*Jesus e os crentes que há no templo

Tendo Jesus entrado no tempo, expulsou todos que ali vendiam e compravam; também derribou as mesas dos cambistas e as cadeias dos que vendiam pombas. E disse-lhes: Está escrito:
A minha casa será chamada casa de oração; vós, porém a transformais em covil de ladrões.
Vieram a ele no templo, cegos e coxos e ele os curou. Mas, vendo os princiais sacerdotes e os escribas as maravilhas que Jesus fazia e os meninos clamando: Hosana ao Filho de Davi! Indignaram-se e perguntaram-lhe:Ouves o que estes estão dizendo?Respondeu-lhes Jesus: Sim, nunca lestes: Da boca de pequeninos e crianças de peito tiraste perfeito louvor? Mateus 21.12-16


O texto bíblico nos mostra seis elementos; o templo, os comerciantes,o Mestre,os cegos e coxos,os principais dos sacerdotes e os escribas, as crianças. Existe no primeiro elemento, o templo os outros cinco:
*Jesus, o que não pode faltar.
* os cegos e coxos, estes são as pessoas que não tem Jesus; também representam os mais carentes, e necessitados da igreja.
Cegos, como Bartimeu( Marcos 10.46-50), sentados a beira do caminho mendingando o pão da palavra, pois são cegos e não podem trabalhar para consegui-lo, isto é jejuar, orar, examinar as escrituras; pois como o eunuco, não possuem entendimento (Atos 8.26-40)
E muitos que estão no meio de nós estão a lhes impedir de se encontrarem com Jesus.
Coxos, como o que Pedro e João( Atos 3.1-14) curaram, estes na porta do templo estão todos os dias diante de nós, querem caminhar no santo caminho, mas são coxos e todos nós lhes damos esmolas, isto é palavras sem unção, sem fé, sem esperança, mecânicas, sem a vontade que eles mesmos caminhem e adquiram dinheiro para si, aceitem Jesus e tenham como diz o Masquil feito entre os filhos de Corá (Salmo45.1), meu coração ferve com palavras boas.
E por fim existem no templo três tipos de crentes:
*os comerciantes, cambistas e os que vendiam no templo, Jesus os chama de ladrões. Este grupo de crentes não querem nenhum compromisso com Cristo, aparentam:
Nos ajudar; ser amigos daqueles que querem prestar um verdadeiro culto a Deus. Mas, na verdade são ladrões, e faziam, como Jesus havia dito, do templo de Deus, um covil de ladrões. Como injustos, roubavam, trapaceavam, e colaboravam para secularizar a vida dos adoradores do templo.Que não tinham mais, fervor em seus louvores (Isaías 29.13), pois eram frios e formais em suas adorações.
* Os principais dos sacerdotes e os escribas. O segundo grupo, é o dos crentes aparentes, mas, não verdadeiros, mestres no engano, pelos seus frutos Jesus os conhecia bem. Este grupo está na igreja, impedindo diante de Deus ou tentando impedir o grupo de crentes sinceros de a Deus adorar.
* As crianças.Aqui um grupo de crentes verdadeiros. Os humildes, e puros de coração, não caluniadores, como o segundo, não descompromissados e enganadores como o primeiro, mas, sinceros para com Deus, por isso prestavam e pretam o perfeito louvor. Não podemos confundir meninice com verdadeira adoração, este tipo de crente aqui descrito não são meninos na adoração, e sim meninos na malícia (I Coríntios 14.20).
O crente que quer ser sincero ele tem muitos opositores, este grupo de crentes sinceros, eram roubados pelo primeiro grupo, e o segundo grupo tentava diante de Jesus impedi-los de o adorar. Mas para ambos o 1º e o 2º grupo Jesus, teve a resposta, para o primeiro, os expulsou do templo, expondo-os a vergonha; expulsou os que vendiam e compravam, derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas. O segundo uma sábia chave para fechar-lhes a boca:
" Sim; nunca lestes: Pela boca das crianças de peito tirastes o perfeito louvor?"
Quero dizer com tudo isso que Jesus conhece os crentes que estão dentro de nossos templos.
E que os ímpios não subsistirão no juízo (Salmo 1.5), no juízo de Deus eles não permanecerão.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série pecados 9: Palavra torpe

O cetro da impiedade

Desprezando toda a dor