Tentação o que é, e em que somos tentados


Todos, falamos sobre o assunto, julgamos sobre o mesmo, mas, uma das qualidades de um cristão genuíno é ser lúcido, ter um bom discernimento de tudo (1 Coríntios 2.14).Por isso me ponho a indagar sobre a tentação, o que é isso?
Ora tentação são pensamentos (idéias e lembranças, em sua maioria) e sentimentos, que ousam ou procuram nos persuadir, convencer alguém a satisfazê-lo. Se você já concorda com eles de antemão, se antes de vir o sentimento ou pensamento persuasivo, você estiver concordando com ele, então não há ou não ocorre tentação, pois não há necessidade de ser convencido. É como se você fosse um barco a remo, e estes sentimentos e pensamentos fossem o rio; se você precisa subir o rio você vai nadar contra a correnteza, que se oporá o tempo todo ao seu barco tornando difícil a sua navegação, isso é tentação. Agora se você procura descer o rio, já não terá dificuldades, pois o rio se não te oporá, você estará indo conforme a correnteza, isso não é tentação, pois não há um esforço da correnteza contra o barco.
Jesus disse: “Vigiai e orai para que não entreis em tentação” (Mateus 26.41).A receita bíblica de Jesus é um remédio preventivo, vigiar tem por objetivo você se livrar daquilo que poderá te tentar e fazer você cair ao ser tentado, orar tem por objetivo que Deus te livre daquilo que não está ao alcance de sua mão o fazer para evitar a tentação, é o que diz a oração modelo do Pai Nosso:    “Não nos deixe conduzas em tentação, mas, livra-nos do mal,”(Lucas 11.4).Então em que somos tentados?
*Somos tentados, nas nossas inclinações, nos nossos sentimentos.
Naquilo em que somos inclinados, ou temos uma tendência,  são sentimentos em que a nossa vontade tem já se exercitado em satisfazê-lo, caminhos ou escolhas que já estamos acostumados a fazê-los. E ai quando não queremos mais, quando procuramos outros caminhos; no nosso caso, como servos de Deus procuramos viver a nova vida em Cristo Jesus, deixando as coisas velhas, ai é que somos tentados. Pois as lembranças desta velha vida são ativadas, por uma música, por um perfume, por uma frase dita por alguém, ou mesmo por um vento que sopra, ou pela presença de alguém ligado a ela, e isso é como navegar num barco a remo contra a correnteza de um corpo exercitado pelo pecado (Romanos 8.1-17).
*Somos tentados, nas nossas ambições, nos nossos projetos e desejos a serem alcançados.
O que você faria para alcançar os seus objetivos, os seus sonhos mais desejados?Se você é uma pessoa determinada, ambiciosa, você será tentada; idéias te serão sugeridas, e desejos te acometeram, no intuito de te fazer ir por caminhos mais fáceis de alcançar o que se deseja. A tentação esta em que no caminho de alcançar os seus objetivos, ou você será tentado a desistir ou será tentado a usar métodos e meios que normalmente não faria só para alcançar os seus objetivos. Para nós cristãos, a vida eterna é o nosso objetivo, mas, encontramos muitos obstáculos que tenta nos fazer desistir dela. Para nós cristãos como cidadãos de uma pátria terrena, temos desejos de prosperarmos financeiramente, profissionalmente, entre outros, por isso encontramos sugestões que nos tenta, propor soluções e caminhos alternativos para dar o que precisamos, mesmo que isso implique em negociar os nossos valores como servos de Deus.
*Nas nossas convicções, confissões, crença ou fé.
O que é uma convicção? É uma certeza enraizada em seu coração, onde não há lugar para dúvidas.
O que é uma confissão?É aquilo em que você professa crer, um seguimento ideológico e ou religioso, segundo o qual esta alicerçada a sua vida.
Somos tentados, com dúvidas a respeito de nossas confissões. Somos seduzidos todos os dias e assediados, na intenção de deixarmos as nossas crenças, se não temos convicções em nossas almas, seremos presas fácil. Somos tentados mediante as crises e tribulações da vida, como se elas fossem britadeiras querendo quebrar os alicerceis de nossa convicções, momentos estes nos quais se a graça de Deus não for conosco pereceremos(Salmo 125.3), mas o Senhor não nos deixará ser abalado. Paulo diz, que não há tentação que não possamos resistir, e que Deus não nos deixará tentar acima de nossas forças, mas, que nos dará um escape(Romanos 10.13).

Que o Senhor nos dê graça e nos livre do mal!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série pecados 9: Palavra torpe

O cetro da impiedade

Desprezando toda a dor