Santificado seja o teu nome

 

Mateus 6:9 Vocês, orem assim: ‘Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome.


Quando vejo esta expressão me lembro de Moisés, quando estava perante um povo murmurador e perante uma pedra. Deus havia lhe ordenado que falasse com a pedra, e que ao fazer isso dela jorraria água, para matar a sede daquelas pessoas sedentas. Mas, ele estava tão irado com o povo que como da outra vez ele bateu na pedra. Ao fazer isso, como Deus lhe havia prometido a água jorrou, mas, depois Deus cobrou de Moisés por causa desta atitude. Ele disse que Moisés havia deixado de o santificar aos olhos do povo, quando não fez conforme o Senhor lhe havia orientado( Números 20.7-13  ).

Ora Deus tem compromisso com a sua palavra, mas, ele quer que o seu nome seja santificado aos olhos do mundo, pela conduta certa e coerente com a sua palavra, por meio de seus filhos. Isto produzira nas pessoas um santo temor, reverência ao nome bendito do Senhor. Isso também valorizara ao Senhor, aos ouvidos dos homens e em suas mentes. Profanar o nome e a imagem de Deus é o que o nosso inimigo vem fazendo a séculos e milênios. Logo em contra-mão a Satanas que tem difamado o nome do Senhor, nós os seus justos, os seus eleitos, precisamos promover e glorificar o seu nome. Fazer as coisas para a glória de Deus.

Esta introdução da "Oração do Pai Nosso", também se remete ao mandamento que diz", não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão"( Exôdo 20.7  ). Este mandento foi de forma rigorosamente observado pelos judeus de tal forma que se perdeu a expressão ou a fonética do tetagrama YHWH, que compunha o nome de Deus, o qual Ele revelara a Moisés. A postura de não usar o nome do Senhor em vão é uma forma de santificar o nome do Senhor, ou seja, não usar o nome do Senhor de forma frívola, como. Em brincadeiras, piadas, em expressões populares, como se tem feito com o nome de Jesus tal como: " Jesus apaga a luz", ou aquela expressão meio afeminado com tom de escárnio. "Je( da ênfase como que gritando) sus!!!" 

Existe outras expressões tais, tambem cheia de sentimento superticioso, tal como: " Deus te crie"(quando alguém expirra). Ou " Deus te dá boa sorte".

Outra forma de santificar o nome de Deus, é usá- lo somente em momentos nos quais haverá um render de glória a Ele. Também outra forma é dizer o seu nome com profundo profundo e temor sincero no coração. O nome de Jesus não é um nome para ser evitado mas, sim proclamado. "Talvez", este seja o erro dos judeus, que em seu zelo sincero, acabaram por perder a expressão original do nome de Deus. "Talvez", se ao invez de deixarem de falar, eles tivessem o proclamado, sim, com santo e sincero temor, mas, o proclamado. 

Uma vida de santidade, retidão e justiça por parte daqueles que carregam em suas vidas o nome santo do Senhor, de certo leva o nome do Senhor a ser glorificado pelos homens. Um postura tal tambem é uma postura de santificação do nome do Senhor pois induz as pessoas que nos cercam a respeitar o nome que sobre a nossa vida é invocado.

Isso me faz lembrar daquela vez que um grupo de exorcistas judeus tentaram expulsar um demônio no corpo de um homem, e eles diziam:

" Eu te expulso em nome do Jesus a quem Paulo prega". Ou seja, eles não criam em Jesus. O demônio então confessou;" Eu sei quem é Paulo conheço quem é Jesus. E vós quem sois?" Partiu pra xima deles e os humilhou perante todos os que ali presente viam aquela situação. E isto troxe grande temor no coração de todos ali. O nome do Senhor só pode ser usado por aqueles que tem um relacionamento sério com ele, que o conhecem e trilham em suas palavras(  Atos 19.13-18  ). Usar o nome de Jesus não é uma aposta, é uma postura de fé. Logo aqueles que não creem verdadeiramente, não podem ver a glória de Deus.

Está frase também por estar no contexto de uma oração, se refere a um desejo, ou um pedido. Logo o cristão não deve apenas procurar santificar o nome de Jesus, o nome de Deus, por meio de sua vida, mas, também deve desejar, e buscar diante de Deus, isso como uma necessidade( o que realmente é) em oração. Olha o nome do Senhor é invocado sobre a nossa vida, nós o representamos pois somos seus seguidores e Ele nos tem como amigos( João 15.12-17  ). Agora quem gostaria de ter o seu nome associado a alguém de má fama? Mas, o nome de Deus está associado ao nosso, logo precisamos, vigiar as nossas ações e praticar boas obras para que o nome do Senhor em nós possa ser engrandecido, assim ele é santificado. Logo pedir em oração para que o nome do Senhor seja santificado, é o mesmo que pedir por uma onda de santo temor nos corações dos crentes, para que eles procedam de forma a não dar motivos aos ímpios para que blasfemem do nome do Senhor( Lucas 17.1 ,2 / Romanos 2.24  ).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série pecados 9: Palavra torpe

O cetro da impiedade

Desprezando toda a dor