A opinião e o testemunho do Espírito Santo, nas nossas decisões



João: 15. 26,27. Quando vier o Ajudador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que do Pai procede, esse dará testemunho de mim; e também vós dareis testemunho, porque estais comigo desde o princípio. - Bíblia JFA Offline
Atos dos Apóstolos: 1. 8. Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra. - Bíblia JFA Offline
João: 16. 7 a 11.Todavia, digo-vos a verdade, convém-vos que eu vá; pois se eu não for, o Ajudador não virá a vós; mas, se eu for, vo-lo enviarei. E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo:  do pecado, porque não crêem em mim; da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais, e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado. - Bíblia JFA Offline
O testemunho do Espírito Santo, serve tanto para crentes em Cristo Jesus, quanto para não crentes. Para crentes vem vivificando e fortalecendo a fé, isto é, operando convicção. Para não crentes, vem convencendo do pecado, da justiça e do juízo, e operando fé em Jesus Cristo; ou seja é eficaz na conversão e o único que opera conversão genuína. Acontece que em nosso século atual, o cristianismo tem se esquecido deste testemunho, ou porque não falar que tem até mesmo sufocado-o. E você me pergunta:" Quando é que temos feito isto?"
Não estou dizendo que esquecemos ou negligenciamos saber da pessoa do Espírito Santo, estou apenas enfocando este ponto da Obra do Espírito Santo, o qual é tão necessário e tão primordial, que jamais deve ser esquecido ou tratado com pouco caso, e é isto que estamos fazendo. Sabemos que é Ele quem convence o homem, porque é Ele quem mostra Jesus ou revela a alma o verdadeiro e genuíno Senhor Jesus. O nosso trabalho é expor de forma clara as escrituras, mas, isso precisa ser feito em poder do Espírito Santo, e não em técnica humana. Ele age  cooperando conosco, mas, muitos não sentem essa necessidade de sua cooperação, mas, Ele é até muito mais que um cooperador nosso na incumbência que Jesus nos deu, Ele é nosso parceiro e nosso Aliado na causa do evangelho.  Eles falam dessa necessidade da presença e atuação do Espírito Santo, ensinam sobre ela, mas, não vivem ela, e não se sentem incomodados com isso, pelo contrário se contentam com qualquer vento que sopre. Mas, além da cooperação, Ele também tem um testemunho a dar, a respeito de Jesus, pois se Ele é nosso cooperador, então Ele é um membro importante nesta agência. Ele tem uma voz e precisa ser ouvida.
Fiquei muito maravilhado quando li isto na Bíblia, e descobri que Ele não apenas é um cooperador, mas, também é uma testemunha. Ele em sua cooperação opera e gera provas, evidências sobre Jesus, a todo o coração sincero na busca pela verdade. Ele faz o pecador enxergar, abre a mente dele para que ele possa compreender as escrituras, a pregação do evangelho, faz o pecador conseguir enxergar a realidade de Jesus Cristo.
Sempre que alguém ou uma geração começa a duvidar da pessoa e realidade de Jesus Cristo o Filho do Deus Vivo, o testemunho do Espírito Santo se apresenta para dissipar estas trevas. Foi por meio d'Ele que Pedro declarou:"Tu és o Cristo Filho do Deus Vivo"(Mateus 16.16).
Passarei agora a responder a pergunta que fiz acima, a qual é: Quando esquecemos e sufocamos o testemunho do Espírito Santo?
*Quando a Bíblia não é ensinada, mas, é torcida é usada como instrumento de justificativas para coisas contrárias a Deus. Tentamos sufocar o testemunho do Espírito Santo, pois Ele age conforme suas próprias palavras, ou seja a Bíblia. Digo," tentamos sufocar", pois quem poderá calar o ressoar de sua voz, mas, sufocamos no sentido de que o entristecemos e com isso não há uma cooperação nossa com o nosso Cooperador e Parceiro( ou seja, até queremos Ele como cooperador, mas, não como parceiro).
*Quando as conversões se dão por meio de técnicas humanas e não pelo poder de Deus. Porque Ele convence o pecador, Ele não faz nenhuma lavagem cerebral. Sua ação de convencimento se instrumentaliza através da verdade, do esclarecimento da verdade, da revelação da verdade, da vivificação e fortalecimento da verdade e mais em todo o seu uso para expor e elucidar da verdade, seu testemunho é como o testemunho de Jesus aos discípulos no caminho para Emaús, arde como fogo no peito e na consciência da pessoa que o ouve(Lucas 24.32).
Quando procuramos convencer pessoas a Jesus sem a ação d'Ele geralmente produzimos discípulos para nós mesmos, e não para Jesus. Estes jamais serão testemunhas de Jesus, porque não podem ser, pois nem mesmo o conhecem. Como poderia? Não estão verdadeiramente convertidos a Ele. E quando procuram testemunhar não são eficazes, pois são como os filhos de Ceva(os quais ficaram envergonhados e confundidos quando tentaram expulsar um demônio), dizem do que não conhecem são contraditórios( Atos 19.13-17  ). Está será a realidade deles e é a de muitos até que se convertam realmente a Jesus, e tenham em si o Espírito Santo, para serem como Ele verdadeiras testemunhas de Jesus.
* Quando fazemos concessões a respeito da verdade. A " verdade" aqui é o conteúdo da Bíblia, este é toda a verdade que o homem precisa saber a respeito de Deus e de sua realidade diante do mesmo. Quando abandonamos ou permitimos a flexibilização desta verdade para concordarmos com o mundo e não sermos perseguidos por ele, e sermos aceitos por ele. Neste momento estamos tentando sufocar, o testemunho do Espírito Santo, pois Ele age conforme a verdade da Palavra de Deus.
*Quando permitimos que o cristianismo se assemelhe a outra religião qualquer. Não somos, como já tenho lido, um arranjo helenístico, ou invenção de Roma, mas, somos os pregoeiros do "evangelho", e só podemos mostrar a superioridade e os benefícios desta mensagem, se o fizermos na virtude(poder) do Espírito Santo. Muitos questionam o nome dizem que não se pode transliterar o nome de Jesus, mas, esquecem que este nome tem o selo da aprovação do testemunho do Espírito Santo. Outros questionam a religião, dizem que somos uma farsa, e ai, me responda; " somos?" Por acaso podes me responder assim, de pronto sem saber o que o Espírito diz?(Apocalipse 2.7 " quem tem ouvidos ouça, o que o Espírito diz...") É o Espírito Santo quem dá testemunho de Jesus( João 15. 26,27), e você também poderá dar e ser testemunha de Jesus, se d'Ele fores parceiro.
João: 16. 13. Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras. - Bíblia JFA Offline
* Quando em nossa apologia deixamos de contar com o seu apóio. Será que em nossa apologia recorremos a Ele?" Pareceu bem ao Espírito Santo e a nós'... disse Tiago em Atos 15.28.  A igreja do 1° Século, tinha no Espírito Santo, um grande aliado na realização de toda a obra de Deus. Quando vejo debates apaixonados sobre coisas que se resolveria tão facilmente se o Espírito Santo desse o seu parecer, mas, acontece que achamos que somos suficientemente capazes de resolver nossas nossas questões teológicas sem a participação da maior autoridade sobre o assunto. E com isso criamos facções fazendo motivo de guerra, daquilo que deveria ser um prazeroso labor.
* Quando todos falam e opinam sobre Jesus, e Ele não é ouvido. Não porque não queira, mas, porque não permitimos, ou porque mesmo sabendo que Ele tem algo a dizer, não procuramos ouvir, não fazemos questão de ouvir. E agimos como se Ele não quisesse falar, ou quê o que nós dissemos seja o que Ele quer dizer.Em um assunto de suma importância, no qual somente o seu testemunho valida algo, como poderia outra pessoa assumir o seu lugar? Nós somos testemunhas de Jesus, mas, o nosso testemunho é validado pelo selo do testemunho do Espírito Santo.
* Quando extinguimos a sua chama de nossas vidas.
Paulo diz em Efésios: 4. 30. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. - Bíblia JFA Offline
Se temos afugentado o Espírito Santo, através de nossa conduta pecaminosa que sempre o relega a segundo plano, outros nem mesmo um lugar o dão mais. Se não o buscamos, não o valorizamos, recusamos a ouvir os seus conselhos, resistimos lhe das mais diversas formas, como poderemos contar com Ele, se já não está no meio de nós, porque o temos expulsado do meio de nós. E dizemos Espírito Santo, Espírito Santo, mas, é mentira não o estamos estimando, antes nossas obras contrariam as nossas palavras
Quando todos estes pecados e outros mais cometemos contra Ele e contra a Bíblia, nós estamos esquecendo, menosprezando e sufocando o seu testemunho. Está tem sido uma postura do atual cristianismo diante do Espírito Santo, que ao fazerem assim ficam desarmados diante do mundo, e mesmo que consigam vencer um debate todavia não conseguem conquistar uma alma para Cristo. Pode até ser que dê uma maneira muito laboriosa consigam, mas, se tivessem a parceria do  testemunho do Espírito Santo, o êxito seria admiravelmente maior.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série pecados 9: Palavra torpe

O cetro da impiedade

Desprezando toda a dor