*Saídas da vida


"De tudo o que se deve guardar guarda o teu coração, por que dele procede as saídas da vida." Provérbios 4.23


Quando se fala sobre guardar logo se lembra, sobre proteção, cuidado, vigilância.
Saídas da vida.Que pode ser entendido também, como fontes da vida.
Procede, que vem de, ou seja; "porque vem do coração as fontes da vida".É no coração que estão os nossos sonhos e projetos e é ele o gerador de força de vontade e empreendimento para a realização deles.
Por que saídas da vida? Por que é por onde a vida se expressa. Penso eu, que existe uma saída para cada área de nossa vida, para cada desejo, pensamento ; fontes sentimentais, ideológicas, morais, instintivas, etc...
É por isso que o escritor de provérbios aconselha, "guarda o teu coração", por que dele vem os meios pelos quais a sua vida se comunica com o mundo e se expressa . Pense bem, guardar de quem? E por que, você deve guardar de alguém?
Por que há alguém que se conhecer as saídas da sua vida, e tiver acesso a ela poderá manipulá-las a seu vil favor, este inimigo, poderá até mesmo bloqueá-la impedindo assim que sua vida se expresse por aquele meio. Não é atoa todas as frustrações, e o número grande de frustrações que pode ocorrer na vida de alguém, simplesmente por que deixou de cuidar, de vigiar e de proteger alguma fonte de sua vida.
Então venho por meio desta, reflexão reforçar, o apelo deste provérbio, e dizer que:
Guarde o teu coração, proteja-o, cuide dele, limpe-o não deixe a fonte secar, ou ser entulhada, proteja ele contra vândalos e depredadores de fontes, e que Deus seja contigo, por certo se assim o fizeres Ele será.
Você já viu como são amargos, ressentidossarcásticos, as pessoas que cheias de sonhos tiveram medo de realiza-lo ou foram impedidos por alguém, ou no caminho de suas realizações fizeram más escolhas que impediram a realização dos outros?
Não conheço alguém que seja realmente feliz nesta vida, se não pode expressar a sua vida. Ser cristão não é frustar isso, mas, se não tivermos cuidado, em nome de noções equivocadas de religião e santidade, poderemos interromper, ou mesmo bloquear as saídas de nossa vida, e sermos ao invés de luz, trevas, e grandes trevas de amarguras.
Que Deus nos dê sabedoria na escolha de nossos caminhos, no guardar de nosso coração.

Comentários

Felipe disse…
Amém, Jesus continue te abençoando!
Unknown disse…
Ótima reflexão !

Postagens mais visitadas deste blog

Série pecados 9: Palavra torpe

O cetro da impiedade

Desprezando toda a dor