Esperança e fé


Esperança e fé, são duas virtudes intimamente ligadas, segundo Romanos 8.24,25, só é esperança quando não vemos, pois, como esperaremos o que vemos?"Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos".Por isso podemos dizer com base em Hebreus 11.1, que a fé e o fundamento, o motivo ou causa de nossa esperança, pois lá diz:"a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem", e se é assim, podemos dizer que é o fundamento da esperança, visto a esperança ser aquilo que não vemos, mas, que temos a certeza de que assim o será, e por que temos a certeza? Por que confiamos, por que temos fé, e isto é a esperança.
I. A nossa esperança está em Cristo e ele é a nossa esperança, mas, não esperamos nele só para salvação, vida eterna, morarmos com ele, mas, ele é a nossa esperança em tudo, em que havemos de ser curados, libertos, transformados, etc...
II Não existe esperança sem fé, e por ela conhecemos que alguém tem fé.Quando Tiago falou sobre que a fé sem obras é morta, mostrou o aspecto físico da esperança, pois a fé sem esperança é morta.
a) Tiago 2.21,22. No acontecido em que Abraão ofereceu a Isaque sobre o altar, ele é interrogado pelo filho sobre o por que não tinham o cordeiro, ao que Abraão responde; Deus proverá para si o cordeiro do holocausto, meu filho"(Gn 22.7,8), dentro de si sabia que o cordeiro seria Isaque, mas, nesta frase transparece a esperança dele em que Deus haveria de livrar a Isaque. Ele obedeceu a Deus crendo que em Isaque seria chamada a sua semente(Gn 21.12/Hb 11.17-19),o mesmo Deus que agora pede a Isaque tempos antes o prometera ele cumpriria, e já esperava que uma hora ou outra isso ocorreria. Essa esperança é que fez abraão obedecer a Deus, sem temer que a promessa acerca de Isaque fosse por água a baixo, e por isso é que a esperança é o fruto da fé.
b)A verdadeira fé leva a atitudes,mas, não podemos dizer que a atitude é um ato de fé, pois nem sempre a atitude será produzida pela fé. O filhos de Ceva, judeu, principal dos sacerdotes, tentaram expulsar um demónio, na autoridade do nome de Jesus, ou seja tiveram a atitude, nome do qual eles não criam, pois disseram: "Esconjuro-vos por Jesus a quem Paulo prega", eles não criam em Jesus, era o Jesus que Paulo pregava, não eles. E o demónio não lhes respeitou.Por isso a esperança não a atitude, é que é a obra da fé(Atos 19.13).
c)Atitude de fé é quando a fé leva alguém a tomar uma atitude.Mas, estritamente falando; a fé só levará alguém a tomar uma atitude, quando ele for uma fé esperançosa.Se a fé não produzir a esperança, de maneira alguma levará a tomar uma atitude, pois a genuína fé sempre faz alguém esperar, sempre espera ela é sinonimo de confiança; por isso se alguém diz que tem fé, mas, vive desesperado a fé deste está morta.Outras coisas, ou outros motivos poderá levar a atitude, mas, somente a fé esperançosa levará a tomar a atitude de fé.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série pecados 9: Palavra torpe

O cetro da impiedade

Desprezando toda a dor