Série Creio 4: Todos pecaram...



4. Na pecaminosidade do homem que o destituiu da glória de Deus, e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo é que pode restaurá-lo a Deus (Rm 3.23 e At 3.19). 

* Se por pecaminosidade o crédulo querer dizer a capacidade humana de pecar, discordo, pois o texto bíblico diz, que"todos pecaram", ele não diz " todos são capazes para pecar".
Segundo no versículo 23 do capítulo 3 de Romanos, Paulo encerra um discurso sobre a universalidade do pecado, no qual ele descreve uma conduta, consciente, livre e moral dos homens contra Deus.Primeiro ele descreve os atos dos gentios, depois os judeus, e conclui então com todos.
*Se por pecaminosidade o crédulo querer dizer, a natureza decaída e doente herdada de Adão, descrita em termos bíblicos pela " morte passada a todos os homens". Deus não nos culpa pela nossa natureza, e sim pelos nossos pecados. Deus em sua justiça inequívoca jamais julgaria-nos por algo com o qual nascemos, uma vez que nos foi imposto, mas, e isso digo com respeito a natureza decaída. Mas sim, Ele nos julga, quando em solidariedade, andamos nos mesmos caminhos que nossos pais.
* Se por pecaminosidade o crédulo querer dizer, o estado moral em que todos se encontram, porque todos pecaram, aí sim, tenho tranquilidade para concordar, pois é isso somente e nada mais o que o texto de Romanos 3.23 diz. Já o texto de Atos 3.19, citado como base apenas chama os pecadores ao arrependimento.
* É necessário que todos os homens reconheçam sua situação de miséria e rebeldia contra o Senhor Deus, percebam que a vida que levam lhes resultará em amarga condenação eterna. E se arrependam, isso é, mudem seus corações, seus caminhos, sua conduta diante de Deus, e passem a crer em Jesus como único e suficiente Salvador.
Porque único e suficiente Salvador? Porque não há necessidade de que outro sacrifício seja feito, de outro intercessor, outro mediador, pois o que Jesus fez o seu sofrimento e sacrifício foi suficiente para que todo aquele que nele crer não pereça, mas, tenha a vida eterna.
João: 3. 16. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. - Bíblia JFA Offline
Atos dos Apóstolos: 3. 19. Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério, da presença do Senhor, - Bíblia JFA Offline
*O que é redimir? O crédulo diz que a obra do Senhor é expiatória, ou substutiva, ou vicaria todas estas palavras dizem ou traduzem a mesma ideia, a de que Cristo morreu por nós, quando ainda éramos pecadores.
Romanos: 5. 6. Pois, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu a seu tempo pelos ímpios. 7. Porque dificilmente haverá quem morra por um justo; pois poderá ser que pelo homem bondoso alguém ouse morrer. 8. Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós. - Bíblia JFA Offline
Mas, após o crédulo dizer que a obra de Jesus é expiatória, ele também afirma que ela é redentora. A palavra redemir, ou remir tem o mesmo significado de resgatar. Resgatar é salvar, livrar, restaurar.
Jesus veio," buscar e salvar o que se havia perdido" ( Lucas 19.10  ), Ele veio ao resgate de sua criação, a qual havia se desviado e se corrompido. Ele veio a fim de curar os enfermos, chamar para dentro aqueles que foram excluídos, para fazer o miserável assentar entre os reis da terra. Ele veio para restaurar o templo, já corroído pelos ventos do mal, da injustiça, da infidelidade, da mentira, do orgulho, do egoísmo, e de toda a sorte de pecado.
Ele veio "para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;" (Isaías 61.1).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série pecados 9: Palavra torpe

O cetro da impiedade

Desprezando toda a dor