Seis indivíduos diferentes e a Fé



"Crê no Senhor Jesus e será salvo tú e a tua casa"

Este texto tenho tomado apenas para abertura do que pretendo aqui descrever, que é sobre seis indivíduos e a fé, ou seis atitudes que você pode ter diante da verdade, pois na concepção que Deus me concede de fé. Ela é a "aceitação da verdade".

I. O que tem fé, o crente, ou seja aquele que recebe a verdade.Este é o que crer de todo coração, é aquele que recebe a verdade a qual lhe foi revelada.

II. O que não tem fé, ou incrédulo. Já este descrer, ou recusasse a crer de todo o coração, é o que rejeita a verdade a qual lhe foi revelada, mesmo que se prove ou seja, mesmo se lhe for revelada não simplismente declarada, mas, mostraram lhe a evidencia de ela ser a verdade, e mesmo assim a rejeitou. Este não recebeu a verdade em seu coração, não creu, ou seja foi lhe mostrada a verdade por palavras ou por obras, por meio da pregação ou do textemunho e ele a rejeitou.

III. Apostata. Diferente do incrédulo, o apostata é alguém que um dia creu na verdade, recebeu a em seu coração, e depois a rejeitou(Hebreus 6.4-6).

IV. O indeciso ou duvidoso.É o que crer um pouco ou durante um tempo, descrer um pouco ou durante um tempo. Não é nem crente, nem incrédulo. É o de coração incompleto, imperfeito diante de Deus.É assim por estar cheio de dúvidas, de incertezas a respeito da verdade, só Deus pode trazer luz suficiente ao indeciso e arrancar-lhe todas as trevas do conhecimento(Salmo 36.9 pb). Mas, Deus nos usa para tal, e a verdade sempre é revelada ao humilde, o orgulhoso sempre andará em trevas, ele pode até ser simples, mas, continuar orgulhoso, a humildade é um estado da vontade e não tem nada a ver com simplicidade.

V. O inconstante. A fé é a aceitação da verdade. A verdade pode ser muito aburda, muito dúra, a verdade é muito simples, a mentira por sua vez é muito complexa. O inconstante no tocante o seu relacionamento com a fé, é aquele que aceita e crer com muita facilidade tudo, desde que não esbarre em seus vícios.Procura, por esta causa, um meio de contornar a verdade, ou de fazer uma releitura da mesma, ou mesmo a descarta e sai a procura de outra resposta. Faz isso muita das vezes por orgulho.Pode crer só em certos aspéctos que lhe convém, ou que quer acreditar, porém em outras verdades que não lhe convem, não crer.É como o coração representado pela terra pedregosa, de que Jesus falou, é difícil da palavra criar raiz em sua vida, pois ela encontra muitas resistencias(Mateus 13.20,21).

VI. O ignorante. Se não conheço como posso crer ou descrer? Nem um incrédulo é totalmente ignorante, ele sabe mesmo que seja uma simples noção.

Deus voz abençoe!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série pecados 9: Palavra torpe

O cetro da impiedade

Desprezando toda a dor