Série Pecados 13: Imoralidade Sexual

"Atos dos Apóstolos 15: 29. Abster-se de comida sacrificada aos ídolos, do sangue, da carne de animais estrangulados e da imoralidade sexual. Vocês farão bem em evitar essas coisas. Que tudo lhes vá bem."(NVI)
O prefixo "i" ou "in", quer dizer negação, ou ausência, aqui então entendemos que temos uma negação da moralidade sexual, ou moralidade que se aplica a questão sexual, ou aos comportamentos sexuais. Tudo a que se aplica a palavra " moral", se refere a condutas realizadas por uma vontade livre, espontânea e consciente. Mas a palavra moralidade é usada para se referir, a um conjunto de condutas moral, ou atributo, particularidade ou característica do que é ou possa estar relacionado à moral, também a uma caracteristica moral de prática habitual de uma pessoa. E a imoralidade, está relacionado a está característica habitual pautada na ausência de princípios e valores morais sãos, puros, e ou conforme ao que a palavra de Deus nos orienta que é a conduta adequada a moral. Ou a imoralidade é também a falta de compromisso com a moralidade ou a instabilidade moral na conduta. Como por exemplo pessoas as quais não podemos confiar, para a realização de certas coisas, como comprar algo com dinheiro para nós, pois a mesma poderia se apropriar dele e mentir sobre o seu paradeiro. Pessoas que não honram seus compromissos, mentirosos.
A imoralidade sexual, é uma falta de compromisso moral com a sexualidade certa ou a falta da sexualidade (expressão do sexo) conforme os princípios da palavra de Deus. O texto base desta reflexão é a NVI, conforme a tradução da Bíblia, vemos uma outra palavra que também merece nossa consideração, a qual é traduzida no lugar de imoralidade, a qual é impureza. O impuro é aquele cojus caminhos das intenções do coração, são contaminados pelo egoísmo, levando a escolhas sempre manchadas ou máculadas por desejos e ou propósitos visando a satisfação carnal ou auto-satisfação, os quais são isentos de compromisso com a moralidade, pois não são feitos pensado ou refletindo moralmente suas consequências, mas, unicamente a satisfação carnal nisto tudo.
Então em nossa reflexão chegamos a impureza ou imoralidade sexual, que é o desvio do caminho prescrito por Deus para a expressão da sexualidade. Este caminho é descrito em Gênesis 2.24, onde o homem deixa pai e mãe e passa a viver com sua esposa, através do casamento, e se torna um com ela por meio do sexo, e trilham toda uma vida juntos. Então a impureza sexual, vem  com a insatisfação do homem ou da mulher com seu cônjuge, adulterando fisicamente, cobiçando a mulher ou homem alheios(adultério na intenção), sendo incontido em sua juventude mantendo relações sexuais antes do casamento, ou tal famoso ato do ficar, que é oral de sexo sem compromisso, ou casual. E aí também vem os efeitos desta depravação moral incorrendo em corrupção de seus próprios sentimentos, como o homossexualismo, a bissexualidade, o sadomasoquismo, a bestialidade, pedofilia, necrofilia, incesto, etc...(Levíticos 18)
Como já tenho falado, a imoralidade é um procedimento que nega a moralidade, ou a conduta certa adotada pela moralidade, é uma conduta que não leva em conta aquilo que é certo, em 1 Coríntios 5, Paulo trata de um homem que era membro da congregação em Corinto que vivia de forma desavergonhada ou seja imoral com sua madrasta. Isso era segundo Paulo um comportamento que até mesmo os cidadãos ímpios de Corinto que era considerada uma cidade muito devassa, visto que até a expressão "corintiar" significava ir para as orgias sexuais ou para as noitadas. E Paulo disse que aquele crente estava fazendo pior que os ímpios, então ele dá um ultimato aqueles irmãos para que o excluísse da comunhão já que o mesmo não estava se arrependendo, não queria deixar o erro, mas, estava bem com ele.
Vemos então que o caminho da sexualidade sadia é simples, mas, a mente humana através de uma busca egoísta se envereda por muitas invenções, as quais nem cheguei a margem do mar de podridão moral a qual é a imoralidade sexual. Claro muito do que falei aqui, pode ser por muitos considerado algo como normal. Mas, o que este mundo que jaz no maligno considera como normal? De certo nosso parâmetro de pureza é a palavra de Deus.
 De todos os laços aos quais o homem se prende, este é um dos mais escandalosos, e o que mais compromete o homem, e por incrível que pareça é que mais ocorre no  mundo. Das modalidades de pecado, a imoralidade sexual em todas as suas variações são as que mais prendem os homens. No passado o Diabo usava dela para prender os homens na idolatria.
"Números 25: 1. Enquanto Israel estava em Sitim, o povo começou a entregar-se à imoralidade sexual com mulheres moabitas, 2. que os convidavam aos sacrifícios de seus deuses. O povo comia e se prostrava perante esses deuses."
As sacerdotisas dos templos pagãos da fertilidade usavam do sexo cultual para promover a adoração as suas deusas. No presente está tática tem se diversificada, usando o enfraquecimento da vontade, através do estímulo desenfreado da cobiça dos olhos na televisão, na internet, na música, na rua, na escola, se espalham os sacerdotes e sacerdotisas da imoralidade, prendendo através do sexo os corações dos jovens e velhos, os quais com as vontades enfraquecidas por estás inclinações, não conseguem trilhar o caminho da justiça, não conseguem manter seus corações limpos, é uma guerra, mas, o sangue de Jesus tem poder para quebrar de seus escolhidos toda a sorte de inclinação do inferno.
Como tenho falado das sacerdotisas, isso não somente no tocante às atrizes pornográficas, mas, a uma vastidão de moças que espalham vídeos provocantes no YouTube, Facebook, e outras ferramentas virtuais. Também na rua o uso de roupas e de posturas provocantes, tanto por mulheres como por homens, e isso tem se intensificado cada vez mais nesta cultura hedonista.
Minha oração é que aplicando a palavra de Deus a nós conforme o Salmo 119.9, observando as orientações da mesma possamos, não somente os jovens, mas, os velhos também, purificar os nossos caminhos. Está é uma verdade encontrada nos Salmos a outra, é a que diz que, aquele que medita de dia e de noite na lei do Senhor, e ao mesmo tempo não se assenta na roda dos escarnecedores, nem anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, estes tem as suas decisões e atos prosperado diante de Deus( Salmos 1). Desejo sexual sempre estará em nós, ele é inato,mas o caminho pelo qual trilhamos com este desejo não é inato, não é instintivo, é um caminho de escolhas conscientes e livres mesmo que esta liberdade seja um pouco limitada, pela nossa inclinação ao pecado. No entanto são escolhas que facilmente nos prendem em teias de pecado(vícios). Todos somos pecadores, mas, a palavra disse no Salmo 1, " não se detém nos caminhos dos pecadores", ou em outras palavras não se demora, não permanece, isso diz de alguém que não é teimoso no pecado, mas, que ao contrário procura se livrar dele o mais depressa possível, se arrependendo. Pois quanto mais tempo demorasse para romper com um pecado maior e mais danoso ele se torna em sua vida.
Paro por aqui, nesta reflexão, e que o Senhor Jesus, nós abençoe e nos livre dos laços do passarinheiro.

Comentários

Juliana Nunes disse…
Uauuu, que maravilhosa essa palavra de ensino, objetiva, direta e de fácil entendimento, glória à Deus pela sua vida. 🙌🏻

Postagens mais visitadas deste blog

Série pecados 9: Palavra torpe

O cetro da impiedade

Desprezando toda a dor