Ódio

As quatro iniqüidades destacadas no séc.XXI
Parte IV

3ª Iniquidade listada por Jesus.




...e mutuamente se odiarão.
Mateus 24.10


Da revista lições bíblicas Juvenis nº12(CPAD), a segunda lição tenho retirado o seguinte trecho sobre o assunto.
Jesus também falou de ódio generalizado: "Uns aos outros se aborrecerão". E o sentimento de odiar ou aborrecer aqui é alimentar sentimentos maldosos e injustificáveis para com o próximo. Faz-se necessário observar a advertência da palavra de Deus, em 1 João 3.15, a fim de que tal sentimento não encontre lugar em nós. "Todo aquele que odeia a seu irmão é homicida; ora vós sabeis que todo homicida não tem a vida eterna permanente em si."




O ódio é o oposto da afeição natural, ou amor humano, como sentimento não cabe a ninguém condenar o outro por senti-lo, mas, sim por nutri-lo.Como sentimento ele pode vir como uma reação natural, mas, reação a quê? A rejeição de alguém, ou por qualquer outro motivo... No entanto ele vem como efeito de várias causas, e quais são?Em resumo pensamentos errados, pensamentos depreciativos contra o próximo, má e equivocada interpretação, da ação que a pessoa tomou da escolha que fez. E estes pensamentos maus promovem, este sentimento maligno e destrutivo.
O ódio é uma iniquidade que se comete contra a paz, por que quando alguém odeia( ou age em conformidade com o sentimento de ódio) ele só deseja acabar com o alvo de seu ódio. A paz de uma pessoa depende muito de sua harmonia, a pessoa que odeia não está em harmonia, ela está perturbada, e procura transmitir esta perturbação para o alvo de seu ódio, que é outro alguém.
O ódio também, é contra a vida, o desejo mais infernal de quem odeia é a morte ou aniquilação do odiado. Pois o odio não vem sozinho, quando ele domina um coração, ele produz outros sentimento secundários, como a raiva ou ira, a magoa o ressentimento, a aversão e este conjunto perigoso só pode querer e chegar a este fim a morte.
Vivemos numa sociedade iracunda, pessoas cheias de rancor, invejas, mágoas; corações feridos e que ferem corações. João disse:
Nós o amamos por que ele nos amou primeiro. 1 João4.19
Deus é quem cura e restaura os nossos corações. O mundo sem Jesus, nele as pessoas odeiam, por que tem inveja, por que cobiçam, por que foram pisadas e magoadas, por que não sabem perdoar, e há quem diga que, "só Deus pode perdoar", desculpando assim para não perdoar. O perdão cura, o perdão tira a raiva, o perdão mata o ódio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série pecados 9: Palavra torpe

O cetro da impiedade

Desprezando toda a dor