é um outro deus, um outro Senhor com vontades totalmente opostas a Deus. Então ao invés de se reconciliar com Deus, continuaras em rebeldia.
Mateus 6:24 - "Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro".

7°. Perseverar.
Note que são quatro coisas que precisas fazer( querer, confiar, tomar a iniciativa e perseverar) e três coisas que você precisa abandonar ( o orgulho, as justificativas e o coração egoísta). E aí você pergunta, dará certo? Ora se você confiar em Jesus, não vai precisar se preocupar, se dará ou não certo. Só precisará seguir a última coisa que precisas fazer, que é perseverar, pois quanto ao mais, é com Jesus. Veja o que a Bíblia diz sobre a sua permanência:
... "É para o seu Senhor que ele está de pé ou cai. E ficará de pé, pois o Senhor é capaz de o sustentar." Romanos 14.4
 "Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha." Mateus 7:24,25
Você será sempre tentado, a voz de seu inimigo estará sempre a te coagir para que pares, estarás sempre em risco de quedas, mas, nunca pares de seguir a Jesus. Se eras um viciado seja o vício qualquer, se estavas acostumado a um estilo de vida, a um estilo de práticas, sempre estarás em risco de queda, mas, se não abandonares a tua fé, se não desistires de Jesus, Ele não desistirá de você, quando caires levante-se e prossigas, o importante é permaneceres firme conforme nos diz o texto de citado de Romanos.
 Logo o que te garante que você permanecerá na presença de Deus firme, que não se desviará é você guardar a palavra de Jesus e a sua fé n'Ele. O alvo de Satanás sempre será sua fé e a palavra de Deus em seu coração, se você mantiver isto mesmo que vacilante, Jesus procurará firmar e fortificar os seus passos. Mas, a partir da hora que você abandonar a sua palavra, não terás mais a rocha descrita na parábola para firmar a sua casa, então na primeira enxorrada a sua fé caíra. Muitos caem e não se levantam porque não possuem a Palavra de Deus, para se firmar, até possuem fé, mas, a fé sem base é como a casa construída sobre a areia. Por isso é importante guardar a Palavra de Deus no coração e manter a sua fé em Jesus conforme a palavra, assim terás base para se firmar espiritualmente.

"Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha.
 Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia.Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda". Mateus 7:24 a 27

Comentários

Essencial ficar nos caminhos do Senhor. Ainda bem que ELE em sua divina misericórdia nos da meios de voltar ao seu rebanho desde que realmente o aceitemos e tenhamos iniciativa e determinação para merecer tal graça.

Postagens mais visitadas deste blog

Série pecados 9: Palavra torpe

O cetro da impiedade

Desprezando toda a dor