Palavra importante 26: Paz

A verdadeira paz interior é uma mistura de fé convicta e boa ( limpa) consciência em Deus( Atos 24.16/1 Timóteo 1.5,19).
Porque? Como assim? Para início, a nossa paz procede ou se origina de uma fonte, a qual é a nossa reconciliação com Deus, após termos sido justificados pela fé em Jesus Cristo, com Deus, conforme Paulo em:
Romanos 5: 1. Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, - Bíblia JFA Offline
A partir de então não estamos mais em rebelião, não somos mais inimigos de Deus, recebemos em nós um Espírito que nos conduz pelo caminho da santificação, operando a mesma em nós por meio de sua ferramenta que é a verdade. A verdade é aquele tipo de ferramenta personalizada, que só na mão certa faz maravilhas, e sim somente na mão do Espírito Santo, também chamado por Jesus, de Espírito da Verdade, é que ela pode ser um agente libertador e transformador. Não existe, "a minha verdade", somente existe "a verdade", a Palavra de Deus é a verdade de Deus, sobre a realidade do homem e do universo,  e sobre os caminhos e planos eternos de Deus para os mesmos.
Então seguindo neste caminho de verdade o qual é Jesus, e também é a sua palavra, conforme os textos abaixo, desenvolvemos diante de Deus uma boa consciência.
João 14: 6. Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14: 16. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre. 17. a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós.
João 15: 26. Quando vier o Ajudador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que do Pai procede, esse dará testemunho de mim;
João 16: 13. Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras. 14. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará.
João 17: 17. Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade. - Bíblia JFA Offline
Então o pecador ouve a voz do Espírito Santo através da pregação do evangelho, se arrepende ao ser convencido do pecado,da justiça e do juízo, e então confia que Jesus o justo, poderá alcançar diante do Pai o perdão de seus pecados e a anulação de seu histórico pecaminoso(justificação). Jesus tem diante de Deus o Pai um feito, que é substituição governamental da punição dos pecadores pelos sofrimentos de Cristo. Tendo em mãos seu arrependimento sincero e sua fé n'Ele, ele pode te justificar pois os mesmos são condições para a sua salvação, uma vez que não tem como Deus declarar alguém justo se ele continuar a ser criminoso. Com a abertura feita no coração do homem pelo arrependimento e pela fé, o Espírito Santo através da verdade vai o guiando por um caminho de justiça e aí se estabelece aquele dito, " o meu justo viverá da fé", pois confiando totalmente em Cristo ele se deixa moldar de forma que não é mais um velho homem, mas, sim uma nova criatura em Cristo Jesus.
Logo em sua mente reina uma consciência livre da culpa do pecado, livre de mas intenções, ele é bem aventurado pois tem um coração limpo.
Está é a paz verdadeira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série pecados 9: Palavra torpe

O cetro da impiedade

Desprezando toda a dor