Ponto a considerar 14: "...em toda maneira e em todas as coisas estou experimentado..."



Filipenses: 4. 11 a 13. Não digo isto por causa de necessidade, porque já aprendi a contentar-me com as circunstâncias em que me encontre. Sei passar falta, e sei também ter abundância; em toda maneira e em todas as coisas estou experimentado, tanto em ter fartura, como em passar fome; tanto em ter abundância, como em padecer necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece. - 

O ponto a considerar nesta reflexão, está contido, em duas expressões de Paulo, a primeira é;"porque já aprendi a contentar-me com as circunstâncias em que me encontre" , e a segunda;"em toda maneira e em todas as coisas estou experimentado".
Paulo não disse que estava satisfeito por estar naquelas circunstâncias, mas, que havia aprendido a estar bem, a estar contente, a receber e perceber a benção e o agir de Deus em tudo aquilo. Ele estava é satisfeito por estar em Cristo, vivendo aquelas circunstâncias, porque não estava sozinho(Filipenses 4.13). Mas, desta referência o que eu quero tirar é esta palavra " aprendi", pois ele diz, "já aprendi a estar a contentar-me". Ele havia aprendido, não estava mais como um menino que não consegue compreender, e começa a reclamar, e a fazer malcriações. Todavia já estava como um homem experimentado, sabendo que Deus está no controle da situação, e passa a receber o que vem com compreensão( mesmo que não compreenda no todo, mas, o suficiente para tranquilizar-se), sem amargura, sem murmuração, sem ansiedades, sem cobiçar a situação de outro, mas, com ações de graça. Não com conformismo, nem comodismo, mas, em esperança e viva fé naquele que não nos deixa ser consumidos pelas circunstâncias.
Ele diz também que estava, experimentado em toda a "maneira" e em todas as "coisas".
A) Em toda a maneira.
Ou seja, toda a forma de provação, de experimentação através das circunstâncias e adversidades da vida às quais a sua mente podesse alembrar até aquele exato momento em que ele escrivia e vivia, ele já havia sido submetido. Ele não diz apenas que havia sido experimentado, mas, que sabia, ou seja, que tinha aprendido com todas aquelas situações, com todas aquelas maneiras diferentes as quais havia sido submetido, ele diz que aprendera a passar por elas.
B) Em todas as coisas.
Além de ser provado de diversas formas, maneiras, e aprendido em Deus, ele havia também aprendido e sido experimentado em várias coisas, ou em matérias diferentes, em áreas diferentes de sua vida. Na saúde, na doença, na fartura, na escaces, quando tinha abrigo, ou quando precisava dormir no relento. Então não importava a área de sua vida, ou a forma como a adversidade se abatesse sobre ele, ele já havia aprendido a forma certa de passar por ela. Ele sabia como estar contente em todas aquelas situações.
Note bem, ele estava contente em todas aquelas situações, mas, não com as situações, pois o seu contentamento estava fundamentado em uma certeza, uma convicção, que ele adquirirá em meio a todas estas situações, era a certeza de que Jesus Cristo o Deus Altíssimo, estava com ele em todo aquele momento.
E ele diz algo sobre esta certeza, que é desconcertante, para um homem sem fé genuína. "Posso todas as coisas naquele que me fortalece". "Naquele", estando em Jesus, eu posso tudo, posso passar por todas estas situações, e circunstâncias e estar contente. Por exemplo. " O café está naquela garrafa". Entendeu agora, o café está dentro da garrafa. Para melhor podermos aplicar esta mensagem, vejamos outra ilustração: "Passaram pelo mar tempestuoso naquele barco". O barco é Jesus, e todas as circunstâncias e situações sobre as quais Paulo passará, ou havia sido experimentado é o mar desta vida, e Paulo o passageiro. Igualmente nosso "Barco", é excelente, podemos descansar em Jesus,  tal como ele mesmo, o Mestre Jesus, descansou na popa do barco(  Mateus 8.23 a 27), em meio a tempestade. Não precisamos ficarmos ansiosos, fatigados, tristes, estressados, precisamos apenas descansar, após termos firmado a nossa fé em Jesus. Se passamos tudo em Cristo, não passamos, é Ele quem passa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série pecados 9: Palavra torpe

O cetro da impiedade

Desprezando toda a dor