Os passos de Cristo no Episódio de Moriá


Geneses capítulo 22

Versículo 2
Abraão, na figura de Deus é responsabilizado de entregar o seu único filho amado( João 3.16).
Jesus neste episódio é representado por três figuras, em Isaque e no anjo que apareceu a Abraão, Jesus é representado em parte; e no cordeiro, é representado no seu todo.

Versículo 6
Isaque na pessoa de Cristo toma a lenha do holocausto, figura da cruz( João 19.17).

Versículo 9
Assim como Cristo esteve Isaque como um cordeiro mudo(Isaías 53.7), pois ele não se opôs a seu pai.

Versículos 11,12
O anjo na figura de Cristo revela o grande livramento que Deus nos deu, através de Cristo nos impedindo de sermos mortos.

Versículo 13
O cordeiro. O anjo também como João, vindo preparar o coração do povo para Cristo, preparou Abraão para que enxergasse o cordeiro. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo...
O cordeiro na figura de Cristo veio tomando o lugar de Isaque, que não mais representava Cristo, porém agora representava a humanidade.

O mato. Certo que eram ramos secos e espinhosos e resistentes aponto de lhes segurar pelas duas pontas. Este mato era o povo que gritava solte Barrabás(também na figura de Isaque) e crucificai a Cristo(o cordeiro)

Duas pontas. Travado no mato pelas suas duas pontas. Essas são as pontas dos chifres, nos livros de profecias escatológicas vemos que tem o sentido de poder de reino de domínio. Dois poderes o político nas pessoas de Herodes e Pilatos e o religioso na pessoa de Caifaz o sumo sacerdote. Estas duas pontas foram usadas e usaram o povo( ficaram agarradas), para denunciar a Cristo ao sacrifício por nós.

1ª Figura Isaque: Aqui revela a parte do sofrimento físico de Cristo.
2ª Figura o Cordeiro: Revela a parte do sofrimento psicológico.
3ª Figura o Anjo: O ministério de Cristo na proclamação do reino de Deus; e da salvação de todos os que creem em seu sacrifício.

Um grande abraço para todos, e fiquem na paz de nosso amado e salvador Jesus Cristo!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série pecados 9: Palavra torpe

O cetro da impiedade

Desprezando toda a dor