Série Creio 10: Atualidade dos dons espirituais

10. Na atualidade dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo à Igreja para sua edificação, conforme a sua soberana vontade (1Co 12.1-12).
A crença e o ensino ( doutrina), na atualidade dos dons espirituais, é uma marca de nascença do pentecostalismo histórico, retirar isso é falsifica-lo. Embora essa doutrina ainda permaneça em nosso rol de doutrinas, todavia o misticismo ou a crença superticiosa tem sufocado essa realidade tal como os espinhos da parábola do semeador sufocam a mensagem do evangelho. Como assim? É porque o ser humano é por natureza inclinado a criar rituais e tradições, a dar valor e peso espirituais a coisas que não o possoe, a dar importância a detalhes insignificantes. Como por exemplo falar;" em nome de Jesus um, em nome de Jesus dois, e ir até em nome de Jesus sete", ou durante a oração ter que ungir água, panos, envelopes, fotos...Ou seja, criar um ritual uma doutrina e tradição, que limite a fé, que a faça usar moletas. Quando também trazem elementos religiosos de outras religiões, como as espíritas( roupas brancas, vale do sal). Então estes espinhos ou doutrinas estranhas que crescem junto com a doutrina ortodoxa dos dons, tendem a sufoca-la, por servir de tropessos e escândalos aos que crêem, e de argumento a favor dos que defendem que os dons passaram.
O fato é que a doutrina dos dons espirituais é atual, mas, precisa ser desprovida de sincretismos e de supertições, precisa ser estritamente bíblica, ou seja, apenas em nome de Jesus, na unção do Espírito Santo e nada mais.
1 Coríntios: 12. 7. A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito para o proveito comum. - Bíblia JFA Offline
Como já falei em outra ocasião, a experiência pentecostal, põe em xeque aqueles que questionam a atualidade dos dons. Note as palavras iniciais deste versículo acima citado, a qual indica uma ação, ato presente; " a cada um, porém, é dada", não diz" foi dada", nem " será dada", ou seja é uma realidade presente. Aqueles que questionam está realidade precisam, ou necessariamente são forçados pelos versículos que antecedem a estes a tomarem uma posição. " Ou dizem que a operação, ou manifestação dos dons em nós e por Satanás, ou manifestações de emocionalismo", ou aceitam a atualidade dos dons. Todavia não podem estar indiferentes, ou tomar uma postura neutra, simplismente não crendo na atualidade dos dons. Pois veja o que os textos antecedentes dizem:
1 Coríntios: 12. 3. Portanto vos quero fazer compreender que ninguém, falando pelo Espírito de Deus, diz: Jesus é anátema! e ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor! senão pelo Espírito Santo. 4. Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. 5. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. 6. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. - Bíblia JFA Offline
 Se o texto diz que a cada um é dada, não pode ser isso no passado, nem no futuro mas, no presente. Logo se eles afirmam que o que opera em nós não pode ser os mesmos dons descritos na Bíblia, estão afirmar o descabida de que não falamos por Deus, e estão a se opor a esta declaração bíblica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série pecados 9: Palavra torpe

O cetro da impiedade

Desprezando toda a dor