TRADUTOR

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

O que impede um desviado de voltar a Jesus? Parte 2





8. Olhar crítico e sensor.
Quero dizer de pessoas que não são misericordiosas, que fazem um julgamento muito duro e ou legalista, muito exigente, a respeito das coisas certas. É aquele tal do " tudo ou nada ", e nessa mentalidade extremista, ele faz um caminho mais estreito que o caminho de Jesus, de forma que nem ele consegue trilhar. São os desviados que não estão congregando, e quando olha para os irmãos que estão congregando só vê defeito.
Claro, sei que alguns mesmo não estando fora da congregação já começam a nutrir tal espírito de crítica e censura aos santos, tal é a mentalidade maligna, que isso acaba por ser a causa de seu desvio completo.
Vê defeito nos pastores, nas denominações, nos crentes. Vê uma igreja como muito exigente, outra como muito relapsa, vê defeito em tudo. Este perfeccionismo a luz das idéias humanas equivocadas é a pedra de tropesso para muitos que estão distanciados do caminho do Senhor, bem como uma das causas de seu distanciamento.
Quando dizia que são pessoas sem misericórdia, é porque ainda não entenderam, que Jesus quer misericórdia e não sacrifício. E por pensarem assim, são tomados por uma vergonha orgulhosa, devido as suas críticas sensoras,  de se verem ou de serem vistos voltando a este caminho, que todos sabem que eles falaram é falam tanto mal deles. E por terem está mentalidade, quando estão fora do caminho do Senhor, não conseguem com seus corações enxergarem uma porta por onde possam voltar. Porque com suas críticas ao caminho não vêem uma igreja, uma denominação, um ministério a altura das mesmas. Porque fecharam o caminho após sí, e não conseguem voltar.
Mateus 12:7 - Se vocês soubessem o que significam estas palavras: ‘Desejo misericórdia, não sacrifícios’, não teriam condenado inocentes.
Tiago 2:13 - porque será exercido juízo sem misericórdia sobre quem não foi misericordioso. A misericórdia triunfa sobre o juízo!
É claro há várias pessoas assim, à aqueles que acham que a igreja deveria ser mais rígida. Há aqueles que acham que a igreja é rígida de mais, que impõe muitas regras, que escravizam o homem," doutrina de homens" dizem. Há aqueles que se tornaram ferrenhos críticos do cristianismo, só porque este não aprova o seu estilo de vida, e outros acham que o cristianismo se desviou do caminho, que não falam e não pregam genuinamente Jesus. Em fim, muito do que eles pensam, parte de Satanás, que falando segundo os seus corações fortifica seus egos, seus corações orgulhosos contra a igreja, contra a Bíblia, contra Jesus, e ao mesmo tempo os ilude dizendo que não, dizendo que não é contra Jesus.
Não posso dar razão aos mesmos quando falam da igreja, a Igreja é feita de homens ( por isso é limitada e falha como os mesmos), mas, para se chegar a Deus, o caminho que leva para o céu, o qual é Jesus, passa por ela. É a igreja a responsável por ensinar e fazer discípulos, é nela que se estabelece a comunhão ( não se pode ter comunhão fora de uma comunidade cristã). A igreja como instituição não surgiu com Constantino, mas, surgiu já com Jesus Cristo, quando ele organizou um grupo de 70 discípulos e depois um grupo de 12 Apóstolos(  Lucas 10.1/Mateus 10.1,2), e com o Pentecoste vemos em Atos, o crescimento e a organização da mesma, com diáconos e presbíteros, e várias congregações locais(  Atos 6.1 a 7/ Atos 14.23   ).

9. Atitude de escárnio.
Quantas pessoas que ao se afastarem duma determinada denominação, e com o se afastar dela também se afastando do caminho(pois há aqueles que apenas trocam de denominações), se entregam a uma vida de total oposição e aversão ao que vivia e pregava. Além de passar a olhar os antigos irmãos com olhar, crítico, sensor e de desaprovação, também se entrega a atitudes de escárnio do caminho. Gostam de postar e compartilhar piadas que deprecião o Santo caminho(que não é tido por eles como Santo).
A própria atitude maligna de escárnio cria em suas mentes, uma visão de ridículo em relação a igreja, passam a vê-la como algo ridículo. Como um ambiente de pessoas cegas, burras com viseiras religiosas, ingênuas, incoerentes, sem estilo, hipócritas, isso até lhes gera um sentimento que as impede de ficar no culto se vierem a ir, ou mesmo de ir a um culto quando convidado.
Não dou razão as suas críticas, pois elas se baseiam em homens, e se sustenta na falibilidade humana. Ele ignora a Santa Palavra de Deus, é ela quem sustenta e válida, não o pecado e a corrupção de líderes fraudulentos, mas, válida a existência da igreja e sua organização em congregações locais (  Atos 11.22,26/13.1/14.23/ 15.41/ 16.5/  ). Por isso não dou razão a eles em suas críticas, pois elas se constituem numa barreira entre eles e Jesus.


10. Mentalidade carnal.
As palavras desânimo, indiferença, falta de vontade, revolta, indisposição, passividade, divagação, dizem de uma mentalidade entregue a cadeias espirituais que a governam através da carne, ou de seus sentimentos.
Uma mentalidade carnal, pois está rendida a todo o dardo de Satanás a sua carne, aos seus sentimentos. Mentalidade pois a sua forma de pensar é construída e regida ou guiada, pelos seus sentimentos de forma cega ou seja, pela sua carne.
Essa pessoa às vezes manifesta o desejo de ir a igreja, mas, quando põe o pé na porta de casa para sair, vem o desânimo, ou passa mal subitamente, ou lembra de algo que lhe desagradou na igreja e isso gera lhe uma indisposição ou revolta. Ou mesmo Satanás a lembra de suas limitações e incapacidades, geradas por vícios, faz ela pensar nas possíveis recaídas e com isso consegue voltá-las para traz de seu propósito.

11. Tropesso.
Ainda dentro da ideia de mentalidade carnal e também da ideia de embaraço, o inimigo de sua alma sabendo de possíveis desejos que ele tem de voltar ao caminho, começa a lhe lançar tropessos. O tropesso pode ser ou estar numa situação, ou estar numa inclinação ou ambos os dois.

*Pode ser ou estar numa situação.
Poderá nos envolver numa situação que pela nossa natureza, não haveremos de recusar.
Se você se arrumar para ir ao culto aparecerá alguém muito presado, ou que você não vê a anos, ou amigo muito chegado, ou o telefone vai tocar e aquela pessoa que você não vai querer deixar de ouvir, vai ficar pendurada nele até passar do horário, quando terminar se você ainda achar que tem um tempinho e resolver sair, ele jogará outro tropesso.Pode ser aquele jogo de futebol tão esperado justamente no dia e no horário do culto ou outra coisa.
Te envolver numa situação que impessa de te erguer, ou se vires que estás te erguendo não deixares que chegue a ficar de pé totalmente. Esta é a obra de nosso adversário, e ele consegue porque você lhe dá ouvidos.

*Pode estar numa inclinação.
 Ele colocará algo assim diante de nós, algo que será segundo o nosso coração, uma oferta que sabe que teremos facilidade para dizer sim a mesma.Algo que estejamos inclinados a Ele.
Um viciado, ele ao perceber seus movimentos para se erguer virá com o prato cheio das melhores oportunidades para satisfação do seu vício de forma que você se prenda de mente e coração não querendo se erguer, ou mesmo querendo não tendo como se erguer. Ele sabedor de sua fraqueza carnal, vira até você com aquela proposta do inferno, da qual você vai se arrepender depois, mas, como a carne quer, você aceita a proposta, e tem na mente esfriado o propósito de voltar a buscar ao seu Senhor Jesus. A palavra é sufocada pelos desejos, pelas cobiças.

* Pode ser ou estar numa situação e ao mesmo tempo estar numa inclinação.
Jamais colocará a sua frente algo que ele saiba que você vai resistir, mas, como o inimigo sabe sobre nossas inclinações do coração,bem como vasculha as nossas preocupações e afeições e ambições cotidianas. Logo não só te procurará manter longe de Jesus, com tropessos nas suas inclinações, mas, também te envolvendo com os mesmos em situações. Não só te pora tropeços mas, os tornara em embaraços.
 E assim de tropesso em tropesso ele vai te segurando em casa, enquanto ele te segura em casa, ele vai te enrrolando num pecado do qual você tenha dificuldades depois para sair. Ou vai colocando através de seus emissários, pedras de resistência e concessões no coração, para que você perca o desejo de querer voltar. Ou faz crescer espinhos para que com os mesmo todo o resto da palavra que há em Ti seja sufocado, e com isso não tenhas mais, tempo nem fôlego para pensar na sua vida espiritual e desejar a Cristo de novo.
Acontece também da pessoa até conseguir levantar as suas mãos, mas, fica desanimada de caminhar e para, devido as recaídas, e a voz do maligno soprando pensamentos depressivos, e ou desanimadores dizendo, "que ele não conseguira se ver livre do mal". Ou pensamentos revoltantes contra o caminho, tendo talvez como foco a instituição pela qual você procurou se reconciliar com sua fé em Jesus.

12. Dando crédito a voz de Satanás.
Muito do que impede uma pessoa de voltar ao caminho do Senhor, é que ela está dando ouvidos, ou crédito a voz da serpente. A voz de Satanás é sempre segundo o nosso coração, os nossos pensamentos e sentimentos, e sempre é desfazendo da palavra de Deus.Ou seja ele fala conforme aquilo que o nosso coração está inclinado e fala desfazendo daquilo que a palavra de Deus nos está orientando.
Então quando alguém sai do caminho que é  Jesus, a voz da serpente já começa a o iludir. Por meio de argumentos lógicos, ele o faz algumas vezes a achar que ainda está no caminho, ou que agora é que achou o caminho certo. Quando não é assim, é por meio de muitas outras mentiras.
Ele não haje só, além dos demônios, ele usa outros que foram enganados para enganar a outros, criando assim um ciclo de mentiras, a Bíblia diz que ele é o enganador das nações (  Apocalipse 20.3,8 e 10). Ele usa seitas, roda de falsos" amigos "( Salmo 1.1),se preciso até mesmo visões. Quem deixa de dar ouvidos a voz de Deus, automaticamente dá ouvidos a voz do maligno.

13. Enganados a cerca do caminho.
Dentro da ideia do que falamos acima, das pessoas dando ouvidos a voz de Satanás. Temos aqueles que não voltam ao caminho, porque estão enganados a cerca do caminho.
Ou acham que não estão desviados,  ou acham que agora é que estão no caminho certo.
Quando acham que não estão é porque não entenderam ainda o que é a vida espiritual, pois na vida espiritual não existe parar, ninguém para, só se para quando já chegamos ao nosso destino, ou o céu ou o inferno. Quando você deixa a verdade, há a resposta de que a verdade é Jesus, mas, a Bíblia também é a verdade(porque  é a sua palavra), logo quando você deixa de crer ou ignora uma pequena verdade contida nas Santas Escrituras. Quando você deixar de congregar de estar em comunhão com os irmãos, quando você deixa de receber a verdade, quando você se sobrecarrega não restando lhe tempo para estar em comunhão e investir na sua vida espiritual, quando você muda seus valores( prioriza o material em detrimento ao espiritual), quando você começa a concordar com os ímpios, você está se desviando, ou pode ser que até que já esteja totalmente desviado.
Outros acham que agora é que estão no caminho, isso acontece com pessoas que deixaram a igreja e começaram a seguir a alguma seita do inferno. Muitas destas seitas até se rotulam igrejas, dizem-se cristãs, mas, são malignas, e acorrentam e enganam os homens.
Onde estas seitas passam deixam pessoas deficientes na fé, que após se libertarem de seus julgos, começam a ter dificuldades em caminhar novamente. Ou porque acham que para voltar tem que ser para estas seitas, pois dizem que só lá andam no caminho verdadeiro. Ou porque tiveram suas visões distorcidas, de forma que não conseguem ver mais que alguém ande verdadeiramente no caminho, ou algo assim. Ou se tornam céticas, ou presas por seus orgulhos se envergonham de ter que admitir que estavam erradas, que haviam sido enganadas, visto que algumas vezes até mesmo apedrejaram irmãos por não seguirem suas pisadas, ou coisa assim.

14. Resistência ao Espírito Santo.
Como já abordei no primeiro tópico, sobre orgulho, venho aqui a frisar novamente, sobre está barreira que impede a reconciliação de alguém que está afastado da congregação e da comunhão dos santos. Está barreira é a resistência ao Espírito Santo.
Duma forma resumida, o que impede uma pessoa de voltar a Jesus, são três como já citei na introdução e argumentos nos tópicos acima, a resistência ao Espírito Santo, a resistência no coração às verdades da Palavra de Deus e dar ouvidos a voz de Satanás. Porque todas as outras barreiras são derivadas destas.
O Espírito Santo, é o principal agente na conversão, santificação e no frutificar de uma vida cristã ativa e real(  João16.8/ 2 Tessalonicenses 2.13), é claro nesta agência vem a correspondência humana, quer aceitando e se submetendo ou resistindo-o.
Quando a pessoa chega a se desviar não é por nenhum motivo externo embora ele possa alegar, ou assim achar, mas, é por resistir as advertências do Espírito Santo, e em contra mão, estar dando ouvidos ao maligno. O Espírito Santo é aquele que nos guia em toda a verdade, é quem glorifica a Jesus, é o nosso Consolador, é o penhor de nossa Salvação, logo se a pessoa se desvia é por o ignorar( João 16.13,14).
Uma coisa é você fraquejar, outra é se distanciar. Não acredito em crentes em casa, em pessoa parada na fé, porque simplesmente não existe, o que existe é alguém que persiste em dar ouvidos a Satanás e a ignorar os apelos do Espírito Santo na sua alma. Quando você fraquejar por algum incidente em sua vida, e logo lhe vem um desânimo de caminhar com Cristo, também o Espírito Santo vem trazendo uma palavra de ânimo, se você não for daqueles que ignora as verdades da Palavra de Deus, Ele as usará como bálsamo nas suas feridas, Ele levantará pessoas para te ajudar, e se perto não houver quem se disponha, haverá sempre outra ferramenta que Ele poderá usar," ... É para o seu senhor que ele está de pé ou cai. E ficará de pé, pois o Senhor é capaz de o sustentar. "( Romanos 14:4)
Logo a não ser que você o resista, não ficará prostrado, nem chegara a se distanciar verdadeiramente, pois naquilo em que seus pés começaram a se desviar, você será restaurado.

15. Amar está vida.
"Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo. "(1 Joao 2:16)
"Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração". (Mateus 6:21 )
Muito do que prende o coração de uma pessoa no mundo é amar está vida, mesmo que não o diga, mas, o vício vem de um coração egoísta, que ama os prazeres e se apega de forma enraizada, empenhada nos mesmos. Isso não pode ser entendido a não ser como " amor" ou apego a satisfação de seu ego, de sua carne.
Logo a pessoa se amarra se apega a grupos de amigos, a empregos com boa renda, e vários outros prazeres colocando nos mesmos o seu coração. E quando ouvem a voz do Espírito Santo, e são convidados a voltar ao caminho, muitas das vezes até manifestam o desejo, choram, mas, não querem perder o tesouro que possuem nesta vida, e por isso não voltam. Outros no caso de viciados ouvem a voz do inimigo a lhes falar sobre este embaraço, e sobre as possíveis recaídas, são tomados por uma mentalidade de impotência, de incapacidade, e logo recuam do propósito e do desejo de voltar.


Concluindo.
Em resumo, as diversas coisas que descrevi assima, impede o homem que se afastou do caminho de voltar a caminhar novamente. Elas são cadeias do inferno, que te impede de voltar a Jesus que é o caminho.
 E não são coisas que acontecem sozinha, descrevi cada uma de forma separada, mas, o inimigo de nossa alma, usa todas elas, se você não estiver preso por uma, estará por outra, ou por uma combinação de duas, ou três, ou mais, ou todas ao mesmo tempo. Tantas quantas ele ver que for suficiente para te manter acorrentado.
São correntes físicas, mentais, e espirituais.

Nenhum comentário:

Leia mais...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...