Os pioneiros e os sermões


Realmente, não tenho lido muitos sermões, de grandes homens da história do cristianismo, mas, uma coisa eu sei todos os seus discursos, refletiam e transmitiam ideias oriundas de horas de profundas reflexões. Eram reflexões de suas questões com Deus, de suas interminadas meditações e leituras das Sagradas Escrituras.Falavam de convicções que tinham, nascidas no fogo do Espírito Santo, verdades em que não somente criam, mas, viviam e defendiam. Não tinham nada mastigado, e quando chegavam no púlpito não contavam histórias a todo tempo, quando profetizavam, não determinavam, pelo contrário revelavam. O que eu quero dizer com essa ultima afirmativa,"quando profetizavam não determinavam", por que diziam o que Deus lhes diziam e não o que desejassem que Deus estivesse dizendo, às vezes penso que os que fazem isso, estão determinando o que Deus fará, quando dizem: "Eu profetizo...", por acaso isso não é a mesa coisa que dizer:"Eu determino..."?Pois a intenção e a forma como é evocado trás em si o mesmo sentido. Agora quando revelamos o coração de Deus, falamos o que ele quer dizer, ele conhece o coração de Deus. A profecia bíblica nunca foi feita por vontade de homens.
Voltando aos sermões dos pioneiro do cristianismo, começamos pelos expostos de Pedro, Estêvão e de Paulo, e aprofundemos por Charles Finney, Moody, e outros homens de Deus, não que seus sermões fossem aulas profundas e exaustivas de teologia, mas, eram convicções, falavam de Deus tendo a certeza de que o Altíssimo estava em pé, ao seu lado com a mão em seus ombros sussurrando as suas leis e vontades em seus corações. Aqui, por certo alguns tinham sermões escritos, outros por sua vez improvisavam em cima da hora, mas, uma coisa é certa estavam firmes naquilo que diziam e expressavam convicções profundas e cravadas em suas almas. Agora tenho ouvido sermões, que a pessoa até mesmo entra em contradição em suas declarações, fala coisas de que não sabe e nem entende, de que não esta convicto, conta longas histórias interrompendo-as para fazer aplicações triunfalistas. Que o Senhor, venha abrir, os olhos e o coração desta geração antes, que ela se amontoe de doutores segundo as suas próprias concupiscências.



Deixo para o amado irmão alguns links, sobre este assunto, afim de insetivá-lo a não ser simplesmente diferente, mas, eficas na sua pregação:
Conselho aos pregadores
Onde estão os pregadores?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série pecados 9: Palavra torpe

O cetro da impiedade

Desprezando toda a dor