Série Creio 17: Igreja

8. Na Igreja, que é o corpo de Cristo, coluna e firmeza da verdade, una, santa e universal assembleia dos fiéis remidos de todas as eras e todos os lugares, chamados do mundo pelo Espírito Santo para seguir a Cristo e adorar a Deus (1 Co 12.27; Jo 4.23; 1 Tm 3.15; Hb 12.23; Ap 22.17);

Não, não vou falar do significado grego de igreja, mas, da importância da igreja, não só como o corpo místico de Cristo, mas, também como religião organizada ou seja o cristianismo. Jesus mesmo disse edificarei a minha igreja, ou seja, se Ele precisava edificar a sua igreja é porque outras igrejas já se tinham edificado. Mas, não sobre o fundamento de "Jesus o Filho do Deus Altíssimo."
Este último tópico a ser observado do crédulo das Assembleias de Deus, toca em um princípio fundamental para os dias atuais. A igreja existe como um produto das Escrituras, como o resultado da pregação do evangelho numa comunidade local, por os remidos se reunirem em o nome do Senhor Jesus, em torno das Escrituras que por meio da mesma vem o conhecimento e a fé em Jesus Cristo.
A igreja é a comunidade de fé dos santos, muitos hoje procuram atacar o cristianismo, e um dos pontos do cristianismo é a igreja, como comunidade local e organizacional, penso que é uma forma de desestruturar a igreja, pois um cristianismo sem igrejas organizadas não procegue, não cresce não se propaga, não se organiza para lutar contra as heresias que surgem nos arraiais. Pelo contrário crentes" idependentes"( que não pertence a uma igreja organizada, ou denominação, ou congregação ou igreja local), estão mais fadados a se tornarem sincreticos, exotéricos, místicos e não cristãos de verdade. É claro que tem movimentos, que se auto-intitulam de igrejas, mas, que seus líderes não tem compromisso com suas ovelhas, apenas querem seus dinheiros as deixando sem provimento, sem pasto. E já há outros movimentos assim, que são redutos de lobos e de heresias, com um falso título de igreja, quando na verdade é uma armadilha camuflada, para enganar bobos.
A ideia de igreja na bíblia não é um ajuntamento de pessoas, que se reúnem de forma descompromissada, que não conhecem o próximo ou os demais que se reúnem, não é um salão onde as pessoas vão e se assentam ouve algo e vão embora. Mas, na igreja você estabelece laços com o próximo, você cria empatia com os irmãos, você participa do momento do culto não como um espectador, mas, como um adorador. Você está integrado a comunidade cristã, exatamente como um membro, e sente falta quando alguém some, e se ofende quando alguém é ofendido. O Espírito Santo está ali, integrando e ajustando os membros da melhor maneira para a Glória de Deus.
Nestes dias de obscuridade, de confusão, de ideologias opressivas e malignas, somos o farol ao longe. Ou o luzeiro na montanha para que os buscam civilização em meio a selva possam avistar a noite e seguir como referência.
A coluna e firmeza da verdade. Aqueles que mesmo após um acalorada e sangrenta batalha, onde visivelmente muitas perdas são percebidas, mesmo assim continuam a empunhar a sua espada e a erguer o seu pendão.
" Com valor, sem temor, por Cristo prontos a sofrer.
Bem alto erguei o seu pendão, firme sempre até morrer"
Se tem uma coisa a qual devemos ser teimosos". É em defendermos o evangelho do Reino de Deus, de nosso Senhor Jesus Cristo.
Não existe igreja de um homem, e assim como existe a universal Assembleia dos santos, que é a igreja universal de Cristo, igualmente existe as igrejas locais, a realidade da união e da comunhão, da unidade cristã, se estabelece no contexto da igreja local mais, do no contexto universal. E a realidade da igreja como um corpo em Cristo é bem mais visível no contexto local do que no universal. E você só é igreja enquanto está ligada no corpo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série pecados 9: Palavra torpe

O cetro da impiedade

Desprezando toda a dor