Os que estão "a beira do caminho".

" Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho, e as aves vieram e a comeram. "Mateus 13:4

Este tipo de coração é o oposto do que é simbolizado pela "boa terra". A boa terra é um terreno preparado, arado, capinado, enquanto que " à beira do caminho " é um terreno pisado, socado é uma estrada, não uma roça. Este é o primeiro terreno listado por Jesus e entre este e a " boa terra há outros dois terrenos o pedregoso ( pedregais) e o " entre espinhos ", dos quatro terrenos este é o único que simboliza um coração que ouve, mas, não recebe a palavra. A parábola do semeador retrata a reação e a conduta das pessoas diante da exposição do evangelho. O evangelho é a notícia alegre da chegada do "Reino de Deus", anunciada por João e depois por Jesus e seus discípulos conforme registrado nos evangelhos. Até o momento que a pessoa não aceita a Jesus o reino a quem ele pertence é o reino do "príncipe deste mundo"( João 14.30/12.31) expressão que faz referência a Satanás. Embora o mundo físico esteja sobre o domínio do homem, todavia os homens estão sobre o domínio de Satanás, logo dominando o dominador ele domina sobre tudo a quem o dominador exerce seu domínio ou influência. Agora quando a pessoa aceita a Jesus, ele é resgatado do domínio de Satanás, comprado e pago pelo sangue de Jesus, assim sendo Satanás não mais tem legalidade sobre ele, o homem com Jesus esta livre do domínio de Satanás. A ele então é chegado e estabelecido sobre si um outro domínio, um outro reino, o "Reino de Deus". Não basta apenas você ser súdito do reino de Deus, você precisa buscar constantemente conhecer e experimentar as virtudes deste reino, porque as do outro ele já conhece. Então não é do interesse do "Maligno"(outro nome usado para designar o diabo), que a palavra de Deus encontre lugar em nosso coração. Se a pessoa despreza e ou não intende a mensagem do Reino, logo nisto ele vê a oportunidade de remover qualquer vestígio da palavra de Deus, para que o mesmo não possa voltar atrás.
Vamos então considerar os detalhes dados a nós por Jesus, concernentes a este coração.

1°."...parte dela caiu à beira do caminho,"

No canto da estrada ou de uma trilha, lugar de movimento de pessoas e animais. Este tipo de terreno é impróprio para o plantio, e a gente pode até questionar o porque de o semeador ter lançado parte de suas sementes ali. Poderia ter sido o vento, que empurrou as pequenas sementes para longe fazendo-as cair entre pedregais? Ou à beira do caminho? Ou ser o semeador alguém inexperiente, que não teve o devido cuidado de preparar a terra? Sim, de certo poderia! Mas, a parábola em si é apenas uma ilustração da pregação do evangelho do Reino de Deus, não é uma narração real de uma semeadura de sementes em terra. Porque a semente da parábola na verdade é o evangelho e os diferentes tipos de solos que a recebe são os corações humanos, que são diferentes, mas, não são como um solo de terra real, que a gente pode olhar com os nossos olhos carnais e saber como são. Nisto está também a justiça de Deus, que o próprio semeador é também humano, sendo assim ele não pode ver os corações e com isso a palavra é pregada a todos por igual, com o mesmo empenho, sem discriminação. Com isso perante o Altíssimo não há que se reclamar uma vez que todos tem oportunidades iguais, até mesmo aquele que está a beira do caminho.

2°"...foi pisada," "Quando alguém ouve a mensagem do Reino e não a entende,... "( Lucas 8.5/Mateus 13.19).

Este tipo de coração pode ser também caracterizado pelo desprezo a palavra de Deus, são pessoas que quando ouvem a palavra de Deus, não lhe dão atenção. A aqui posso entender então que há dois tipos de pessoas que não entendem e que por isso não conseguem receber a palavra.
Há os que não entendem por uma questão de discernimento, a causa pode ser que o expositor da mensagem evangelística não o faz com clareza a exposição da mesma. Mas o motivo pode ser a própria pessoa com uma mente conturbada, cheia de preocupações, com um coração aflito, sem conseguir com isso da a devida atenção a boa semente que lhe é lançada. Sendo assim, mesmo que ouça as palavras lhe serão ininteligíveis, ou seja incompreensíveis.
E às que desprezam. E porque a que despreza pode ser tido também como alguém que ouve mas não entende? Porque como você poderá entender algo que despreza antes mesmo de saber direito sobre o mesmo? Sobre o que se trata? Não entendem porque não dão atenção, ouvidos a palavra, pelo contrário estão com a mente tão cheias de pensamentos, ambições e outras coisas que ficam como solo rochoso, impenetráveis para a palavra de Deus.

3° "... e as aves do céu as comeram". "Logo que a ouvem, Satanás vem e retira a palavra nelas semeada. "( Lucas 8.5/Marcos 4:15)

As aves do céu são na parábola símbolos do maligno ou dos demônios emissários de Satanás. Como já dissemos, não é do interesse do "príncipe deste mundo", que as pessoas deixem de serem seus súditos, deixem de se submeterem aos seus poderes, passando a desfrutar do Reino de Deus. Assim quando a pessoa despreza a palavra de Deus, mesmo assim a semente permanece ali, mas, a atitude da pessoa é como um chão socado, rígido. Todavia o inimigo sabe que mesmo sendo o chão socado e rígido, porém ele não deixa de ser terra, a semente estando ali, conserteza ao lubrinar, vindo o orvalho, a terra ficara um pouquinho macia e a raiz surgiram da semente penetrando-a. Por isso ele não espera muito tempo, se a pessoa não deu crédito, ele trata logo de retirar a semente.
Mas, quais são os meios pelos quais ele faz isso? A Bíblia diz que ele faz de forma violenta, ele vem e "lhe arranca o que foi semeado em seu coração "( Mateus 13.19).
A). Escândalo. Promovendo um escândalo para por meio dele desacreditar o evangelho. O escândalo é um atentado contra a "boa fé" das pessoas. Para pessoa cujo coração está como o descrito no texto o escândalo varre do seu coração toda a chance que ele tinha de mais tarde poder remoer, meditar, trazer a memória aquela palavra. Pois tira o crédito daquela palavra para a pessoa que a ouviu, por a pessoa associar ela ao que a ministrou, a sua vida. Pois a pessoa passa a des credibilizar a palavra que ouviu daquela pessoa que se ela está envolvida naquele escândalo. E mesmo que a mesma não esteja envolvida no escândalo por ser ela cristã, o inimigo diz em seu coração que todos são "farinha do mesmo saco". O fato é que por a pessoa não ter crido no evangelho quando o ouviu, ela não experimentou o seu poder (as virtudes do Reino), sendo assim ela acredita mesmo na palavra do opositor.
B). O contra evangelho. Se a pessoa ouviu mas, não deixou que a palavra encontrasse lugar em seu coração, então vem o opositor e traz "o contra evangelho", diante desta exposição a pessoa tem qualquer vestígio do que ouviu sobre o evangelho sufocado. Sua visão para com os cristãos passa a ser crítica e pejorativa. O contra evangelho é o evangelho do  Anticristo, um monte de mentiras ideológicas que o inimigo fala e enche a cabeça da pessoa contra o bom evangelho, no intuito de sufocar a boa semente do coração do pecador, para que ela não brote, não consiga penetrar em sua alma. Em 2 Tessalonicenses 2.7,9-13, fala deste mistério da iniqüidade, descrevendo a ação de Satanás, nos corações daqueles que desprezaram o evangelho. É claro que o texto trata de algo que esta para acontecer, mas, a descrição do texto de como a operação do erro se da sobre a vida daquele que não da crédito ao evangelho, é a mesma forma como o inimigo já age hoje sobre a vida de quem não dá crédito. E de quem não  não entende por uma deficiência na explanação do pregador ou por estar com a cabeça muito cheia de coisas, ele o inimigo vem com sua mentira para impedir que ele venha a crer"...porquanto rejeitaram o amor à verdade que os poderia salvar.Por essa razão Deus lhes envia um poder sedutor, a fim de que creiam na mentira,"...(  2 Tessalonicenses 2. 10,11)
 Ele seduz e engana, ele promove sinais de mentira, e estas pessoas crêem, depositam a fé em fábulas e em enganos do "príncipe deste mundo", que o mesmo "espirito do Anticristo."
C) Sedução e mentira. Com base ainda no texto acima de Tessalonicenses e no que já tenho dito até agora. Ele usa os próprios desejos e ambições da pessoa para impedir que aquela semente encontre algum meio para poder brotar naquele coração.
Ele seduz ou seja ele convence de forma persuasiva, retirando os olhos e a atenção da pessoa de forma que mesmo que ela ouça mas não consegue entender pois não consegue prestar atenção no que lhe é dito acerca de Jesus.
Ele mente, se a pessoa ouviu mas, não entendeu, ele traz a sua explicação. De forma a desvirtuar a palavra aplicada nele.

 Para concluir. Os tipos de corações aos quais Jesus se referiu não são estados permanentes da alma. Hoje uma boa terra pode ser o que ontem era a beira do caminho. Por isso não podemos desistir deles, nem mesmo dos corações que são como solo rochoso, ou entre espinhos. Não cabe a nós deixarmos de semear ou julgar o caráter do campo. O semeador de certo saiu de madrugada bem escura a semear, e lançou a sua semente sem olhar para o campo. Da mesma forma não somos capazes de ver o coração, só vemos a reação externa, que nem sempre é mostrada instantâneamente. No caso do coração como a beira do caminho, podemos perceber a sua reação, que no geral é a indiferença. Mas isto pode significar apenas um momento de sua vida.
Nesta reflexão disse sobre o que ocorre e o porque. Mas uma pessoa que não entende ou despreza o evangelho quando o ouve, poderá seguir ou não ( isso quem sabe é Deus) um longo caminho até ouvir novamente a palavra e pode ser que dessa vez ela encontre um meio de brotar antes que seja arrancada novamente. Pode ser que naquele mesmo dia ou semana ou mês ele ouça o evangelho de diversas formas, e caberá a ele deixar e pode ser que de uma destas vezes Satanás não consiga evitar que ele entenda a boa semente, mas, pode ser que já esteja bem contaminado pelo " contra evangelho ", e tenha dificuldades para aceitar a boa verdade.
E digo que quem ouvir a mensagem do evangelho várias vezes será feliz por ter estas oportunidades. Pois o príncipe deste mundo fara de tudo para que ele não tenha uma próxima vez. E muito mais feliz ainda será aquele que em meio a tantas oportunidades vier a aceitar a Jesus numa delas. Há pessoas que tem uma única vez.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série pecados 9: Palavra torpe

O cetro da impiedade

Desprezando toda a dor