Serie Bem-aventuraças: "Pobres(humildes) de espírito)


 Mateus 5:3 “Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos Céus.

 A paz do Senhor, querido leitor. Por meio deste versículo queremos introduzir nossa série de reflexões no Sermão do Monte, ou da Montanha, como preferir, se bem que monte seria mais apropriado, pois era um lugar de fácil acesso, por onde Jesus ministrou a uma multidão, e como monte o termo pode se aplicar a elevações menores, como um morro. Na Nova Versão Transformadora, vai falar que Jesus subiu a "encosta do Monte", e não necessariamente no Monte, sendo assim, o termo Montanha também se poderia aplicar.

Mateus em sua narrativa fala apenas que Jesus subiu a um monte(Mateus 5.1), Lucas pelo seu lado vai dizer que quando Jesus proferiu as bem-aventuranças ele estava descendo do Monte, o importante é que estava no monte. Não é? Agora meu ponto aqui, é que não falam, qual monte seria. Seria o monte das Oliveiras?

Então Ele começa a explanar o seu Sermão, por meio do qual ele expõe o padrão moral, dos súditos do reino de Deus, e diz: Bem-aventurado"... De acordo com algumas traduções, vai significar, "feliz". Embora o termo vem dentro de um contexto religioso de bênção, podendo significar, "abençoado". Ou seja, é uma felicidade, decorrente da bênção de Deus, e não uma felicidade mundana e efêmera. Sim, esta felicidade não é efêmera, ela traduz num estilo de vida, que agrada a Deus e tem por decorrência a bênção d'Ele. Quantas felicidades são por sorte efêmeras e fúteis, de forma que seus portadores sofrem mais infelicidades e uma vida desaventurada, desgraçada do que o contrário. 

Ele diz;" são os pobres de espírito". Já ouvi alguém dizer:

"__O pior pobre que tem, é o pobre de espírito."

Com certeza Jesus, não se referia ao mesmo pobre de espírito com o qual estes infelizes, se refere. Ele dizia dos "humildes de espírito", ou daqueles que no reino de Deus, reconhece a sua vida miserável de pecado e chega-se humilde ao seu Senhor, e humilde permanece. Humilde de espírito, ou seja, com uma disposição humilde, com um coração humilde, e assim sendo ele é exaltado por Deus, pois recebe d'Ele a bênção.

Humildade, não é simplicidade. Pessoas simples nem sempre são humildes, acontece de na maioria das vezes justamente por causa da sua simplicidade, elas se tornam orgulhosas, estúpidas. Porque você ser simples, é diferente de você levar uma vida simples, a pessoa simples, é simples de compreensão, de raciocínio, muita das vezes por isso, dada a ser maliciosa, justamente por lhe faltar entendimento. É claro que o conhecimento não isenta a pessoa de ser orgulhosa, é nítido pessoas que quando adquirem um conhecimento se tornam arrogantes, mas, isso prova, que ele não adquiriu sabedoria real, apenas um conhecimento vaidoso. 

O humilde, ele muita das vezes possui até muito conhecimento, mas, é justamente por possuir conhecimento e não arrogá-lo que ele é humilde. Por ele não confiar em si mesmo, mas, chegar humildemente debaixo das asas de seu Senhor e lá permanecer, que é bem aventurado. 

A Bíblia diz, também que Deus resiste aos soberbos, mas, da graça aos humildes, (Tiago 4.6   ). Se o Espírito de Deus resiste ao homem orgulhoso, isso nos dá uma grande pista do porque muitos nesta geração possuem uma dificuldade de serem libertos, de vícios e inclinações, por que em seus corações eles estão a se opor ao Espírito Santo. Só uma pessoa humilde consegue absorver aquilo que o Espírito Santo trás a sua alma. Consegue se submeter a sua voz e seguir atrás d'Ele até as águas tranquilas e os pastos verdejantes( Salmo 23   ). Sim é aquela ilustração da ovelha, simbolo da humildade, em contraste com o lobo, simbolo do orgulho.

Provérbios 29:23 A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série pecados 9: Palavra torpe

O cetro da impiedade

Desprezando toda a dor