Sofre, pois, comigo, as aflições

Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo. 2 Timóteo 2.3.

Como aplicar a própria vida, ao que diz este versículo? Que tipo de aflição, Paulo poderia estar dizendo? Sofremos tantas aflições, no dia a dia, as aflições são decorrentes, muita das vezes de expectativas que temos; outras por decisões que tomamos como resultado delas ou o que esperamos ou premeditamos que vira a acontecer em decorrência das atitudes tomadas. 

A ansiedade também causa aflição, tendo em vista isso, foi que Jesus nos exortou a não andarmos ansiosos, pois a ansiedade produz em nós uma aflição desnecessária, que pode ser evitada. Aflição é sofrimento, angustia tormento, que pode ser infligido em alguém por meio de opressão, ou ansiedade, ou por outros meios, é um sofrimento muita das vezes mental, e não apenas físico.

 Mas, Paulo dizia de sofrer aflições como bom soldado de Cristo? Parece difícil de imaginar, o que seja isso, mas, vamos ver a vida de Paulo, desde sua conversão, quantas vezes, teve que fugir, dentro de sextos, sofrer fome, ser apedrejado, ser perseguido por ex-amigos, e que agora lhe são inimigos, muita das vezes, até mesmo cristãos apostatas o procurava infligir angustias, por quê? É o seguinte, Paulo estava com sua vida totalmente consagrada a causa do evangelho, e quantas vezes, teve que presenciar trabalhos que ele lutou para que se erguesse, sendo faccionado por apostatas; quantas vezes sua alma angustiou-se, por ver a boa causa de Cristo sendo manchada por judaizantes, ou gnósticos. Era fácil para Paulo dizer, isso, pois para alguém que está engajado no genuíno evangelho, muita das vezes ele vivera e sofrerá angustias na alma, por ver o que os homens fazem com essa verdade santa, como falsos cristãos e falsos pastores, doutores de concupiscências infamam a boa causa com suas heresias. E agora ficou fácil compreender, não é? Pois é, mas, então por que não sofremos muita das vezes estas aflições?É por que estamos acomodados e indiferentes, é mais fácil abrir um boteco gospel do que, sofrer a sã doutrina. E com isso você fica na sua que eu fico na minha, e a causa de Deus fica na dele, pois quem é que se dói pela boa causa do evangelho? Mas, é justamente isso que Paulo convocou Timóteo a fazer, a sofrer pela causa do evangelho, e como bom doutrinador combater os maus, e resgatar os bons, e aqueles maus que quiserem se converter de seus caminhos. Amado, Timóteo morreu, mas, o convite de Paulo ainda é lido por nós, portanto venhamos hoje a correspondê-lo. 

 Abraços que Deus voz abençoe!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série pecados 9: Palavra torpe

O cetro da impiedade

Desprezando toda a dor