Consciência cristã

O que é consciência e auto-consciência?

Consciência é a faculdade mental ou do intelecto que nos da o conhecimento do mundo externo e interno, bem como o conhecimento de nós mesmos. Este conhecimento de nós mesmo chamamos de auto-consciência.
Logo a consciência cristã, é a consciência de quem somos em Jesus, e de quem somos neste mundo. É a consciência de que somos cristãos e do que significa ser cristão e do que compreende este ser cristão.
"É a faculdade ou função do conhecimento de si mesmo. É a faculdade que reconhece nossa própria existência, ações mentais e estados, juntamente com o atributo da liberdade ou necessidade, pertencendo a esses ações ou estados. "A consciência é a mente no ato de se conhecer." "(Teologia Sistemática de Finney).

O que é ser cristão?

*Ser cristão é ser seguidor e imitador de Cristo tal como Paulo o foi, e os apostolos. A palavra cristão significa pequeno Cristo.
1 Coríntios: 11. 1. Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo. - Bíblia JFA Offline
João: 8. 31,32. Dizia, pois, Jesus aos judeus que nele creram: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. - Bíblia JFA Offline
João: 13. 35. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros. - Bíblia JFA Offline
João: 15. 8. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. - Bíblia JFA Offline

*O nome cristão foi nos dado em Antioquia conforme é registrado em:
Atos dos Apóstolos: 11. 26. e tendo-o achado, o levou para Antioquia. E durante um ano inteiro reuniram-se naquela igreja e instruíram muita gente; e em Antioquia os discípulos pela primeira vez foram chamados cristãos. - Bíblia JFA Offline

*Para ser cristão primeiro você precisa crer( essa fé precisa ser de todo o coração) e confessar a sua fé no unigênito Filho de Deus como único e suficiente Senhor e Salvador, e ser discípulo dele seguindo os seus ensinamentos conforme nos é passado pelos evangelhos.
Nenhuma doutrina que contrareia, anule, ou acrescente no evangelho ( como se ele fosse imperfeito ou incompleto) deve ser seguida, antes é maldita.
Gálatas: 1. 8. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema. 9. Como antes temos dito, assim agora novamente o digo: Se alguém vos pregar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. - Bíblia JFA Offline
Mateus: 28. 19,2o. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;  ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. - Bíblia JFA Offline

*Ser cristão verdadeiro precisa ser de todo o coração.
Atos dos Apóstolos: 8. 36,37. E indo eles caminhando, chegaram a um lugar onde havia água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? [E disse Filipe: é lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.] - Bíblia JFA Offline
Gálatas: 1. 8. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema. 9. Como antes temos dito, assim agora novamente o digo: Se alguém vos pregar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. - Bíblia JFA Offline todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.] - Bíblia JFA Offline
Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo.Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação. Como diz a Escritura:"Todo o que nele confia jamais será envergonhado". Romanos 10.9-11

O cristão tem um Senhor.


Quando você recebe a Jesus como Salvador deves recebe-lo também como Senhor, não tem como recebe-lo como Salvador apenas. Na verdade Ele é Senhor sobre todos até mesmo sobre aqueles que não o reconhecem como Senhor de sua vida, mas, se você não o receber como seu Senhor estás na mesma condição de rebeldia que os demais do mundo estão.
Malaquias: 1. 6. O filho honra o pai, e o servo ao seu amo; se eu, pois, sou pai, onde está a minha honra? e se eu sou amo(Senhor), onde está o temor de mim? diz o Senhor dos exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome. E vós dizeis: Em que temos nós desprezado o teu nome? - Bíblia JFA Offline
2 Pedro: 1. 11. Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. 

*Se Jesus é seu Senhor, você deve respeitar a sua opinião. 

"Lucas: 6. 46. E por que me chamais: Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu vos digo? "
Respeitar a opinião de Deus, é coloca-la em estima, é procurar em tudo conhecê-la, em todas as suas decisões, das mais simples às mais complexas, buscar o parecer de Deus. Ter interesse em saber o que Deus pensa sobre determinado assunto, e não fazermos as coisas presumindo que está é a vontade de Deus, sem todavia ter o consultado.
Ler e estudar a Palavra de Deus, é essencial para descobrir a sua vontade, a sua opinião, para que possamos como servos saber qual é a sua vontade para as nossas vidas. Com a oração nós falamos com Ele, e através da leitura de sua Santa Palavra Ele nos responde e nos orienta.
Se somos cristãos, seguidores de Cristo, logo precisamos também, desejar saber, a sua opinião, a sua vontade, respeita-la e vive-la.
Romanos: 12. 2. E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

*Se Jesus é seu Senhor, você não é dono de si mesmo. 

João: 15. 16. Vós não me escolhestes a mim mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda. 
1 Coríntios: 7. 23. Fostes comprados por bom preço; não vos façais servos dos homens. 
1 Coríntios: 6. 19. Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? 

Não existe e nem cabe em sua vida aquelas frases e a ideia transmitida por elas as quais são:
" Ninguém é dono de ninguém" , ou"você não manda em mim", " eu faço o que bem entendo", ou " sou dono do meu nariz" e outras com ideias semelhantes.
O seu corpo é de Jesus, sua casa, sua família, você deve e precisa reconhece-lo em todos os seus caminhos. Precisas saber se Ele se agrada ou não de suas escolhas, precisas submete-las a sua vontade.
Reconhecer a Jesus e seu senhorio sobre a sua vida, é tomar posse de tudo aquilo que Ele tem para te abençoar. Quem se submete a Ele está debaixo do seu amor, de sua proteção, de suas bênçãos, pois Ele cuida dos seus, e quem Ele não cuida se perde, pois " o bom pastor da a sua vida pelas suas ovelhas"(João 10.11).
 As pessoas até querem receber a Jesus, mas, não aceitam na prática o seu senhorio, e isso se repercuti em suas decisões, e em toda a conduta, seja ela entre família do pai para com o filho e do filho para com o pai, do marido para com a esposa, seja no emprego do empregado para com o patrão, ou em todas areas da sociedade.

O que não é ser cristão?


*Minha nacionalidade não me torna cristão.
Porque Deus chama todos ao arrependimento, e a crer em seu Filho Jesus para salvação de suas almas.Logo minha nação não determina minha religião,nem tão pouco minha comunhão e salvação em Jesus. Não era o caso de Israel, nem das nações do mundo antigo onde cada uma tinha o seu Deus. Na era do evangelho porém, Deus tira um povo dentre um povo.
Romanos: 9. 24 a 26. os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios? Como diz ele também em Oséias: Chamarei meu povo ao que não era meu povo; e amada à que não era amada. E sucederá que no lugar em que lhes foi dito: Vós não sois meu povo; aí serão chamados filhos do Deus vivo. - Bíblia JFA Offline

*Minha religião cristã não me torna cristão.
O cristianismo é sim uma religião, mas, o ser cristão de verdade e não apenas de nome depende do novo nascimento, de alguém que crer de todo o coração de forma a se converter aos caminhos de Jesus. Lembrem-se Pedro ele era discípulo, mas, Jesus ainda não o considerava convertido (Lucas 22.31,32). E lembrem-se do que Jesus falou a Nicodemos sobre pertencer ao Reino de Deus( o qual é a sua igreja e o verdadeiro cristianismo):
João: 3. 3. Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. - Bíblia JFA Offline

*Ser filho de crente, e frequentar a congregação não me torna um cristão.
Você pode se tornar um cristão nominal, ser membro de uma denominação cristã, e com tudo para Deus você não fazer parte do seu povo.
Se você não crer em Jesus de todo o seu coração, se está fé não for real de forma a manifestar-se em obras (pois pelos frutos conhecereis, Mateus 7.16 a 20) sua conversão não é genuína.
Não é fazer por impulso, nem por sentimento carnal, nem é uma questão de intusiasmo. Mas de ser sincero, perseverante e crer de coração completo.
A conversão é uma obra conjunta começa por iniciativa do Espírito Santo e é efetivada pela entrega rendida do coração do pecador a Jesus.
Mateus: 11. 28,29. Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. - Bíblia JFA Offline
João: 16. 8. E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: - Bíblia JFA Offline

*Ser uma pessoa bondosa ou caridosa não me torna um cristão.
O espírita, o católico, o hinduísta, e muitos procuram trilhar caminhos de obras de caridade e bondade, mas, a salvação e a vida eterna em Cristo Jesus não se compra. Pessoas bondosas mas, com um coração egoísta procuram ganhar o mundo, são cheios de falsa modéstia, o galardão das mesmas elas já receberam, além do mais o cristão é bondoso porque é salvo, e não para ser salvo, isso é um resultado do agir do Espírito Santo, sobre a vida do mesmo, é algo natural do viver em Cristo. Isso não quer dizer que o cristão, precisa esperar que se torne bondoso, mas, quer dizer que vivendo em Cristo ou seja procurando e servindo a Cristo de todo o coração, isso se tornará algo natural para você obedecer não será um peso, conforme João diz, os mandamentos de Deus não são pesados(ou penosos conforme a tradução).
1 João: 5. 3. Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são penosos; - Bíblia JFA Offline

*Concordar mentalmente com o cristianismo não me torna cristão.
O crente nominal é aquele que apenas concorda com a mente na palavra de Deus, com os ensinamentos de Jesus, mas, não crer de verdade, não crer com o coração, ou de todo o coração. Pessoas assim nós encontramos aos montes, algumas nos templo cristãos outras, fora das congregações no mundo por assim dizer. E tanto as que estão no mundo se enganam achando que são crentes e que estão apenas parados, achando que estão correndo o risco de perderem a salvação, quando na verdade já a perderam. Quanto as que estão nas congregações também se enganam achando que estão salvas. Ambos os dois grupos de crentes nominais confunde a graça e a misericórdia de Deus, ao agir em suas vidas e até mesmo os usar como sinônimo de que estão salvos, quando na verdade isso apenas significa e evidência a justiça e a bondade de Deus no intuito de persoadi-los a se entregarem de vez, de todo o coração a Jesus(Romanos 2.4).
Justiça porque o tempo e o esforço do Espírito Santo, bem como a própria bondade servem para evidenciar como Deus é bom para com o pecador  não lhe omite sua graça de forma que ele fica inescusável.
 O crente nominal crer de forma superficial, mas, não está disposto a pagar pra ver, a por a sua fé a prova. É uma fé que não se exterioriza em obras.
E não é coisa errada concorda que o crente nominal seja em algum momento usado por Deus, se Deus já usou e usa a ímpios. Mas, isso não o dignifica nem é evidência de uma fé genuína, a fé genuína em Jesus produz frutos que o glorifica, e é fé que não esmurece diante das adversidades, mas, pelo contrário se sobressai fortificada.
Há também aqueles que concorda e acha boa e agradável a pregação, todavia sem se posicionar a respeito da verdade, sem colocar e crer de todo o coração em Jesus. Destes ouvintes muitos se enganam achando que só pelo fato de se agradarem em ouvir terão um lugar diante de Deus, mas, a Bíblia deixa claro em Lucas 13.22 a 27, que não há lugar para simpatizantes da causa do evangelho no céu, só há lugar para aqueles que se comprometem.

* Também perante Deus não é aceito o cristianismo de quem crer pela metade.
Essa pessoa que crer pela metade, ou é o indivíduo superticioso ou é o indivíduo que resiste a crer em tudo o que a palavra de Deus o chama a crer, crendo apenas em parte. Um coração pela metade não serve para Deus.
A) O superticioso. Esse crer em tudo, é típico de muitos de nossa geração, que concorda com tudo o que tem carisma e roupagem de bondade, de moralidade. Alguns são crentes mas, ainda não conseguiram se desprender de algumas das supertições de suas antigas religiões, ou adquirem supertições através do convívio com outros religiosos.
Há crentes que crêem em Jesus, mas, tem medo e respeito, alguns até admiração por algum idulo, santo, entidade ( fantasma, Extraterrestres, deuses africanos, e caboclos), deus( Buda, Confúcio), religiões alheias. O indivíduo superticioso é indeciso, quanto ao seu caminho. É o caso do homem que todo o dia quando saía jogava uma moeda para a imagem do santo e para a imagem do diabo, a moeda ficava no meio. Era pra quem fizesse alguma coisa.
É o caso do povo de Israel quando Elias se apresentou perante o povo, Acabe e os profetas de Baal e Assera o povo cria e servia a Deus, mas, também a Baal.
1 Reis: 18. 21. E Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; mas se Baal, segui-o. O povo, porém, não lhe respondeu nada. - Bíblia JFA Offline

B). Aqueles que tem resistência a crer em algumas verdades da Bíblia.
A Bíblia é a palavra de Deus, se você é cristão, isto é indiscutivel, não está aberto a discussão. Mas, mesmo confessando está fé de boca, muitos não conseguem e não são sinceros em aceitar algumas verdades, ou procuram ignora-las simplismente, ou dizem que não é pra hoje, ou que não se aplica a crentes( é claro que há textos específicos de promessas a Israel, mas, muitos possuem verdades morais e de fé que são para nós da Igreja), ou dizem que a interpretação está errada procurando forçar a interpretação para favorece-los,  ou fazem concessões em nome da modernidade porque amam este século e a glória dos homens. Cristianismo progressista, teologia liberal não é cristianismo, apenas pega o nome emprestado para denegri-lo.
Os progressistas são aqueles que em nome da inclusão, procuram excluír palavras da  Biblia as quais acham preconceituosas, e adulteram a  palavra de Deus no intuito de agradar as concupiscências daqueles que não conseguem se firmar na verdade.
2 Timóteo: 4. 3. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, - Bíblia JFA Offline 
Já a teologia liberal, é aquele grupo que não aceita nada do profético e espiritual da Biblia. São materialistas, assim podem muito bem desfazer-se de qualquer verdade santa, porque ignoram toda a essência da Biblia, tornando a um mero livro de lições morais, e ao mesmo tempo podem aplicar qualquer pensamento corrente nela, tal como socialismo, humanismo, pode adequada a teoria da evolução, do big Ben. Mas, a palavra de Deus, já tem a sua sentença sobre os mesmos.
Apocalipse: 22. 18,19. Eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro: Se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus lhe acrescentará as pragas que estão escritas neste livro; e se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus lhe tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, que estão descritas neste livro. - Bíblia JFA Offline

O que é consciência cristã?


É a consciência de ser  cristão, e o que isso significa e implica. É a consciência de nosso legado e missão neste mundo que jaz no maligno. É a consciência de quem somos e podemos em Cristo, de nossa fé, de nossa doutrina, de nossos principios e valores.

*"É a consciência de ser cristão e o que isso significa e implica".

I. Você é cristão?
Em minha breve caminhada com Cristo, tenho encontrado muitos indivíduos, que se autodenominam cristãos, alguns até associam o ser cristão a uma classe de sentimentos, ou dizem que só pelo fato de alguém ser bondoso e é até mais cristão do que outros.
 Mas, não é isso. Você não sente que é cristão, você sabe pela palavra de Deus, isso é conferindo se você segue e crer em Cristo conforme as escrituras. Pelo Espírito Santo testificando em seu espírito que você é Filho de Deus. E pela sua consciência de fé, a qual testificando consigo que você o ama, crer e procura sinceramente andar nos seus caminhos, lhe agradar.
João: 7. 38. Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva. - Bíblia JFA Offline
Romanos: 8. 16. O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus; - Bíblia JFA Offline

II. O que significa ser cristão? 
Como já disse muitos não sabem nem o significado da palavra quanto menos o que vem a ser cristão. Alguém pelo óbvio pode dizer, que é um religioso que segue o cristianismo. Mas, ser cristão é ser cidadão do Reino de Deus, embaixador do Reino de Deus, mensageiro do evangelho, arauto do Altíssimo, tal como Noé o foi, é ser um pregoeiro da justiça de Deus, a qual vem sobre todos os homens da terra porque o dia do Senhor está perto e ele arde com o Sol da justiça.
O evangelho não é uma mensagem de paz é uma mensagem de advertência, de prevenção, como diz João Batista, é fugir "da irá vindoura".
Mateus: 3. 7. Mas, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, disse-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira vindoura? - Bíblia JFA Offline
Mateus: 10. 34 a 37.Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra;  e assim os inimigos do homem serão os da sua própria casa. Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. - Bíblia JFA Offline
Mateus: 4. 17. Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus(ou Reino de Deus) - Bíblia JFA Offline

III. O que implica ser cristão? Ou, o que envolve e compreende ser cristão? Ou, o que está incluído, contido no ser cristão?

*Novo Nascimento. 
João: 3. 3,5. Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. - Bíblia JFA Offline
Existe duas palavras para novo nascimento é regeneração e conversão. Ser cristão é ser nascido de novo, não nascido da carne ou seja, não é algo feito por impulso, conduzido por um sentimento inconstante, não é algo natural que vem do querer de nossos sentimentos e pensamentos.
Não nascido do sangue, ou seja não é por linhagem, como o eram os filhos de Sete todos chamados de Filhos de Deus, não é algo hereditário que você recebe no seu DNA. O cristão não nasce ele se torna.
Não da vontade do homem. Mesmo que você tenha que querer, todavia essa inciativa não é nossa, nossa é apenas a resposta a ela. Não é algo imposto a nós, o catolicismo impôs a conversão a muitos durante a idade média, ameaçando com a morte, e a dor. Ninguém pode impor o novo nascimento.
Mas, é nascido de Deus. Ou seja a iniciativa do novo nascimento surgiu no coração de Jesus, de Deus, e Ele através do Espírito Santo promove a conversão em nós, só precisamos reagir da forma como Ele quer, isso é se arrependendo e crendo no Evangelho. Esse arrepender-se e crer no Evangelho é a nossa parte na conversão, pois o novo nascimento é uma ação conjunta do Espírito Santo e do homem. O Espírito Santo age e o homem reage a ação d'Ele.
João: 16. 8. E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: - Bíblia JFA Offline
João: 1. 12,13. Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus;  os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus. - Bíblia JFA Offline

*Renúncia ou negar-se a si mesmo, abnegação.
Mateus: 16. 24 a 26. Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me; pois, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á.Pois que aproveita ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida? ou que dará o homem em troca da sua vida? - Bíblia JFA Offline
Lucas: 14. 27 a 33. Quem não leva a sua cruz e não me segue, não pode ser meu discípulo. Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se senta primeiro a calcular as despesas, para ver se tem com que a acabar? Para não acontecer que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a zombar dele,dizendo: Este homem começou a edificar e não pode acabar.Ou qual é o rei que, indo entrar em guerra contra outro rei, não se senta primeiro a consultar se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil? No caso contrário, enquanto o outro ainda está longe, manda embaixadores, e pede condições de paz. Assim, pois, todo aquele dentre vós que não renuncia a tudo quanto possui, não pode ser meu discípulo. - Bíblia JFA Offline
Gálatas: 5. 24 a 26. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito. Não nos tornemos vangloriosos, provocando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros. - Bíblia JFA Offline
Conforme vemos nos textos bíblicos acima quem propõe no coração em seguir a Jesus deve saber que a sua vida será uma vida de renuncia. Cristianismo sem negar-se a si mesmo é pura casca, não é verdadeiro.
Ser cristão implica uma decisão muito séria, significa enfrentar o mundo, ser submetido a constantes tribulações, e estar sempre em perigo. Pois se perseguiram e mataram o Mestre nós não somos melhores.
João: 15. 20,21. Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, guardarão também a vossa. Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou. - Bíblia JFA Offline

*Frutos dignos de arrependimento.
Lucas: 3. 8. Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento; e não comeceis a dizer em vós mesmos: Temos por pai a Abrão; porque eu vos digo que até destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão. - Bíblia JFA Offline
Ser cristão envolve um coração arrependido do pecado, dos vícios e da vida de misérias que eles significam. O cristão é alguém que não ama mais o mundo com as suas concupiscências, deseja ardentemente estar sempre em comunhão, caminha humilde e submisso ao lado de Cristo. Não se esquecer de quem era, e do que Jesus fez por ele. "Ele não se esquecer de onde Deus o tirou".
Ele produz obras, atitudes, faz escolhas e tem reações as quais testificam do seu arrependimento e o estado humilde de seu coração.

*Fruto do Espírito.

Gálatas: 5. 22,23. Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei. - Bíblia JFA Offline
O fruto do Espírito Santo é o que Ele produz em nós, e o resultado deste agir é a lista de virtudes descritas acima. Um cristão verdadeiro tem o fruto do Espírito e o resultado dele é evidente em seu viver, em seu dia-a-dia. Assim como uma vida vivendo na carne resulta em invejas, dissensões, contendas, cobiças, assacinatos, sensualidades, preguiças, roubos, orgulho, adulterios, prostituições, e toda e qualquer forma de pecado. Assim também uma vida vivendo no Espírito Santo resulta em amor, misericordia, compaixão, mansidão, dominio próprio, bondade, benignidade, fé, fidelidade, zelo pela justiça, integridade, respeito aos pais e autoridades, longanimidade. gozo, satisfação no bem do proximo e tristeza diante da desgraça alheia e toda e qualquer forma de viver santo, justo e integridade.
Alguém contrario a isso, pode até ser considerado pelos homens como cristão, mas, Jesus se envergonha deles serem chamados de seus discipulos. Mas, é justamente o contrario, Deus não se envergonha de ser chamado de Deus daqueles que trilham no caminho da justiça. (Hebreus: 2. 11/11.16)

*Guardar, seguir os ensinamentos de Jesus e a doutrina apostólica.
Atos dos Apóstolos: 2. 42. e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. - Bíblia JFA Offline
Mateus: 28. 20. ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. - Bíblia JFA Offline
João: 14. 15. Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. - Bíblia JFA Offline
João: 14. 23. Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada. - Bíblia JFA Offline
A doutrina de Jesus e dos apóstolos é o ensinamento que encontramos nos quatro evangelhos e nas epístolas do Novo Testamento.
Um cristão que não trás consigo em sua prática de vida, os ensinamentos de Jesus, não é cristão, apenas usa o nome. Ser cristão não é apenas usar o nome, como usar uma camisa de uniforme de uma escola ou empresa sem contudo trabalhar ou pertencer a ela. Você pode usar a camisa de uma empresa apenas porque você quer. Mas, se usas o nome de cristão usas o nome de Jesus Cristo, e isso te traz a responsabilidade de ser como o Mestre, de seguir os seus passos, porque se não for assim você pode ser qualquer outra coisa, mas, não um cristão. E se não for assim jamais poderás experimentar a graça de servir a Cristo e de receber em sua vida a sua presença e seu amor através do Espírito Santo.

* É a consciência de nosso legado e missão neste mundo que jaz no maligno.

I. "É a consciência de nosso legado".
O quê é um legado? Legado é aquilo que alguém transmite ou deixa a outro. Nos mais de dois mil anos de cristianismo, sabemos que recebemos o peso do testemunho de homens cheios do Espírito Santo, poderosos por Deus e diante de Deus em obras e feitos que engrandeceram o bendito nome do Senhor Jesus.

* O Senhor Jesus e os apóstolos.
Eles nos levaram o evangelho e os santos ensinamentos do Senhor Jesus e dos apóstolos. Os apóstolos também foram o testemunho vivo da verdade de Jesus, e de quem é Jesus.

* Mártires.
Eles resistiram a imperadores e reis tiranos, a traições de falsos irmãos e perseguições, mantendo firme e sem negociar a fé em nosso Senhor Jesus, bem como suas convicções advindas de um relacionamento de intimidade com o Senhor e na leitura e aplicação das "Santas Palavras". Fé está a qual eles não abriram mão, nem trocaram ela por nada. Por que tinham o Fogo do Espírito ardendo em fé santa em seus corações, e é por esta fé que deram o seu sangue. E é esta fé que eles nos legaram. Um bem tão precioso que valeu a própria vida.
2 Coríntios: 5. 14. Pois o amor de Cristo nos constrange, porque julgamos assim: se um morreu por todos, logo todos morreram; - Bíblia JFA Offline

* Reforma Protestante.
Eles nos legaram um cristianismo livre da idolatria padronizada e instituída pelo papado. Um cristianismo compromissado com a Bíblia e não com os dogmas da religião. E a restauração do ensinamento da justificação pela fé, bem como todas as doutrinas bíblicas.

* Avivamentos.
Em todos os avivamentos uma coisa sempre esteve nítida o retorno a Palavra de Deus, com orações e jejuns, e o retorno a cumprir o ide com mais fevor, bem como cada crente ( não apenas os líderes) encarando a missão de apregoar o evangelho.
O grande legado além destes testemunhos de poder, foi o surgimento do movimento pentecostal, o qual tem a Bíblia como sua base. Este movimento resgata a doutrina do Espírito Santo, do batismo com o Espírito Santo com ênfase na evidência do falar em línguas extranhas e na atualidade dos dons.

II. É a consciência de nossa missão.
Nosso grande legado é nossa missão, anunciar o evangelho de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, expandir o Reino do qual somos embaixadores.
Marcos: 16. 15. E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. 16. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. 17. E estes sinais acompanharão aos que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; 18. pegarão em serpentes; e se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e estes serão curados. - Bíblia JFA Offline
Mateus: 28. 19. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20. ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. - Bíblia JFA Offline
Romanos: 1. 16. Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. 17. Porque no evangelho é revelada, de fé em fé, a justiça de Deus, como está escrito: Mas o justo viverá da fé. - Bíblia JFA Offline


De quê o cristão precisa estar consciente?


De nossa fé, doutrina, princípios, valores, de  chamado e vocação, de nosso futuro, de quem somos em Cristo, de que se somos seguidores de Cristo então automaticamente trilharemos pelas suas mesmas pisadas, pelos seus mesmos caminhos.
Quero fazer ênfase desta última afirmação. Se somos seguidores de Cristo automaticamente trilharemos pelas mesmas pisadas, pelos mesmos caminhos.  Vejamos o que o Mestre diz sobre isso.
Marcos: 8. 34. E chamando a si a multidão com os discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me. - Bíblia JFA Offline
João: 13. 16. Em verdade, em verdade vos digo: Não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. - Bíblia JFA Offline
João: 15. 20, 21.Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, guardarão também a vossa. Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou. - Bíblia JFA Offline
E também Paulo diz:
2 Coríntios: 5. 14,15. Pois o amor de Cristo nos constrange, porque julgamos assim: se um morreu por todos, logo todos morreram; e ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. - Bíblia JFA Offline
Na verdade somos neste mundo peregrinos, está vida é tão repentina e tudo nela é tão passageiro quanto ela. Quem ama está vida é como aquele que constrói castelos de areia. Assim como as miragens no deserto enganam os sedentos viajantes, da mesma forma o mundo engana os que por ele passam com seus tesouros de mentira.
Mateus: 6. 19 a 21. Não ajunteis para vós tesouros na terra; onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração. - Bíblia JFA Offline

QUAIS AS RESPONSABILIDADES DO CRISTÃO?

* Conhecer e prosseguir em conhecer a seu Senhor.
Oséias: 4. 6. O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porquanto rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.
Oséias: 6. 3. Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como a chuva serôdia que rega a terra. 
É necessário ao cristão e a todo o homem prosseguir e se aprofundar em conhecer aquele a quem ele serve, aquele que o criou. E nós temos quatro meios interligados de conhecer a Deus, interligados pois um não é sem o outro. E eles são a oração, a Partir, a comunhão com os santos, e o Espírito Santo.

* Ter um bom relacionamento com seu Senhor, Salvador e Criador.
João: 15. 13 a 15.  Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer. 

Você já pode ser chamado de amigo, ou ainda é apenas servo?

*Conhecer a "Palavra de Deus".
João: 5. 39. Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim; 
2 Timóteo: 3. 16,17. Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra.

Nela está revelada a sua vontade, os seus caminhos,o seu amor, e toda a verdade.

* Pregar o Evangelho de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Marcos: 16. 15 a 18. E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais acompanharão aos que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e estes serão curados. - Bíblia JFA Offline
Mateus: 28. 18 a 20. E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. 

Está é a base de nossa religião. O cristianismo genuíno é uma religião proselitista(que faz adeptos e se divulga), é assim que Jesus, nos quer, que anunciemos as virtudes de seu Reino, o santo Evangelho de Salvação, e resgatem os as vidas dá morte Eterna.

* Ser um testemunho vivo da pessoa de Jesus.
Atos dos Apóstolos: 1. 8. Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra. 
1 João: 1. 1 a 3. O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam, a respeito do Verbo da vida (pois a vida foi manifestada, e nós a temos visto, e dela testificamos, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e a nós foi manifestada); sim, o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que vós também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo. - Bíblia JFA Offline
Ser testemunha, é ser prova viva, é ser evidência de que Jesus é o Filho de Deus(João 17.21).

* Ter a vida cheia do Espírito Santo.
Efésios: 5. 18. E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito, - Bíblia JFA Offline
Note o contraste, em ser dominado pela embriaguez com ser dominado pelo Espírito Santo. E leia em Gálatas 5.19 a 23, ali o contexto é amplo, não fala só da embriaguez, mas, de toda obra da carne e da obra do Espírito​ e como​ se contrastam entre si.

* Confessar a Jesus diariamente e diante de todos os homens.
Mateus: 10. 32, 33. Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. Mas qualquer que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus. - Bíblia JFA Offline
1 João: 4. 15. Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus. - Bíblia JFA Offline
Nossa confição é contínua, pois todos os dias somos expostos ao mundo como testemunho vivo de Jesus.

* Ter consciência de quem você é e do que você pode em Cristo Jesus.

Você é redimido e salvo (Romanos 3.24/2 Timóteo 2.10/Atos 10.43).
É reconciliado e perdoado(2 Coríntios 5.18,19).
É justificado e eleito ( Gálatas 2.17/ Efésios 1.4/4.32/ Romanos 5.1/ 3.22/ 2 Coríntios 5. 21).
Filiado a Deus pela fé em Cristo ( Gálatas 3.26/Efésios 2.10/Colossenses 1.2/João 1.12).
Um em Cristo (Gálatas 3.28/João 17.21,23).
Recebemos todas as bênçãos espirituais( Efésios 1.3/ Filipenses 4.19).
Um só povo com Israel e co-herdeiros das promessas ( Efésios 2.11 a 22/3.1 a 7/Gálatas 3.14,22).
Santo em Cristo Jesus (Filipenses 1.1/4.21/Colossenses 1.28).
Se gloriar, ou se gabar, se alegrar, ter ousadia ao confiar e por confiar em Jesus.(Filipenses 3.3).
Vocacionado (Filipenses 3.14/2 Timóteo 1.9/1Pedro 4.10).
Ter o coração e a mente guardado pela paz de Deus(Filipenses 4.6,7).
Fortificar-se na graça (2 Timóteo 2.1).
Ser perseguidos (2 Timóteo 3.12).
Guardados (Judas 1).
Vida e paz( João 1.4/3.15 e 16/6.40/16.33/10.10).
Receber o Espírito Santo (João 7.38,39).
Frutos para o Reino de Deus (João 15.4,5).
Andar, arraigar e ser edificados em Jesus (Colossenses 2.6,7/ 14.6).
Ressuscitar (João 11.25,26).
Anda na Luz(João 12.46).
Ter acesso a Deus(João 15.7).
Ter Cristo vivo em você (Gálatas 2.20/ João 14.23).

Para concluir, qual a verdadeira identidade do cristão?

Diferente do que defende os legalistas modernos, e dos defensores de dogmas denominacionais a verdadeira identidade do cristão, é o amor Bíblico.
João: 13. 34. Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros. 35. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros. - Bíblia JFA Offline

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série pecados 9: Palavra torpe

O cetro da impiedade

Desprezando toda a dor