A"Parada " o orgulho e o egoísmo.

Penso que não houve palavra mais bem colocada, orgulho. O que é uma parada? É uma passeata temática onde as pessoas se exibem e exibem como no carnaval objetos, faixas, pessoas, carros, trio elétricos; sempre é feito em comemoração a algo, uma data, um feito. Mas o que é a parada do orgulho? É onde o orgulho( vaidade, jactância, arrogância, presunção) é almenajeado, enaltecido.
Então esta "Parada", não é em memória do sofrimento não busca de forma humilde  um reconhecimento( mesmo porque quem exalta o orgulho não quer nada com a humildade). Mas se exibe de forma orgulhosa, afrontosa; mostrando assim o orgulho como forma de troféu. Coisa que é característica principal de seus organizadores , freqüentadores e apreciadores. Este orgulho tão louvado esta entranhado em suas naturezas como algo que os impede de vencer o mal que os oprime, relegando os de forma presunçosa a uma condição imutável aos seus próprios olhos. O orgulho aliado ao egoísmo, juntamente são alicerces que fortifica qualquer vicio na natureza humana tornando o um tirano, tornando o uma fortaleza quase que impossível de ser quebrada. É graças a estes dois pilares que hoje os promotores dessa "parada", se vem convencido de que são o que sempre deveriam ser, e perseguem aqueles que buscam mudar dizendo que não há mudança.
Parece pesado afirmar que estas pessoas são orgulhosas, muitas são tidas até por humildes e por padrão de humildade pela sociedade, mas, afirmar o contrário seria simplista e muito superficial, o orgulho pode não ser geral, pode ser específico ou concernente a sua condição. Cabe outra afirmação, o orgulho é marca presente em nossa geração. Quando alguém fala que o outro é humilde na verdade está apenas constatando um análise superficial do mesmo. Uma pessoa pode ser aparentemente humilde; pois humildade não é uma condição e sim uma postura, uma iniciativa, uma escolha moral constante de vida. Humildade uma escolha constante da alma e perseverante da vontade. Mas esta humildade que as pessoas simples admiram, a qual serve mais como amuleto de vaidade, está não é humildade.O humilde que eles admiram é apenas menos orgulhoso que os seus admiradores.
De igual modo parece pesado afirmar que estes homens também são egoístas, pois a todo o tempo dão prova de desprendimento. Mas outra vez digo, não sejamos simplistas ao falar sobre egoísmo. Um filantropo pode ser tão egoísta como um playboy. Quem desta geração tem uma conduta verdadeiramente não egoísta, não amante de si mesma, regendo o seu âmago, o seu foco e propósito de vida; que não seja antes cheio do Espírito Santo?
O egoísmo tem estado tão enraizado na alma do homem, que quando ele mostra aparente desprendimento, o seu "desprendimento" é na verdade uma forma diferente de egoísmo. A qual ainda não foi classificada, ou a qual é bonita aos olhos dos leigos, a qual ganhou simpatia aos olhos dos leigos, por se vestir de roupas de virtude e não parecer um vicio, um mal moral.
O orgulho cega o homem para a sua condição e impede um desejo sincero de mudança. "Deus resiste aos soberbos ( orgulhosos), mas da graça aos humildes"." Quem a si mesmo se exaltar sera humilhado..." Tiago ensinamos a sentirmos as nossas misérias, e nos humilharmos debaixo das mãos potentes de Deus para que Ele a seu tempo nos exalte(  Tiago 4.6,10).
Tais pessoas que exaltam e almenajeiam o orgulho pelas avenidas do mundo nesta tal parada, não são pessoas dialogaveis. Eles não conseguem ouvir outra voz, outra razão a não ser a sua própria. Não conseguem raciocinar diante do argumento alheio, e não querem.
Por que o orgulhoso tem a sua necessidade pessoal como uma causa de vida, não ouvi lo pode ofende-lo, a necessidade do outro pode esperar a dele não. Notem os tais de quem falo e as suas condutas e veram que são mesmo marcadas por puro egoísmo e orgulho. Não preciso dizer quem são todos sabemos que há apenas uma "Parada do orgulho". Meu objetivo neste texto é apenas gritar a palavra orgulho e ao não sitar nomes poder manter o leitor no foco. Muita das vezes quando damos nomes desviamos o foco daquilo que é mesmo preciso saber.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série pecados 9: Palavra torpe

O cetro da impiedade

Desprezando toda a dor