O Espírito ou as circunstancias?


O vento sopra aonde quer, e ouves a sua voz, mas, não sabes donde vem nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito. João 3.8

Há duas coisas que determinam as trajetórias da vida de uma pessoa, as circunstancias ou o Espírito Santo. Quando digo que elas determinam, estou me referindo em dois sentidos, no sentido de influencia e no sentido de submissão. Quando é no sentido de influencia se destaca mais, as circunstancias da vida, quando é no sentido submissão se destaca mais a pessoa do Espírito de Deus.
Pois o Espírito ele pode te influenciar por meio de circunstancias, a seguir por um caminho que a vontade soberana dele determinou, mas, sendo assim a sua vida não será na verdade guiada por ele e sim pelas circunstancias, que podem tanto serem manipuladas por ele, como por Satanás. Agora o Espírito de Deus pode te influenciar, e você ser verdadeiramente guiado por ele, se você resolver se submeter a vontade d'Ele. Mas, para ser guiado pelo Espírito e ter a sua trajetória determinada por ele, você precisa se submeter, você precisa decidir de coração a isso, você precisa querer, precisar fazer esta escolha.
Porém para ser guiado e ter a trajetória de sua vida influenciada e determinada pelas circunstancias, você só precisa não escolher, e não querer ser guiado pelo Espírito de Deus, pois as circunstancias, estão ai, forçando e conduzindo as pessoas, como os freios e viseiras que colocamos nos cavalos, fazem. Desde o nascimento de uma criança até a sua morte, as circunstancias estão a espreita-las e força-las a fazerem escolhas, que nem sempre serão a que elas realmente querem, que nem sempre chegaram ao fim que elas realmente desejam, neste sentido não há um arbítrio totalmente livre, mas, a sua liberdade é apenas parcial.
Termino esta breve reflexão te fazendo uma pergunta. O que você realmente quer, ser guiado pelo Espírito, ou ser empurrado pelas circunstancias?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série pecados 9: Palavra torpe

O cetro da impiedade

Desprezando toda a dor