Série pecados 12: Escárnio

"Salmos 1: 1. BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores."

Escárnio(definição)
substantivo masculino
1.
o que é feito ou dito com intenção de provocar riso ou hilariedade acerca de alguém ou algo; caçoada, troça, zombaria.
2.
atitude ou manifestação ostensiva de desdém, de menosprezo, por vezes indignada.
"olhou com e. para os eleitores que o vaiavam"(Dicionário Online)
Alguém aí se lembra da história do "sobe calvo"? Nesta história um grupo de garotos ociosos, se uniram para caçoar do profeta Eliseu, dizendo está frase acima, e ele os amaldiçoou e os mesmos foram mortos por duas ursas(2 Reis 23 a 25). O que levou estes garotos a escarnecer em de Eliseu? Penso eu que de certo, é devido a contaminação do povo de Israel com a idolatria dos povos vizinhos, graças aos desvios dos reis. Esta influência pagã, certamente alimentou comentários difamatórios contra os homens de Deus, e os via como ameaça, os jovens certamente foram influenciados por seus país ímpios, o que de certo se o profeta fosse revisar a altura, iria incorrer no risco até mesmo de ser assacinado. Alguém pode achar a atitude do profeta como exagerada, mas, a cultura em que ele vivia tinha homens muito violentos.
E falando sobre o escárnio, ele pode vir de pensamentos depreciativos em relação a quem ou de que se escarnea. Como falamos sobre a história de Eliseu, quanta mentira e calúnia é espalhada por aí, muitas de pessoas ímpias contra o povo de Deus e estas calúnias, são pano de fundo para as ações dos escarnecedores. Lembro me agora do que, nosso amado irmão no apóstolo Pedro nós disse, que nos últimos dias andariam escarnecedores de um lado para o outro, andando segundo suas próprias concupiscências, e dizendo onde está a promessa da sua vinda, por que desde que os pais morreram, tudo está como era antes ( 2. Pedro 3.3,4). Ele dizia que estes inrrefreados, andariam questionando e escarnecendo do caminho santo, como se fôssemos alguma piada. De certo que para vergonha nossa muitos têm feito de nosso caminho motivo de piada aos olhos dos ímpios, aos ouvidos daqueles que nos odeiam. Muito escândalo, muita falcatrua, muita desonra e motivo de vergonha e tristeza tem ocorrido no arraial. Mas, como diz o sacro texto, Deus não se deixa escarnecer (Gálatas 6 7 ). O que quer dizer isso? Quer dizer que Deus não se permite ser motivo de escândalo, e o texto termina dizendo que tudo o que o homem semear isto também ceifará.
Um coração altivo também gera uma postura escarnecedora. Lembremos dos soldados que vestiram Jesus de púrpura, colocaram nele uma coroa de espinhos, um canal em sua mão, e o escarneciam(Mateus 27.27 a 31). É um pecado que parte de um coração tolo e cruel, tolo pois uma pessoa sábia não desdenha de ninguém pois já entendeu que é pó e miserável quanto qualquer um, e que hoje pode no dia de amanhã pode estar na atitude daquele que sofre o escarneo. É cruel a pessoa que escarnecedores de alguém demonstra muita maldade e desejo de mal para com a vítima de suas depreciações.
Alguém pode até pensar que não, mas, num momento da vida você ter caído apanhado numa atitude de escárnio. É  só lembrar da infância quando aquele coleguinha chato, tomou um escorregão na cantina e foi a merenda toda para cima dele, e certamente vou não pensou três vezes e caiu na gargalhada. Taí pode até parecer, que não, mas nas entrelinhas seu subconsciente foi lá no fato de que ele é chato e disse:"Bem feito!" "Tomô? Distraído!" E aí neste mesmo dia alguém grita algo "engraçado a respeito, e ao envés dos risos pararem, eles aumentam. Então você me diz:
"Mas, isso não foi escarneo eu simplesmente ri, pois foi muito engraçado, não tinha como eu me segurar. "
Mas, se você fez, como que por reflexo? Por ser uma situação engraçada, sem ter tido ou pensado mal, então por que não parou de rir? Por que não fez nada para amenizar a vergonha da pessoa? Porque se você não fez nada, que te livra-se da postura de se agradar ou ter prazer naquele mal alheio, como podes pensar que não eras um escarnedor?
O texto base diz sobre a roda dos escarnecedores, o conselho dos ímpios, e o caminho dos pecadores, está roda ou grupinho, que se uni para zoar, a desgraça alheia. Donde também brotam conselhos ímpios ou seja que vão contra a Deus e o seu santo caminho que é o evangelho. Quantas vezes pessoas se unem para contar piadas sobre crentes, sobre pastores, ao mesmo tempo para difamar, contar sobre os abusos dos lobos de paletós, e contam escarnecendo de nós. "Crente é muito bobo". Mas, o Senhor nossa justiça conhece, a cada um e as suas obras não passaram impune. Mas, que sejamos vigilantes, que não venhamos a comungar com suas obras infrutuosas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série pecados 9: Palavra torpe

O cetro da impiedade

Desprezando toda a dor