O que impede um desviado de voltar a Jesus?



I. O que me impede de voltar ao caminho?
Ou porque não consigo voltar a servir Jesus?
Geralmente o que impede o homem de voltar ao caminho, é uma barreira que este deixa em seu coração, que tem por principais causas a resistência ao Espírito Santo, a resistência à algumas verdades das Escrituras(Bíblia) ou mesmo o desprezo pelas Escrituras, e por dar ouvidos a Satanás e seus emissários. E essas barreiras no coração ( na mente), são:

1. Orgulho.
Em que sentido? Ou como?
Fato é que o orgulhoso sempre resiste ao Espírito Santo. Então em que sentido o orgulho me impede de voltar a Jesus? No sentido da resistência.
* Resistir é fazer oposição, impedir, forçar o contrário, não deixar algo acontecer ou ser contrário a alguém ou a algo( ideia, movimento, etc...). O orgulhoso resiste as investidas do Espírito Santo para o resgatar. Sempre ao fazer resistência ao Espírito Santo, ele automaticente faz submissão a Satanás, porque o está a ouvir, e se deixa persuadir contra a voz do Espírito Santo.
Hebreus 3:7 -9.( Assim, como diz o Espírito Santo: "Hoje, se vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração, como na rebelião, durante o tempo de provação no deserto, onde os seus antepassados me tentaram, pondo-me à prova, apesar de, durante quarenta anos, terem visto o que eu fiz. ) Como se dá esta resistência?
1°. Entristecendo. Falamos no contexto da pessoa desviada, pois quando o indivíduo começa a sair do caminho, o Espírito Santo, mesmo antes de seu desvio já o adverte. Não existe queda espiritual, sem que a pessoa não tenha negligenciado a voz do Espírito Santo. E se a pessoa se desvia o Espírito Santo torna a falar com ele, no intuito de resgatá-lo, todavia cada escolha desta pessoa dali em diante tende a entristece-lo pois seu orgulho o torna surdo a voz do Senhor. Porque estas escolhas seram feitas na mesma mentalidade, com o mesmo coração, que o afastou de Jesus.
Proverbios 16:18 -' O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda. "
2°. Sendo autosufiente.
Está é outra face da resistência feita por um coração orgulhoso ao Espírito Santo. Como o próprio nome sugere é a pessoa que não precisa ou demonstra não precisar de Deus. Ele se basta, sua mão lhe provê, o que "necessita" a sua alma. Ele diz para os outros e para si mesmo;" tudo o que tenho, foi minhas mãos, foi minha capacidade, meu talento, etc...". E mesmo que por uma educação religiosa, e um pseudo( aparente, falso e enganoso) temor a Deus, não diga assim. Todavia a sua postura, suas escolhas, a sua vida, o seu coração demonstram isso. É um espírito( mentalidade) de ingratidão a Deus, de falta de reconhecimento sincero ao Senhor e Salvador de sua vida, Jesus.
Está autosuficiência é inimiga da sua salvação, e impede ele de dar ouvidos ao Espírito Santo, resistindo-o.
Atos 7:51 - "Povo rebelde, obstinado de coração e de ouvidos! Vocês são iguais aos seus antepassados: sempre resistem ao Espírito Santo!
3° Desvalorizando-o.
Nem sempre esquecer é um acidente, às vezes é descaso mesmo. Quantas vezes o Espírito Santo fala, e a pessoa até aparenta prestar atenção, mas, quando passa um pouco de tempo e ele já não se lembra do que Deus lhe disse. Ouvir a Deus é guardar a sua palavra. Mas, o orgulhoso tem um ânimo exaltado, uma mente escarnecedores, e quando não é assim é porque os seus reais valores ocupam de tal forma o coração que a voz do Espírito Santo não vem a ele mais com aquele peso de importância. Acontece de sua mente altiva direcionar a sua atenção aos defeitos e a vida pessoal do vaso que Deus, esta usando, com isso ele despresa a palavra por causa da pessoa que entregou. Se for em sonhos Satanás por meio de suas setas procura desvirtuar a mensagem do Senhor, levando-o a achar que são as preocupações e fadigas da vida, com seu coração orgulhoso ( que geralmente é irrefletido) logo concordará, visto que as idéias do maligno sempre são de acordo com o coração e desfazendo a palavra de Deus.
Ele não mais valoriza o Espírito Santo, e sempre quando o Espírito Santo lhe fala, ele desvia a sua mente, a sua atenção e o seu coração para outras coisas. Com essa atitude ou outra semelhante, ele resiste ao Senhor desvalorizando-o.
4° Esquecendo-o.
Um dos males do orgulho é que ele menospreza aquilo que não é importante ao seu "eu", para a promoção da sua vontade a ponto de esquecê-lo. Assim o desviado deixa o Espírito Santo de lado, porque este não o ajuda em sua conduta ostensiva, e começa a tomar atitudes sem levar em consideração a presença do Senhor. Isso também é uma resistência, que se passa mesmo de forma involuntária, porque simplesmente o esquece, pois ele não está no foco de seus projetos de suas ambições.
 *Como o orgulho me impede de voltar ao caminho?

A) Procurando justificativas.
 Há pessoas que casam justificativas, ou seja motivos, ou razões para dar desculpas as pessoas e a si mesmas do porque não voltam ao caminho do Senhor. Eles procuram justificar-se, desculpas que os façam parecer justos. Argumentos que aqueles que ouvirem, digam que é melhor estar da forma como estão do que voltar ao caminho. Desejam que as pessoas sejam condescendente com a postura deles, que os apóie, que lhes dê razão. Procuram desculpar-se de forma que possam passar a idéia convincente de que, " a igreja está errada e eles não ".
Por exemplo:
" Eu não volto lá porque as pessoas estão sempre a nos julgar".
"Os crentes pregam o amor, mas, são um bando de hipócritas".
" Só se prega em dinheiro... "
" Não dizem a verdade... "
E outras frases as quais traduzem idéias que eles sempre dizem( às vezes até como um mantra), primeiro para si mesmo, depois para os outros. Pode ser que quem o ouça venha, querer o contradizer(contra argumentar), mas, ele não vai estar disposto a ouvi-lo, por se colocar( mesmo que inconscientemente) no lugar de vítima.
Aqui o orgulho age no sentido da pessoa achar que está com a razão.
Esse procurar justificativas, se manifesta ou se entende como racionalização, onde tentamos dar razões que justificam o nosso comportamento, achando justificativas para tudo. Se manifesta também como projeção, no qual você transfere seus erros para outros. Projetamos nos outros os nossos defeitos. Dizemos que o problema é deles. Finalmente culpamos a Deus. Transferimos nossos problemas para alguém, achamos um bode expiatório.

B). Vergonha.
Outra forma de reação do orgulho, na maioria das vezes, se dá na vida de pessoas que desempenharam algo na obra do Senhor, que teve dons e ou foi de forma destacado e evidenciado diante de todos. E quando cai por um motivo em algum pecado escandaloso( roubo, adultério, vício, etc...), então se vê envergonhado de voltar. Pois a voz da serpente e a de seu ego, que apesar da queda ainda anda inflamado, lhe dizem que será ofendido e criticado, que as pessoas olharam com apontar de dedos, que a igreja é hipócrita, e que não demonstra o amor que diz.

2. A sua razão ou justiça própria.
Justiça própria, é a justiça que é atribuída a si próprio tanto no sentido daquilo que você faz, como no sentido daquilo que você deseja que fosse feito a si próprio. Quando se torna uma fonte de orgulho ou quando é contaminado pelo mesmo, é um clamor cheio de amargura e ressentimento que se faça justiça a si próprio. É também querer que a sua razão prevaleça ou que se faça justiça ao seu ego.

A). Justiça própria e ou auto- justiça.
 No sentido do clamor do ego humano por uma justiça a si mesmo. É uma justiça egoísta. É uma justiça baseada em critérios próprios, instigada e inflamada por uma amargura na alma, e ou revolta, e ou ressentimentos, e ou uma opinião descriminadora, preconceituosa e apaixonada.
É querer que se satisfaça essa exigência estabelecida por seu coração inchado pelo orgulho, como condição para que ele volte ao caminho( mesmo exigindo sua visão pessimista não espera que será atingido). E geralmente estes tem uma visão decepcionante a respeito dos " cristãos ", e veem o " Deus" que pregamos como injusto, e opressor com suas leis e regras morais pesadas.
É uma justiça orgulhosa, pois é ou parte de um orgulho ferido. Como foi dito sobre o orgulhoso que resiste ao Espírito Santo, cassando e se apegando a justificativas.

B).A sua razão.
Isso é algo que impede a pessoa que está desviada, de voltar ao caminho e por consequência a congregar. A sua razão ou seja achar   "que tem razão ", que está certo, porque alguém lá na congregação errou com ele, ou que ninguém até hoje veio o visitar.E ele pode até estar com a razão, mas, enquanto se agarrar a ela seus passos seguiram de encontro a condenação eterna, enquanto aqueles que ele diz que erraram com ele, estaram acertando suas vidas com Jesus e sendo salvos.
 É melhor soltar o baú cheio de tesouro do que morrer afogado no fundo do oceano.

C). Há também os que são" justos ao seus próprios olhos".
Se ilude, se engana, com suas obras e feitos de "bondade e justiça", achando que serão salvos, que não necessitam de igrejas, de congregar de ter e estar em comunhão com os irmãos.
Esquece-se que a nossa justiça vem de Deus. Mas nós por nós mesmos não somos tão justos assim, pois a nossa justiça é como trapo de imundícia, e somente mediante a fé em Jesus, é que Deus o grande Rei, lhe declarará justo (Romanos 5.1).

3. Estar armado.
Jesus disse," vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, que eu voz aliviarei " (   Mateus 11.28).

A pessoa que está nesta condição, é aquele que diz para si mesmo;" eu conheço a Bíblia de có e salteado ", " sou teólogo ", " fui crente por muitos anos ", " estou apenas dando um tempo, volto quando eu quizer, quando eu sentir vontade "... e outros argumentos semelhantes ou mais equivocados, bem como sentimentos e mentalidades ( modo de pensar e ver as coisas) semelhantes.
Equivocados porque não percebem que estão a dar ouvidos a voz do inimigo. É alguém que está mentalmente armado de argumentos lógicos e morais para debater com quem for ao seu encontro tentando o trazer de volta ao caminho.
Isto impede a pessoa de voltar ao caminho, porque endurece o coração do mesmo para a voz do Espírito Santo. Estes tem uma justificativa, um argumento moral, uma resposta para cada erro, que costuma ser ou atacando o caminho, a comunidade dos santos, fazendo o olhar com olhos críticos e sensores, ou acusadores, para os crentes em Jesus. Ou se esquivando deste Santo Caminho, ou seja fugindo do assunto, se protegendo e protegendo o seu erro. Estás atitudes ou posturas destas pessoas, são muita das vezes acompanhadas de um sentimento de raiva o qual endossa, ou seja da mais veemência em seus corações a suas justificativas, causando um segundo sentimento de indignação.
Agora, como o versículo acima se relaciona com estas pessoas? De forma nenhuma, porque ele tem a ver justamente com as pessoas que fazem o contrário, que se desarmam de suas justificativas para poder receber a Cristo em seu coração sendo por Ele sarado de seu prejudicial fardo.

4. Embaraçados.
Há pessoas quando afasta do caminho do Senhor, o inimigo tende a o embaraçar com coisas variadas. Com vícios, com o tempo, com relacionamentos ilícitos, compromissos seculares. E geralmente quando querem ou desejam voltar, ou quando alguém lhes convida a voltar; eles ouvem ( ou dão ouvidos, ou crédito) a voz da "Serpente", em seus ouvidos dizendo: " Não, primeiro eu preciso resolver este negócio ", " preciso casar"( desculpas de amasiados), " preciso resolver o meu caso", " não consigo parar com determinado vício" e ou; " já tentei mas, não consigo", etc...
O embaraço na sua vida se torna uma forma de auto-justiça. Uma vez que o inimigo põem no coração da pessoa que ela só pode voltar para Jesus, depois que ela resolver está etapa da sua vida, de satisfazer essa "justiça". Alguns dizem: "Meu trabalho não me da tempo para congregar ." "Meu esposo acha ruim..." "Eu me envolvi muito no mundo do crime, e se eu sair eles vão acabar comigo e com minha família", etc...
* Pode ser ou estar numa situação e ao mesmo tempo estar numa inclinação.
Jamais colocará a sua frente algo que ele saiba que você vai resistir, mas, como o inimigo sabe sobre nossas inclinações do coração,bem como vasculha as nossas preocupações e afeições e ambições cotidianas. Logo não só te procurará manter longe de Jesus, com tropessos nas suas inclinações, mas, também te envolvendo com os mesmos em situações. Não só te pora tropeços mas, os tornara em embaraços.
 E assim de tropesso em tropesso ele vai te segurando em casa, enquanto ele te segura em casa, ele vai te enrrolando num pecado do qual você tenha dificuldades depois para sair. Ou vai colocando através de seus emissários, pedras de resistência e concessões no coração, para que você perca o desejo de querer voltar. Ou faz crescer espinhos para que com os mesmo todo o resto da palavra que há em Ti seja sufocado, e com isso não tenhas mais, tempo nem fôlego para pensar na sua vida espiritual e desejar a Cristo de novo.
Acontece também da pessoa até conseguir levantar as suas mãos, mas, fica desanimada de caminhar e para, devido as recaídas, e a voz do maligno soprando pensamentos depressivos, e ou desanimadores dizendo, "que ele não conseguira se ver livre do mal". Ou pensamentos revoltantes contra o caminho, tendo talvez como foco a instituição pela qual você procurou se reconciliar com sua fé em Jesus.
Alguns o inimigo embaraça com bem menos, ainda nos primeiros dias que está distante. O inimigo sabendo que a pessoa ainda manifesta um desejo de congregar de estar em comunhão, e sabedor que ela vai ter este desejo crescido, ele procura esfriar este pequeno fogo o mais de pressa possível.
O embaraço é tudo aquilo que prende o seu coração, que estabelece entre ti e ele um elo de compromisso tal que você fica impedido, de se compromissar com Deus, porque este algo tem a primazia e o domínio do seu coração. Há pessoa até quer mas, como alguém que caiu na areia movediça ela só consegui se afundar mais, e isso elas veem como uma grande barreira, mesmo que apenas seja a sombra de uma formiga na frente da chama de uma vela.
O embaraço, são circunstâncias, situações, estados  e inclinações, nos quais o inimigo mantém cativos os desviados. Na verdade o verdadeiro embaraço está na mente, pois quando a pessoa se posiciona firmemente em decidir pelo Senhor Jesus, e resolve ignorar todas estás situações e circunstâncias em que se encontra, ou estado no qual está. Assim como Deus segurou a mão de Pedro no mar, o Senhor lhe sustém, se realmente sua decisão pelo Senhor Jesus é firme, se realmente ele perseverar nela.

5. Que não é sincero ou indeciso.
Trata-se da pessoa que não é sincera para consigo mesmo. Estando fora dos caminhos do Senhor, por vezes faz planos de voltar, mas, por lhe faltar uma decisão firme diante de Deus, é recuado de sua decisão.
É semelhante a semente a beira do caminho que é comida por aves, suas decisões por não ter raízes são sopradas do coração pelo inimigo. Também é como a folha seca soprada pelo vento, toda vez que diz pra si mesmo que vai se firmar, outro propósito, outra ideia vem e fala mais alto no seu coração, roubando-lhe o tempo, a atenção e a vontade.
Ele não é sincero nem decidido, e é indeciso ou vacilante na sua decisão, porque lhe falta sinceridade, honestidade em seu coração com respeito a querer voltar para Jesus.

6. Ocupado.
Uma coisa certa na vida de algumas pessoas desviadas, é o crescimento dos espinhos. Quais são os espinhos, Jesus os descrimina na explicação da parábola do semeador. E são eles, "preocupações desta vida" ou " cuidados deste mundo, " as seduções e o engano das riquezas", e " as ambições(ou anseios) doutras coisas " ou "prazeres(deleites) desta vida" (Mateus 13.22/Marcos 4.19/Lucas 8.14). Ou seja, o inimigo coloca o coração e a mente da pessoa ocupado, de tal forma que ele não tem tempo, para pensar na situação de sua vida espiritual, ele não para pra pensar em sua salvação ( e se pensa não dá a devida atenção a este tema tão importante para sua vida) e procurar reconciliar-se com Jesus.
Acontece de muitos falarem com esta pessoa,é a mesma tem a sua alma a comover-se, mas, logo após, suas ambições, cobiças e preocupações sufocam aquela palavra e ela fica infrutífera. É como se ele tivesse ouvido uma canção bonita, chorado ao refletir na sua vida, mas, logo se esqueceu da mesma, porque começou a tocar uma daquelas baladas chicletes que ele gosta muito.

7. Pedras( ou resistência no coração ou concessões).
Outra coisa que faz ou impede a pessoa de voltar a Jesus, é o cultivo de resistência a certas verdades da Palavra de Deus. Há pessoas que resistem ao dízimo, ao assalariar de pastores, a literalidade de certas passagens bíblicas, como a criação em 7 dias, tal como é descrita em Gêneses.1.

A)Resistência.
 Essa resistência é coisa que antes de se afastar do caminho, talvez até não a possuísse, embora muitos conforme a parábola do semeador, se desviam por cultivar pedras no coração. Mas, aqueles que não a talvez não cultivassem pedras no coração, ao sair da igreja, ao deixar de estar em comunhão com os santos ( pois não há comunhão com Deus, sem comunhão com os santos), começou a dar ouvidos a Satanás e seus emissários, com idéias que se opõem a palavra de Deus. Como deixou de crer na verdade, ficou sujeito a operação do erro, para crer na mentira (  2 Tessalonicenses 2.10 a 12 ). E sim, ocorre tal como Jesus nos diz na parábola do semeador, que por causa de antes de se desviar ele cultivar resistencia a algumas verdades da Palavra de Deus, no momento de grande tribulação ( quando vem o sol), ele se desvia por não ter raiz na palavra, raízes que o seguraram nos dias maus, e estás pedras depois de o fazerem cair, se amontoaram em cima do mesmo impedindo-o de se reerguer.

B)Concessões.
Outro tipo de pedra espiritual que impede o distanciado de regressar genuinamente a Cristo Jesus. São" as concessões ". Ou seja abrir mão, ceder a verdade, flexibilizar, adaptar a verdade da palavra de Deus, ou ignorá-la.
Estando no mundo, começa a olhar as verdades e os valores santos com outros olhos, assim começa a dialodar e a negociar com o erro.
Sua mente e seu coração endurecido para umas verdades e revendo outras; resiste a voz do Espírito Santo. Uma vez que o Espírito Santo fala conforme a Bíblia e não flexibiliza a sua verdade. Se alguém resiste a Bíblia, logo resiste ao Espírito Santo.
Por exemplo alguém que antes de se desviar não havia sido batizado com o Espírito Santo, ao ouvir pessoas descreverem o ouvir Deus falar consigo, começa a questionar se é Deus mesmo ou se é uma alucinação auditiva da pessoa. Se está pessoa ao fazer este questionamento não se voltar logo para Jesus, logo ele não estará mais questionando, e sim afirmando. Pois o inimigo o autor destes questionamentos, procurará fortificar está ideia no seu coração, como se fosse a mais pura verdade, fazendo-o enchergar através de argumentos de mentira( porém com teor lógico). E isso vale para outros exemplos com relação a vida espiritual.
No caso de alguém que foi batizado com o Espírito Santo e vivenciou a experiência de ouvir a voz de Deus( de forma audível), aceitar estes questionamentos é um grande passo para a blasfêmia, e afirma-los é blasfêmia contra o Espírito Santo, por isso muito dificilmente com estas pessoas isso ocorrerá, mas, não estão livres.

C). Ignorantes a cerca da Palavra de Deus.
Quando ainda estando em comunhão, ele desprezava a Bíblia, não a lia com a devida atenção e dedicação que nos cabe. Por isso seu desprezo ou desintetesse, contínuo pela Palavra de Deus, lhe levou a uma vida cristã superficial, sem raíz. O desprezo pela Palavra de Deus, também é uma terceira forma de pedra no coração humano. Pois impede o crescimento da semente do evangelho, da vida espiritual, não deixando a pessoa ter as devidas armas e saber a devida conduta para vencer nos dias de tribulação, e aos contínuos ataques de Satanás.
Uma pessoa ignorante a cerca da Palavra de Deus, é presa fácil para Satanás. E isso além de ser causa de desvio de muitos, também se torna um dos impedimentos a pessoa de voltar ao caminho,  porque por desconhecer as Escrituras fica preso sem saber como se libertar em qualquer armadilha de Satanás.
Joao 8:32 - E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará".
Oseias 4:6 - Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. "Uma vez que vocês rejeitaram o conhecimento, eu também os rejeito como meus sacerdotes; uma vez que vocês ignoraram a lei do seu Deus, eu também ignorarei seus filhos.
A palavra mais, adequada aqui é desinteresse, pois são pessoas que sabem a importância que a palavra de Deus tem, mas, não lhe dão o devido valor, não são cuidadosos no estudo da mesma. Uso a palavra desprezo, por colocar em cheque a realidade, da conduta daqueles que são desinteressados quanto ao conhecimento da mesma, quanto a aplicação de seus santos princípios.

8. Olhar crítico e sensor.
Quero dizer de pessoas que não são misericordiosas, que fazem um julgamento muito duro e ou legalista, muito exigente, a respeito das coisas certas. É aquele tal do " tudo ou nada ", e nessa mentalidade extremista, ele faz um caminho mais estreito que o caminho de Jesus, de forma que nem ele consegue trilhar. São os desviados que não estão congregando, e quando olha para os irmãos que estão congregando só vê defeito.
Claro, sei que alguns mesmo não estando fora da congregação já começam a nutrir tal espírito de crítica e censura aos santos, tal é a mentalidade maligna, que isso acaba por ser a causa de seu desvio completo.
Vê defeito nos pastores, nas denominações, nos crentes. Vê uma igreja como muito exigente, outra como muito relapsa, vê defeito em tudo. Este perfeccionismo a luz das idéias humanas equivocadas é a pedra de tropesso para muitos que estão distanciados do caminho do Senhor, bem como uma das causas de seu distanciamento.
Quando dizia que são pessoas sem misericórdia, é porque ainda não entenderam, que Jesus quer misericórdia e não sacrifício. E por pensarem assim, são tomados por uma vergonha orgulhosa, devido as suas críticas sensoras,  de se verem ou de serem vistos voltando a este caminho, que todos sabem que eles falaram é falam tanto mal deles. E por terem está mentalidade, quando estão fora do caminho do Senhor, não conseguem com seus corações enxergarem uma porta por onde possam voltar. Porque com suas críticas ao caminho não vêem uma igreja, uma denominação, um ministério a altura das mesmas. Porque fecharam o caminho após sí, e não conseguem voltar.
Mateus 12:7 - Se vocês soubessem o que significam estas palavras: ‘Desejo misericórdia, não sacrifícios’, não teriam condenado inocentes.
Tiago 2:13 - porque será exercido juízo sem misericórdia sobre quem não foi misericordioso. A misericórdia triunfa sobre o juízo!
É claro há várias pessoas assim, à aqueles que acham que a igreja deveria ser mais rígida. Há aqueles que acham que a igreja é rígida de mais, que impõe muitas regras, que escravizam o homem," doutrina de homens" dizem. Há aqueles que se tornaram ferrenhos críticos do cristianismo, só porque este não aprova o seu estilo de vida, e outros acham que o cristianismo se desviou do caminho, que não falam e não pregam genuinamente Jesus. Em fim, muito do que eles pensam, parte de Satanás, que falando segundo os seus corações fortifica seus egos, seus corações orgulhosos contra a igreja, contra a Bíblia, contra Jesus, e ao mesmo tempo os ilude dizendo que não, dizendo que não é contra Jesus.
Não posso dar razão aos mesmos quando falam da igreja, a Igreja é feita de homens ( por isso é limitada e falha como os mesmos), mas, para se chegar a Deus, o caminho que leva para o céu, o qual é Jesus, passa por ela. É a igreja a responsável por ensinar e fazer discípulos, é nela que se estabelece a comunhão ( não se pode ter comunhão fora de uma comunidade cristã). A igreja como instituição não surgiu com Constantino, mas, surgiu já com Jesus Cristo, quando ele organizou um grupo de 70 discípulos e depois um grupo de 12 Apóstolos(  Lucas 10.1/Mateus 10.1,2), e com o Pentecoste vemos em Atos, o crescimento e a organização da mesma, com diáconos e presbíteros, e várias congregações locais(  Atos 6.1 a 7/ Atos 14.23   ).

9. Atitude de escárnio.
Quantas pessoas que ao se afastarem duma determinada denominação, e com o se afastar dela também se afastando do caminho(pois há aqueles que apenas trocam de denominações), se entregam a uma vida de total oposição e aversão ao que vivia e pregava. Além de passar a olhar os antigos irmãos com olhar, crítico, sensor e de desaprovação, também se entrega a atitudes de escárnio do caminho. Gostam de postar e compartilhar piadas que deprecião o Santo caminho(que não é tido por eles como Santo).
A própria atitude maligna de escárnio cria em suas mentes, uma visão de ridículo em relação a igreja, passam a vê-la como algo ridículo. Como um ambiente de pessoas cegas, burras com viseiras religiosas, ingênuas, incoerentes, sem estilo, hipócritas, isso até lhes gera um sentimento que as impede de ficar no culto se vierem a ir, ou mesmo de ir a um culto quando convidado.
Não dou razão as suas críticas, pois elas se baseiam em homens, e se sustenta na falibilidade humana. Ele ignora a Santa Palavra de Deus, é ela quem sustenta e válida, não o pecado e a corrupção de líderes fraudulentos, mas, válida a existência da igreja e sua organização em congregações locais (  Atos 11.22,26/13.1/14.23/ 15.41/ 16.5/  ). Por isso não dou razão a eles em suas críticas, pois elas se constituem numa barreira entre eles e Jesus.


10. Mentalidade carnal.
As palavras desânimo, indiferença, falta de vontade, revolta, indisposição, passividade, divagação, dizem de uma mentalidade entregue a cadeias espirituais que a governam através da carne, ou de seus sentimentos.
Uma mentalidade carnal, pois está rendida a todo o dardo de Satanás a sua carne, aos seus sentimentos. Mentalidade pois a sua forma de pensar é construída e regida ou guiada, pelos seus sentimentos de forma cega ou seja, pela sua carne.
Essa pessoa às vezes manifesta o desejo de ir a igreja, mas, quando põe o pé na porta de casa para sair, vem o desânimo, ou passa mal subitamente, ou lembra de algo que lhe desagradou na igreja e isso gera lhe uma indisposição ou revolta. Ou mesmo Satanás a lembra de suas limitações e incapacidades, geradas por vícios, faz ela pensar nas possíveis recaídas e com isso consegue voltá-las para traz de seu propósito.

11. Dando crédito a voz de Satanás.
Muito do que impede uma pessoa de voltar ao caminho do Senhor, é que ela está dando ouvidos, ou crédito a voz da serpente. A voz de Satanás é sempre segundo o nosso coração, os nossos pensamentos e sentimentos, e sempre é desfazendo da palavra de Deus.Ou seja ele fala conforme aquilo que o nosso coração está inclinado e fala desfazendo daquilo que a palavra de Deus nos está orientando.
Então quando alguém sai do caminho que é  Jesus, a voz da serpente já começa a o iludir. Por meio de argumentos lógicos, ele o faz algumas vezes a achar que ainda está no caminho, ou que agora é que achou o caminho certo. Quando não é assim, é por meio de muitas outras mentiras.
Ele não haje só, além dos demônios, ele usa outros que foram enganados para enganar a outros, criando assim um ciclo de mentiras, a Bíblia diz que ele é o enganador das nações (  Apocalipse 20.3,8 e 10). Ele usa seitas, roda de falsos" amigos "( Salmo 1.1),se preciso até mesmo visões. Quem deixa de dar ouvidos a voz de Deus, automaticamente dá ouvidos a voz do maligno.

12. Enganados a cerca do caminho.
Dentro da ideia do que falamos acima, das pessoas dando ouvidos a voz de Satanás. Temos aqueles que não voltam ao caminho, porque estão enganados a cerca do caminho.
Ou acham que não estão desviados,  ou acham que agora é que estão no caminho certo.
Quando acham que não estão é porque não entenderam ainda o que é a vida espiritual, pois na vida espiritual não existe parar, ninguém para, só se para quando já chegamos ao nosso destino, ou o céu ou o inferno. Quando você deixa a verdade, há a resposta de que a verdade é Jesus, mas, a Bíblia também é a verdade(porque  é a sua palavra), logo quando você deixa de crer ou ignora uma pequena verdade contida nas Santas Escrituras. Quando você deixar de congregar de estar em comunhão com os irmãos, quando você deixa de receber a verdade, quando você se sobrecarrega não restando lhe tempo para estar em comunhão e investir na sua vida espiritual, quando você muda seus valores( prioriza o material em detrimento ao espiritual), quando você começa a concordar com os ímpios, você está se desviando, ou pode ser que até que já esteja totalmente desviado.
Outros acham que agora é que estão no caminho, isso acontece com pessoas que deixaram a igreja e começaram a seguir a alguma seita do inferno. Muitas destas seitas até se rotulam igrejas, dizem-se cristãs, mas, são malignas, e acorrentam e enganam os homens.
Onde estas seitas passam deixam pessoas deficientes na fé, que após se libertarem de seus julgos, começam a ter dificuldades em caminhar novamente. Ou porque acham que para voltar tem que ser para estas seitas, pois dizem que só lá andam no caminho verdadeiro. Ou porque tiveram suas visões distorcidas, de forma que não conseguem ver mais que alguém ande verdadeiramente no caminho, ou algo assim. Ou se tornam céticas, ou presas por seus orgulhos se envergonham de ter que admitir que estavam erradas, que haviam sido enganadas, visto que algumas vezes até mesmo apedrejaram irmãos por não seguirem suas pisadas, ou coisa assim.

13. Resistência ao Espírito Santo.
Como já abordei no primeiro tópico, sobre orgulho, venho aqui a frisar novamente, sobre está barreira que impede a reconciliação de alguém que está afastado da congregação e da comunhão dos santos. Está barreira é a resistência ao Espírito Santo.
Duma forma resumida, o que impede uma pessoa de voltar a Jesus, são três como já citei na introdução e argumentos nos tópicos acima, a resistência ao Espírito Santo, a resistência no coração às verdades da Palavra de Deus e dar ouvidos a voz de Satanás. Porque todas as outras barreiras são derivadas destas.
O Espírito Santo, é o principal agente na conversão, santificação e no frutificar de uma vida cristã ativa e real(  João16.8/ 2 Tessalonicenses 2.13), é claro nesta agência vem a correspondência humana, quer aceitando e se submetendo ou resistindo-o.
Quando a pessoa chega a se desviar não é por nenhum motivo externo embora ele possa alegar, ou assim achar, mas, é por resistir as advertências do Espírito Santo, e em contra mão, estar dando ouvidos ao maligno. O Espírito Santo é aquele que nos guia em toda a verdade, é quem glorifica a Jesus, é o nosso Consolador, é o penhor de nossa Salvação, logo se a pessoa se desvia é por o ignorar( João 16.13,14).
Uma coisa é você fraquejar, outra é se distanciar. Não acredito em crentes em casa, em pessoa parada na fé, porque simplesmente não existe, o que existe é alguém que persiste em dar ouvidos a Satanás e a ignorar os apelos do Espírito Santo na sua alma. Quando você fraquejar por algum incidente em sua vida, e logo lhe vem um desânimo de caminhar com Cristo, também o Espírito Santo vem trazendo uma palavra de ânimo, se você não for daqueles que ignora as verdades da Palavra de Deus, Ele as usará como bálsamo nas suas feridas, Ele levantará pessoas para te ajudar, e se perto não houver quem se disponha, haverá sempre outra ferramenta que Ele poderá usar," ... É para o seu senhor que ele está de pé ou cai. E ficará de pé, pois o Senhor é capaz de o sustentar. "( Romanos 14:4)
Logo a não ser que você o resista, não ficará prostrado, nem chegara a se distanciar verdadeiramente, pois naquilo em que seus pés começaram a se desviar, você será restaurado.

14. Amar está vida.
"Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo. "(1 Joao 2:16)
"Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração". (Mateus 6:21 )
Muito do que prende o coração de uma pessoa no mundo é amar está vida, mesmo que não o diga, mas, o vício vem de um coração egoísta, que ama os prazeres e se apega de forma enraizada, empenhada nos mesmos. Isso não pode ser entendido a não ser como " amor" ou apego a satisfação de seu ego, de sua carne.
Logo a pessoa se amarra se apega a grupos de amigos, a empregos com boa renda, e vários outros prazeres colocando nos mesmos o seu coração. E quando ouvem a voz do Espírito Santo, e são convidados a voltar ao caminho, muitas das vezes até manifestam o desejo, choram, mas, não querem perder o tesouro que possuem nesta vida, e por isso não voltam. Outros no caso de viciados ouvem a voz do inimigo a lhes falar sobre este embaraço, e sobre as possíveis recaídas, são tomados por uma mentalidade de impotência, de incapacidade, e logo recuam do propósito e do desejo de voltar.


Concluindo.
Em resumo, as diversas coisas que descrevi assima, impede o homem que se afastou do caminho de voltar a caminhar novamente. Elas são cadeias do inferno, que te impede de voltar a Jesus que é o caminho.
 E não são coisas que acontecem sozinha, descrevi cada uma de forma separada, mas, o inimigo de nossa alma, usa todas elas, se você não estiver preso por uma, estará por outra, ou por uma combinação de duas, ou três, ou mais, ou todas ao mesmo tempo. Tantas quantas ele ver que for suficiente para te manter acorrentado.
São correntes físicas, mentais, e espirituais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série pecados 9: Palavra torpe

O cetro da impiedade

Desprezando toda a dor