Serie pecados 3: Egoísmo

Dos fundamentos da injustiça, o egoísmo é o mais sólido deles e o mais necessário para que a mesma se estabeleça.De sorte que assim como uma das qualidades do pecado é a vaidade, também todo o pecado é necessária e originalmente egoísmo.O egoísmo diferente da vaidade não é uma qualidade do pecado, mas, todo o pecado como diz Finney, "é apenas uma forma diferente de egoísmo." Pois assim como toda a santidade se resume num amor benevolente e desinteressado, da mesma forma todo o pecado se resume num amor interesseiro e num coração a serviço do ego, numa consagração ao ego, ao bem pessoal como sendo o mesmo um bem supremo. Traduzindo em poucas palavras o pecado se resume em egoismo e a santidade em caridade(amor que leva a prática do bem, mesmo que não tenha retorno).
Embora convencionou-se que a devida tradução para o português ao invés de caridade fosse amor. Todavia a palavra caridade traz consigo um sentido de amor que leva a prática do bem ao próximo; e egoismo é amar a si demasiadamente até mesmo acima do próximo se assim me convier.
O egoísmo pode não ser percebido pelo seu praticante, mas, se analisarmos a sua conduta ao longo da vida, ou mesmo numa simples escolha, assim o notaremos. O egocentrismo, o narcisismo, o hedonismo; são marcas de uma geração que progride no egoismo. Um geração de cristãos altivos e sem arrependimentos, que critica o cristianismo antigo e de raiz nas escrituras(cristianismo genuíno e ortodoxo), esta é uma geração que não está pautada pelos valores da Bíblia sagrada.
Vejo muitos pastores, teólogos modernos e leigos que criticam a igreja falando mal de nossas atitudes conservadoras, mas, se analisarmos em que se baseiam, ou com qual fundamento, ou em que se fundamentão suas razões e ideias para nos criticar, vamos encontrar referencias hinduístas, espíritas, marxistas, humanistas, froidianas, mas, não bíblicas, pois até mesmo suas interpretações bíblicas são vistas com as lentes das filosofias acima citadas e outras que não são originalmente cristãs.E o que isso tem haver com egoísmo? Tem que de uma forma direta ou indireta todas essas correntes promovem um estilo de vida cuja essência é egoismo e vaidade(você pode até discordar de mim, mas, antes de me questionar questione a si mesmo). Quando falo de correntes digo do pensamento cristão moderno que tem outras fontes anti-cristãs e anti-bíblicas como orientadoras.
O egoismo faz parte da filosofia do nosso século, pois até mesmo a Bíblia eles usam pra proteger suas escolhas egoístas, frases muito comuns na boca do povo são: " Não jugueis para que não sejais jugados" principalmente se o dito cujo na sua arrogância não deseja ser questionado. Outra, "ame ao seu próximo como a si mesmo", traduzindo ame ao seu próximo se isso lhe for trazer algum benefício; é claro, se você afirmar isso, vão ficar escandalizados, mas, só usaram essa frase quando estiverem temendo por sua próprias vidas, ou num discurso para defenderem suas próprias práticas pecaminosas, acusando e chamando a igreja de preconceituosa e dizendo que ela não cumpre este mandamento para com eles. Outra, "Deus só quer o coração", sendo assim desde que eu chegue na igreja, chore, dê o dízimo, levante as mãos, ouça uma palavra triunfalista que com certeza me dirá o que estou passando e o resto dos crentes ali presentes, então tudo bem se após isto eu sair dali e minhas convicções e emoções se perverterem. Porque segundo os mesmo, não importa o seu viver dissoluto, o que importa é você dizer que é cristã, viver uma religiosidade.
Logo o egoísmo é o pecado do amor a si mesmo, acima de todas as coisas, dele ou de um coração egoísta, procede todos os males que convier para a satisfação do ego, da carne, direta ou indiretamente. Um coração egoísta pode pecar mesmo adorando, pois para a adoração não seja pecado, o propósito do seu coração precisa ser santo, tem que ser agradar a Deus sem reservas. Não há como agradar a Deus sem reservas se o coração preocupa em primeiro lugar em agradar a sim mesmo.

Que Deus nos livre desta geração nos dando uma coração igual ao seu.
"coração disposto a obedecer, cumprir todo o seu querer"...(Diante do Trono)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série pecados 9: Palavra torpe

O cetro da impiedade

Desprezando toda a dor