Palavra importante 7:Sinceridade


Pelo que façamos festa não com o fermento velho,nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os asmos da sinceridade e da verdade. 1 Cor.5.8

A pessoa sincera é aquela, que nada oculta, mas, será que somos absolutamente sinceros em todas as áreas de nossa vida?O coração sincero é isento de todo sentimento, possa comprometer a verdade. O texto diz sobre o fermento, aquilo que faz render algo, que promove dissensões, divisões.Ele fala mais, sobre o fermento da maldade, mas, como assim? A maldade aqui é no coração, atos e palavras proferidos, e projetos feitos e arquitetados, com o intuito de destruir a harmonia entre os irmãos, o amor a comunhão. Pessoas que sobre o pretexto de fazer justiça, declarando-se profetas de Deus, semeiam calúnias,, difamação e desconfiança entre os irmãos. Há outro fermento ainda aqui relacionado no texto, é o fermento da malícia, este é o mal juízo, ou a má interpretação que as pessoas fazem, quando ignoram os fatos e a realidade das coisas, podem fazer uma tempestade num copo d'água.
A sinceridade é semelhante a um pão asmo, ou sem fermento, ela é pura e não promove ou deixa com que o mal se espalhe, mas, pelo contrário é como um verdadeiro veneno na raiz do mal. A sinceridade não é contaminada por sentimentos, quando alguém precisa dar uma opinião sincera sobre algo, e antes avalia as circunstâncias e as conseqüências e as reações que podem serem negativas diante da sua opinião sincera, então se ele ver que não convém dar a sua opinião, ele tem a opção de se calar, para não correr o risco de ocultar a verdade não sendo sincero, por medo, ou sentimento semelhante.Ou então ele é sincero e deixa a coisa rolar, se as intenções dele a dar a sua opinião forem sinceramente boas, ele poderá pesquisar meios alternativos que ele poderá expressar a sua opinião. Mas, se suas intenções são más, ele nem mesmo fará tal avaliação acima como já havia pensado. A questão é que a sinceridade não é apenas de palavras, mas, de sentimentos de intenções,  sim precisa ser absoluta, é um móvel totalmente sem será, a pessoa pode ser sincera quanto aos sentimentos, mas, pode não ter calculado o peso de sua decisão e quando isso lhe pesa ela volta atrás na sua decisão.
O medo sem dúvida é o maior inimigo da sinceridade, pois muitos de nós ocultamos fatos ou mesmo camuflamos a verdade por causa do medo. Outro inimigo da sinceridade é a cobiça a pessoa pode até mesmo se fazer de amiga do próximo, no intuito de pegar e tomar o que é dele.
As crianças no geral são sinceras, o mundo contudo incube de arrancar isto com o tempo, através do medo e da cobiça.

Um grande abraço e sejam totalmente sinceros

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série pecados 9: Palavra torpe

O cetro da impiedade

Desprezando toda a dor