Série Pecados 7: Omissão



Tiago 4:17 - Pensem nisto, pois: Quem sabe quedeve fazer o bem e não o faz, comete pecado.

Segundo o dicionário temos as seguintes definições:

Ato ou efeito de não mencionar (algo ou alguém), de deixar de dizer, escrever ou fazer (algo).
Ato ou efeito de deixar de lado, desprezar ou esquecer; preterição, esquecimento.
Ato ou efeito de não fazer o que moral ou juridicamente se deveria fazer, e de que resulta, ou pode resultar, prejuízo para terceiros ou para a sociedade.
falta de ação; inércia, passividade.
falta de cuidado, de atenção; descuido, negligência.
O que foi ocultado; lacuna, falta, lapso.

Pode omissão não ser pecado? Em que sentido omissão pode ser considerado pecado?
Omissão é você ocultar algo de forma intencional de alguém, para ser mais claro é você reter algo que alguém queira ou precise, e você sabe disso. Neste sentido é intencional pois você não esqueceu que tinha este ítem de necessidade alheia consigo ou não é algo do qual você não saiba de quê se trata. A omissão se torna errada de acordo com o contexto no qual ela está inserida, e pecado de acordo com a intenção na qual ela é praticada. Não podemos considerar todo erro humano pecado, pois muitos dele advém de nossas limitações, outros são consequências de nossos pecados aliados a nossas limitações ( quero dizer que não tínhamos em mente, e ou nem o discernimento, e ou nem a capacidade de saber), mas, não nossos pecados ou seja são acidentes. É claro se dos mesmos incorremos em ofensas e prejuízos ao próximo, precisamos nos retratar e nos desculparmos com o próximo, pois ai sim, a não retratação se caracteriza pecado, por ser um consentimento com o erro. Não considerado pecado por dois motivos não ter a intenção de que aquilo ocorresse ou resultasse, e por ser acidente( por acidente quero dizer que ocorreu como uma consequência do que você fez, sem a sua previsão, e sem o seu consentimento ou concordância).
 Logo se você omite algo ou alguma informação de alguém, que esteja precisando, mas, se você revelar para está pessoa você sabe, de ante-mão que ela tenderá a fazer um mal, seja ele um homicídio ou roubo, ou suicídio ou outras coisas mais ou semelhante. Não será então prudente, você revelar ou mostrar este algo, neste caso ou semelhante não é pecado omitir. Mas, quando alguém está precisando de uma ajuda, de que você lhe faça o bem e você vier se omitir a fazer-lhe o bem, neste caso você peca, conforme nos informa o texto base desta reflexão, é o chamado "pecado por omissão".
No caso deste pecado se você vê alguém prejudicando alguém, e se está em tuas mãos fazer algo, nem que seja chamar alguém que pode fazer algo a mais que você,  logo você se torna complice deste delito, devido a sua omissão. Um político que não se levanta contra a corrupção, e não denúncia ou faz algo para que a corrupção da qual ele tem conhecimento da mesma seja revelada, se torna cúmplice por omissão. Alguém que por medo não denúncia um criminoso, mas, não ora, nem evangelisa o mesmo( a fim de que Deus mude sua trajetoria de vida), se torna cúmplice de seus erros.
A omissão muita das vezes parte de um coração ou indiferente, ou insencível, passivo e ou acomodado diante do mal. A omissão do bem é crueldade, porque a consequência dela leva ao sofrimento e a desgraça do próximo.
Como exemplo de omissão, na Bíblia temos a narrativa da parábola do " Bom Samaritano ", onde um sacerdote e um levita, ao passarem e se depararem com um homem, o qual havia sido atacado pelos assaltantes e estava desmaiado a beira da estrada, viram- no e passaram de largo. Ou seja omitiram o bem que poderiam fazer,  pecando contra aquela vida( Lucas 10.30 a 37).
Não sejas como o sacerdote, nem como o levita, não use seus estatus, sua posição, ou outra efemeridade da vida, como desculpa para se omitir ao bem. Pois se assim fizeres ouvirás aquela dura sentença proferida pelos labios do mestre:
"Apartais vos de mim, vós que praticais a iniquidade...( Mateus 7.23).

Comentários

Unknown disse…
Muito bom ... Foi de muito proveito para minha vida espiritual.

Postagens mais visitadas deste blog

Série pecados 9: Palavra torpe

O cetro da impiedade

Desprezando toda a dor