Palavra importante 25: Lealdade

Lealdade
Tito: 2. 10. nem defraudando, antes mostrando perfeita lealdade, para que em tudo sejam ornamento da doutrina de Deus nosso Salvador. - Bíblia JFA Offline
Leal também pode ser intendo como fiel. Aquele que não desonra o seu compromisso, de caráter íntegro, honesto, justo, reto.
Temos como exemplo de lealdade a amizade de Jônatas e Davi. Eles fizeram um compromisso entre si de Jônatas proteger a Davi, naquilo que ele podia, e Davi sendo levantado por Deus pouparia a ele e a seus descendentes. Davi pode mais tarde honrar a Jônatas, através de Mefibosete.
Porque a lealdade é importante para o cristão? A quem precisamos ser leais, ou qual é o nosso real compromisso de lealdade?
A palavra leal é sinônima de fiel, a primeira é aplicada num contexto geral e a segunda num contexto religioso. Para o cristão a lealdade está relacionada com a fé, pois a princípio não se pode ser realmente leal a uma causa, se você não acreditar nela, e não somente está relacionada a fé, no sentido de você ter que acreditar na causa do evangelho, mas, no sentido também de você ser confiável. E isto é verdade para qualquer contexto, não apenas para o cristianismo. Por isso é necessário, para o cristão, saber verdadeiramente em si, a quem ele realmente precisa ser leal, diante de uma necessidade de tomada de posição, do lado de quem ele permanecerá. Precisamos ter em mente, que antes de tudo, devemos lealdade a Deus acima de tudo, depois aos homens ou qualquer outra causa. Mas, nenhuma causa ou relacionamento deve se interpor entre nós e o Senhor Jesus.
O indivíduo leal, é íntegro, firme e confiável.
* Integridade: Como a própria palavra sugere se refere a ser inteiro, de todo o coração. O indivíduo leal, perante Deus é de todo o coração, ele não possui partidos, ele serve a Deus apesar de qualquer adversidade, ele não muda. A palavra de Deus para os seus servos é: " Se fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida"(Apocalipse 2.10).
* Firmeza. Isso mostra a dedicação e perseverança que o Senhor Jesus espera de seus filhos. Não podemos nos consolar no fato de que todos estamos sujeitos a quedas. Mas, sim no fato de que se cairmos teremos um advogado. Pois se nós consolarmos no fato de que todos estamos sujeitos a cair, isso funcionará em nós como um anestésico para o pecado de forma que ele encontrará maior resistência. Mas, se nos consolarmos no fato de que temos um advogado, então estamos ainda aflitos pelos nossos pecados, e estamos desejos de nos vermos livres deles, pelo que com lágrimas recorremos a Jesus, nosso, advogado e Ele advoga a nossa causa diante do Pai, nos dando o refrigério de que pelo seu sangue, Ele não falha e somos justificados.
1 João: 2. 1. Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. - Bíblia JFA Offline
* Confiança. O indivíduo fiel como já abordei, tem dois tipos de relacionamentos com a confiança, o de confiar ou crer de todo o coração, e  isso em especial no cristianismo uma vez que o Senhor se relaciona conosco através de nosso espírito, e se não formos completos Ele o conhece, pois um coração incompleto é um espírito incompleto. Outra forma de relacionamento do indivíduo leal com a confiança é a de ser confiável, e isso ele o é pela sua firmeza e integridade.
Agora a quem devemos ser realmente leais?
Devemos ser leais a Deus, este é o nosso principal compromisso, todos os outros precisam respeitar está escala, Deus primeiro e está ordem não pode ser invertida. Depois de se estabelecer está prioridade, todas as outras se organizaram de forma automática da melhor maneira possível. O fato é que em nossos caminhos e escolhas do coração no dia a dia, estamos a todo o momento a inverter, a colocar outras prioridades, outras causas e clamores à frente do Senhor. Isso basta um simples apelo, da carne. Mas, a palavra ainda permanece a nós aconselhar, " se fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série pecados 9: Palavra torpe

O cetro da impiedade

Desprezando toda a dor