Palavra importante 24: Temperança



Mateus: 23. 25. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque limpais o exterior do copo e do prato, mas por dentro estão cheios de rapina e de intemperança. - Bíblia JFA Offline
Temperança, está é a palavra Bíblica para domínio próprio, mas, em suas entrelinhas, ela engloba também, mansidão, sabedoria. Porque temperança não é como você enjaular um animal bravo, mas, tirado ou derivado da palavra tempero, é a atitude do coração que contagia todas as demais atitudes do teu ser, dosando-as com sabedoria, expressando-as com mansidão. Assim como o tempero que muda o sabor e o cheiro de um alimento, a temperança impõe a sua marca, sobre a vida de um homem. Por isso a verdadeira temperança não pode ser alcançada por meio de disciplinas e esforços humanos, mas, é resultado da comunhão do crente com Deus, é a marca de um homem cheio do Espírito Santo. Quando os opositores de Estevão olhavam para ele carregados de ódio, e respirando morte, o seu rosto pacífico era como de um anjo, por mais que suas palavras cortassem como a lâmina de uma espada, todavia eram pronunciadas na segurança e tranquilidade de quem sentia os braços aconchegantes do Senhor Jesus envolta do seu pescoço, num abraço amável(Atos 6.8a15/7  ).
O sal da sabor, e influência todo o alimento fazendo se perceber em todo ele. Assim temos estas duas características do sal, aplicáveis a idéia biblica de temperança. Pro sal dar sabor é algo natural, e necessário a sua essencialidade. Ou seja se ele não tem sabor ele não salga, não influencia o alimento, com o seu sabor. E o sal, graças a seu sabor, tem uma particularidade, que é o poder, de conserva. Assim o crente temperado, ele traz consigo o sentido do viver em Cristo, o sabor é este sentido. O sabor do sal cristão é um misto de sabedoria e mansidão. Porque esta mansidão se evidência pela expressão da sabedoria.
Um crente sem temperança perde a sua essencialidade, se tornando motivo de escândalo, sendo fútil, perde o sentido cristão.
Tenho presenciado nos dias atuais muita intemperança no meio dos cristãos, porque muitos acham que a religião pode mudar o homem, e em parte o concordo, mas, são como animais enjaulados. Por fora limpos, mas, por dentro cheios de glutonaria, de ira, de inveja, de cobiça. Conseguem tirar o rachado do vestido de uma mulher, mas, jamais conseguiram tirar a sensualidade de seu coração.
Jesus, disse fazei discípulos de todas as nações, mas, não disse para fazer discípulos de homens mas, discípulos dele. O problema é que antes de alguém ser discípulos de Jesus, ele é discípulo de um homem. Por que Paulo sabendo disso, disse sede meus, imitadores como eu também sou de Cristo( Mateus 28.19/I Coríntios 11.1  ). Logo muitos que ainda não chegaram a se converter a Cristo se tornando discípulos d'Ele, já estão a fazer discípulos para si mesmos, tornando o filho do inferno duas vezes(Mateus 23.15  ).
O certo é o discípulo de Cristo, assim como João Evangelista, encaminhar seus discípulos a Cristo. Ele nunca chamou-os a sí engando-os acerca de quem era, mas, mostrou que ela era apenas um instrumento para encaminhá-los até Jesus. Porque quando a pessoa começa a aprender de Jesus ele  é manso e humilde de coração, assim como o seu Mestre(Mateus 11.29  ).
Jesus certa vez disse," tende sal em voz mesmo( Marcos 9.50)", e este texto prossegue, "e guardai a paz uns com os outros". Mas, parece que as pessoas estão querendo é se devorar umas às outras(Gálatas 5.14,15  ). Não aprenderam com o Mestre. Precisão de seu tempero, precisam de seu Espírito Santo, de viver, experimentar e conhecer a verdade.
Se a marca de um homem que cresce em comunhão com Deus, é percebida na temperança( que inclui consigo sabedoria e mansidão), como podemos julgar santos, pessoas apenas, pela manifestação de dons espirituais, todavia sendo, cheia de inveja, cobiça, ira, e outras coisas? De certo então que quando assim fazemos, estamos redondamente equivocados. Lembremos da primeira epístola de Paulo aos Coríntios, a qual diz:
1 Coríntios: 3. 1. E eu, irmãos não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a criancinhas em Cristo. 2. Leite vos dei por alimento, e não comida sólida, porque não a podeis suportar; nem ainda agora podeis; 3. porquanto ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja e contendas, não sois porventura carnais, e não estais andando segundo os homens? - Bíblia JFA Offline

Comentários

Estive a ver e ler algumas coisas, não li muito, porque espero voltar mais algumas vezes, mas deu para ver a sua dedicação e sempre a prendemos ao ler blogs como o seu.
Gostei de tudo o que vi e li.
Vim também desejar muita paz,saúde e grandes vitórias.
São os votos do Peregrino E Servo.
Abraço.
Peregrino E Servo.
Felipe disse…
Muito obrigado irmão Antônio, que o Senhor Jesus Cristo continue a abençoar a sua vida, e de todos os que te cercam.Tambem te desejo, paz, saúde e todas as vitórias dadas pelas mãos do bom Rei.

Postagens mais visitadas deste blog

Série pecados 9: Palavra torpe

O cetro da impiedade

Desprezando toda a dor