Ponto a considerar 20: " não se abala"

"Salmos 125: 1. OS que confiam no Senhor serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre."
Neste ponto a considerar gostaria de me concentrar na parte que diz;" que não se abala, mais permanece para sempre.  E porque não se abala? Falar sobre isso, numa época de muitos escândalos, esfriamentos, numa época onde muitos cristãos se tem deixado abalar, se desestruturar na fé. Porque para nós cristãos, afirmar a fé de forma dogmática não é nada proveitoso, as nossas declarações de fé, precisam ser de raízes profundas, de convicções verdadeiras. Em outras palavras, se você não está disposto a morrer pelo que você acredita, então não vale apena a sua crença. Gosto da palavra confiança, pois ele traduz de forma fiel a fé que Deus quer de nós, a fé que é proveitosa para o cristão.
O pastor responsável pela região eclesiástica onde congrego contou-nos um breve testemunho, sobre isso. Ele disse que foi visitar um irmão o qual já avançado em sua idade estava enfermo, e quando chegou ao seu leito lhe perguntou:
" O irmão ainda acredita em Deus?"
Ao que o ancião lhe respondeu:
" Não, eu não acredito em Deus, eu confio em Deus"!
A palavra fé, é uma palavra ambígua, em seu sentido ela pode querer dizer, uma confissão de fé ( crédulo), uma defesa meramente intelectual de algumas idéias, a concordância com aquilo que a corrente popular ou o meio em que se está enserido professa, ou a absoluta certeza naquilo que se pensa ou que se professa. Destes o último é confiança, está é a fé de todo o coração defendida por Jesus e é a qual ele chama nos a crer, e é a qual o ancião defendeu veementemente diante do pastor. Ele foi enfático, eu confio. Ou seja eu não apenas digo, ou exponho uma fé da boca pra fora, mas, tenho fé firme, convicta, inabalável.
Note que o versículo começa usando justamente está definição de fé, ele não diz: Os que são religiosos do Senhor ( fé dogmática), ou os que concordam com o Senhor ( fé nominal também é dogmática). Ele diz; " os que confiam no Senhor".
A palavra confiança também traz uma idéia de intimidade. Deus não quer precisar de te dizer a todo o tempo:
"Pode deixar comigo".
Ele quer que você automaticamente espere por Ele, aguarde n'Ele, descanse n'Ele. Se há um relacionamento entre você e Deus, a tendência é você a medida que vai crescendo em conhecimento d'Ele, também vá crescendo em fé n'Ele. De tal forma que você passe a saber, que pode esperar n'Ele para tudo, pois é isto que diz As Escrituras em:
"Provérbios 3: 5. Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento."
De certo tenho aprendido que Deus não gosta de falar muito não, mas, Ele gosta sempre de ser ouvido. Ele diz uma vez, e não entra em detalhes, sua palavra é bem clara. Pode até não ser para os outros, mas, é clara para quem Ele está dizendo.
Se o seu conhecimento de Deus cresce e a fé não acompanha, é porque existe uma contaminação neste conhecimento, a qual tem pervertido a sua visão sobre o Altíssimo, de tal forma que você não consegue ir adiante na fé, ousar mais no Altíssimo. Um conhecimento errado sobre Deus, pode e é muito frustrante, pois não da as raízes, o firme Fundamento, que precisas para descansar em Deus.
Minha afirmação de que a fé em Deus aumenta a  medida que aumenta o seu conhecimento de Deus, se baseia na passagem que diz, " a fé vem pelo ouvir a palavra de Deus". E se a fé, vem ouvir a palavra de Deus, certamente ela também crescerá no continuo escutar de sua voz(   Romanos 10.17 ).
Mas o texto diz sobre a fé inabalável em Deus. Certamente quem confia no Senhor jamais será abalado, há duas pedras de tropeço que fazem com que as pessoas fiquem abaladas. A primeira é que sua fé é nominal, ele não confia verdadeiramente em Deus. A segunda como já afirmei sua fé em Deus se fundamenta em mentiras e equívocos sobre a pessoa de Deus, por que o seu conhecimento está contaminado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série pecados 9: Palavra torpe

O cetro da impiedade

Desprezando toda a dor