Manso e humilde


 Mateus 11:29 Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.

 Realmente, Jesu em toda a sua carreira ministerial demonstrou-se manso e humilde de coração. Não foi um arrogar de sua parte, ele realmente é assim, e mostrou- se assim nas paginas dos evangelhos. Vou então tirar sete exemplos dos evangelhos que vão ilustrar a própria declaração de Jesus. A Bíblia diz que Moisés era um homem manso, mas, aqui Jesus não está falando de uma mansidão da natureza. Ele diz manso e humilde de coração.

1°. Jesus sempre foi, perseguido e caluniado pelos mestres da lei e os fariseus. Mas quando Simão, um fariseu o convidou para cear em sua casa ele prontamente foi(   Lucas 6.36 a 50), ele poderia se orgulhar e dizer não. Mas, antes demonstrou humildade. E o que dizer de Jairo, a Biblia não diz se ele era fariseu ou não, mas, que era principe da sinagoga, Jesus a seu pedido foi em sua casa e ressucitou a sua filha, e não pousou de arrogante, mas, viu a necessidade e a fé daquele homem e a ressucitou(  Mateus 5.22).

2°. O livro de João, bem como em outros evangelhos(mas, em especial João), encontramos embates entre Jesus, os fariseus, os saduceus, os herodianos, os mestres da lei e os escribas, ele sabia que no fim eles o entregariam as autoridades romanas para a execução, mesmo assim, não usou de seu poder para os persuadir a crer, mas, agiu a todo o tempo com mansidão(  João 8/10.22 a 42  )

3°. Na presença de Pilatos, não se defendeu, e diante dos guardas que o feriam não reagiu, mas, mostrou que era mister, suportar toda as afrontas a fim de garantir a nossa redenção. Em nenhum momento usou seu poder para convencer a Pilatos, ou mesmo a Herodes, não se exaltou a si mesmo se declarando rei(apenas confirmou quando Pilatos assim o denominou( Mateus 27.11-26/23.1-25  )

4°. Quando os cobradores de impostos vieram até Pedro questionar, se Jesus pagaria ou não o tributo e Jesus através de uma moeda que Pedro achou na boca de um peixe, pagou o seu e o de Pedro. Sim aqui mostrou a sua mansidão e  a sua humildade, pois como ele mesmo disse a Pedro, os filhos do rei não precisam pagar impostos, mas, o fariam para não serem motivo de escândalo(   Mateus 27.11-26  )

5°. Quando no deserto foi tentado pelo Diabo, mostrou se humilde de coração. E nessa humildade ele soube se desviar das armadilhas que o inimigo havia preparado para Ele. Em nenhum momento demonstrou orgulho, para cobiçar aquilo que o Diabo mostrava para ele. O fato de estar em humidade, levou-o a considerar o Altíssimo e a vontade de Deus acima de todas as coisas. Na tentação da fome, Ele disse que a palavra de Deus era alimento. Quando foi tentado a pular do lugar alto, disse não tentaras o Senhor teu Deus. Quando foi tentado a adorar a Satanas, disse que a adoração só pertence a Deus. Logo em tudo reconheceu o Altíssimo(  Lucas 4.1-13).

6°.  Quando foi escarnecido pelos soldados romanos, que tiraram_lhe a tunica e o vestiram de purpura e colocaram em sua cabeça uma coroa de espinhos(  Mateus 27.17-31). Ali não procurou demonstrar poder. 

7°. Quando afrontado na cruz por um malfeitor, pelos homens que diziam para chamar Elias, ou que descesse da cruz para que assim crescem(  Lucas 23. 26 a 43/Mateus 27.32 a 44 ). Também ali demonstrou sua brandura diante de todo o mal.

Sim Jesus é manso e humilde de coração. E só poderemos ter os nossos fardos leves se seguirmos a sua brandura. Ironicamente, muitos de nós deseja ser como os heróis do mundo, sempre impulsivos, e arrogantes, iracundos, mas, os herois de Cristo padeceram muitas dores ao seu lado, pois cada um tomou a sua cruz, e seguiram após o Senhor Jesus, rumo ao Calvário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série pecados 9: Palavra torpe

O cetro da impiedade

Desprezando toda a dor