Ponto a considerar 15: "...O Diabo e seus anjos..."

Mateus: 25. 41. Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai- vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos; - Bíblia JFA Offline

A palavra anjo tem origem no termo grego ággelos que significa mensageiro. Olhando por esta lógica, vemos que muitos se tem feito anjos do Diabo, e não é presunção minha dizer que o inferno também foi feito para estes.
Muitos de nós se tem feito seus anjos, seus mensageiros, seus ministros, porque infelizmente muitos cristãos, deixaram de ministrar a vontade de Deus, e ministram a vontade de Satanás, outros nunca chegaram a conhecer a vontade de Deus.
Muitos de nós chingam, amaldiçoam, escarnessem, exploram a fé dos leigos e simples, roubam e extorquem o dinheiro dos fiéis, dizem que Deus diz quando Ele não falou, não perdoam, não amam, assacinam, se embriagam, são sensuais, avarentos, mentirosos, não pregam a Bíblia de forma honesta, mas, sim com conveniência carnal, cheios de cobiça, torcem as verdades santas para agradarem a carne, faz concessões dá mesma para agradarem os homens. E ainda tem a tranquilidade de dizer, que são servos de Deus, ungidos ( são Saus), homens de Deus, profetas, eu me entristesso em concluir que muitos de nós, somos na verdade filhos do inferno.
Sabemos que o texto se refere a anjos que seguiram a Satanás, e não a homens, mas, assim como o mestre Jesus se referiu aos ministros das igrejas da Asia como a anjos ( Apocalipse 1.20/ 2.1,8,12,18/3.1,7,14  ). Não seria impróprio a mim dizer, que além de anjos (seres espirituais celestes) este texto também se estende a todos aqueles que são ministros e mensageiros do diabo mesmo sendo os mesmos homens. No grande dia algo que me chama a atenção é que Jesus diz, que muitos dirão naquele dia: 'Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres?"(Mateus 7.22,23) Ou seja, estaram até mesmo achando que são ministros de Deus, todavia a resposta de Jesus revela o verdadeiro caráter de suas obras, e o tipo de relação que o Senhor tem com eles.
Primeiro Ele diz,"nunca voz conheci", ou seja, Ele não é e nunca foi Senhor e Mestre dos mesmos, e eles não são seus servos, seus anjos, seus ministros.
Segundo Ele diz,"apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade", vemos então que tudo o que realmente procediam d'Eles, era iniqüidade.
A palavra conhecer na Bíblia sempre trás consigo o sentido de relacionamento, de interação e não meramente o conhecimento intelectual, por isso o conhecer a Deus implica um real conhecimento do mesmo, por isso Jesus disse para os mesmos, "nunca vos conheci".
 Iniqüidade é a forma do pecado quando é praticado contra o próximo, ou seja do próximo estorquiram, mentiram, manipularam entre outros crimes, e crimes dos quais até pensar neles trás aflição a alma.
Mas, aí vem a pergunta, mas, eles não profetizaram, expulsaram demônios e fizeram milagres?
Tenho quatro respostas para isso.

1. Quando os discípulos voltaram dá missão evangelística a qual Jesus os encubera, eles estavam alegres, pelo fato de terem expulsado muitos demônios em nome de Jesus. Mas, o Mestre lhes apontou um motivo maior para se alegrarem, que era ter o nome escrito no livro da vida.( Lucas 10.17 a 20  ) O demônio sai, é no nome de Jesus, mas, e a vida de quem o expulsou será que esta garantida na eternidade? Muitos destes( não posso dizer por todos, Deus sabe quem são os d'Ele), procuram é glória e fama humana e já a encontram em seus ministérios, por isso já receberam o seu galardão aqui. Por isso diante de Deus não precisam esperar que receberam alguma coisa.

2. Toda a vez que alguém era curado por Jesus, Ele lhes dizia, "a tua fé te salvou", era a fé deles em Jesus, que abria a porta para o Mestre operar maravilhas. De igual modo quando ministramos a cura, o enfermo é curado por que crer em Jesus. Mas, muitos em seguida começam a propagar seus próprios nomes, e buscar a sua própria glória.

3. Na época de Josafá e Acabe, reis de Judá e Israel,  num dia estavam reunidos os dois reis para saírem em guerra, e então reuniram todos os profetas do Senhor, para saberem a direção de Deus, mas, o Senhor havia permitido um espírito de engano falar no lugar do Espírito Santo na boca dos mesmos, porque Acabe era um rei ímpio e Deus já se posera contra ele para o matar( 2 Crônicas 18.1 a 27  ). Seria impossível que o Senhor fizesse isso hoje em dia? Diante de tantos homens soberbos que se autodenominam profetas de Deus? Talvez até tivessem sido no início de seus ministérios, mas, assim como Balaão se venderam para Satanas( Números 22,23,24/2 Pedro 2.15 Judas 11/ Apocalipse 2.14). Pensam como Sansão que ainda possuem o Espírito de Deus dentro de si, mas, Ele já foi a muito tempo ( Juízes 16.1 a 22 ).

4. Profecias, expulsar demônios e operar sinais e maravilhas, são operações de Deus, feitas em nome de Jesus, logo não são obras de quem os ministra, eles são apenas vasos. Mas, quando contrastamos está passagem com a parábola onde o Rei separa os bodes das ovelhas, nela vemos quais são as obras dos homens, às quais Jesus se refere como iniqüidade, lá diz:"Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai- vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos;  porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; era forasteiro, e não me acolhestes; estava nu, e não me vestistes; enfermo, e na prisão, e não me visitastes.
 Então também estes perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou forasteiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?Ao que lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixaste de fazer a um destes mais pequeninos, deixastes de o fazer a mim. E irão eles para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna". - (Mateus 25.41 a 46).
Vejam que não é porque sinais e prodígios se realizam por suas mãos, que você está fazendo a obra de Deus, mas, sim quando ampara o próximo em suas necessidades, não lhe negando nem a Palavra de Deus (a qual produz vida) e nem o pão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série pecados 9: Palavra torpe

O cetro da impiedade

Desprezando toda a dor