Fundamentalismo e fanatismo em cristianismo são opostos extremos

Fundamentalismo e fanatismo em cristianismo são opostos extremos.Repito e grifo a frase título desta postagem.No cristianismo ortodoxo genuíno e bíblico, existe uma diferença entre fanatismo e fundamentalismo.
*O fundamentalista cristão se estabelece nos princípios bíblicos, se tornando uma pessoa pacifica, mansa, humilde e de boa influencia tal como o sal e a luz(Mateus 5.1-16) . Moderação é um princípio e qualidade do fruto do Espírito e mesmo da pessoa que o possuí o Espírito Santo( Gálatas 5.22).
*O fanático geralmente se estabelece, ou estabelece as suas crenças, na palavra de líderes manipuladores e ou na experiencia mística pessoal sem bases bíblicas( se usam é descontextualizado e destorcido o sentido real dos tais textos). Bebem da fonte de ideologias, são guiados e orientados como cavalos com viseiras, viseiras ideológicas que cegam e escravizam, viseiras também da ignorância sobre as verdades bíblicas.É estes líderes manipuladores que atraem de forma cativa a consciência dos ignorantes, simples e ingênuos, e ainda os ameaçam com palavras tais como; "não toqueis nos ungidos".E é desse mesmo meio que saem os tantos escanda-los tais como os vemos hoje. Igrejas neopentecostais, não podem serem encaixadas como fundamentalistas e sim são puramente fanáticas(Atos 20.26-37).Não estou falando de que lá não haja pessoas que se fundamentam na palavra, mas, sim que a grande maioria dos que frequentam tais movimentos e bebem fielmente de suas ideologias são assim, ou mesmo tende a isso.
Os seguintes tópicos distinguem um fundamentalista cristão de um fanático religioso na igreja.

Fundamentalistas cristão

*Bíblia é a autoridade máxima em teologia, para orientação de sua vida. Ele a tem como manual de fé, de vida e prática.
*Pacífico e manso, não grita, nem se exalta( Tiago 1.19,20), diante a afronta tem uma resposta sempre pronta e segura(2 Timóteo 2.24-26).
*Tem convicções profundas em sua alma, dizer do mesmo que ele é preconceituoso constitui-se até uma afronta.
*Não se decepciona na fé(Salmo 125.1,2), pois não espera de Deus, aquilo que Deus não lhe assegurou, e mesmo que alguém use a palavra para dizer que Deus o assegura, ele tem certeza de que o mesmo está a distorcer a verdade e que a palavra do mesmo não vem de Deus e sim da conveniência deste.O Próprio Satanás usou a Bíblia com argumentos bem convincentes e que pareciam justos, mas, não era a mesma a palavra de Deus, pois estava descontextualizada e distorcida e Jesus o rebateu( Lucas 4. 1-13).
*Não odeia ou promove a intolerância religiosa(mas, é zeloso pela ortodoxia da sua), sua postura esta escrita em 2 Timóteo 2. 1-8, grifo em evidencia o versículo 8, que diz; "quero pois que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda".

Fanático no meio cristão

*Bíblia é um amuleto que serve misticamente para afastar os maus, aberta no Salmo 91. Também é usada de forma a reviria com textos descontextualizados para justificar práticas extremas de legalismo, ou permissão de alguns pecados. Usada pelos lideres manipuladores para acovardar rebeldes e explorar fiéis incautos.
*O fanático geralmente é fruto apenas do poder persuasivo da religião, logo o mesmo não possui em si o fruto do Espírito, não é moderado, é escandaloso, sensual, iracundo. Por não conhecer a Bíblia de verdade e não ter a operação do fruto do Espírito em sua vida, por não ser convertido a Jesus e sim aos ideais da religião, pode e se torna uma arma da intolerância(pois não compreende a palavra de Deus) religiosa.
*Sofre muito e decepciona-se na fé, pois se apoia em homens e no que eles dizem. Não são como os bereianos.
*Não tem convicções, suas certezas se baseiam em experiências místicas pessoais sem amparo bíblico, aliais a experiencia pessoal esta para eles, na prática, acima da palavra.
*Fato, todo fanático não conhece realmente a palavra de Deus, e é um incauto.

Há em cristianismo muita diferença, entre fundamentalismo e fanatismo, não é muito difícil distinguir os dois. Basicamente a diferença está em que o fundamentalista está arraigado nas verdades bíblicas, e o fanático no homem e na experiencia pessoal. Diferente do que os chamados "progressistas", no meio cristão possa dizer, os fundamentalistas não possuem a mente fechada, mas, possuem mentes vacinadas contra todo o veneno. E os verdadeiros fanáticos estão ou surgem também do meio destes tais "progressistas".

Um grande abraço a todos fundamentalistas como eu!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série pecados 9: Palavra torpe

O cetro da impiedade

Desprezando toda a dor