Entre Espinhos

"E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram, e sufocaram-na". Mateus 13.7

Uma terra cheia de ervas daninhas, aqui nomeadas por Jesus como espinhos, de certo uma vegetação muito conhecida da região, mas, há diversos tipos de ervas daninhas de espinheiros às trepadeiras, além das ervas daninhas há também matos, gramas e outros tipos que roubam os nutrientes da terra, alguns crescem se desenvolvem e proliferam pela terra mais rápidos que os outros o que prejudica ao crescimento de outros inclusive de boas sementes.
Há outros tipos de ervas daninhas que agem como parasitas, como os sipos, trepadeiras que se lastram nos troncos e nas galhas das árvores sufocando-as e matando toda a vitalidade até as mesmas se tornarem troncos secos e vazios.
Quando o agricultor prepara o seu terreno ele tem a preocupação de roçar e tirar toda a erva daninha, matos, arbustos, pedras, ramos e raizes, pois se deixar alguma raiz as ervas e os matos poderão brotar de novo. Mesmo assim os ventos costumam trazer estas ervas de volta assim como alguns animais. Acontece então que ao regar a semente boa, alguns raminhos que ali ficaram brotam de novo e as sementes más e os ramos trazidos pelos animais e ou pelo vento tornam a brotar. Com isso se faz necessário que o agricultor, passe diligentemente por entre as mudas removendo com a enchada cuidadosamente ou se preciso(devido a proximidade com a muda) removendo com as próprias mãos, os matos, e as ervas daninhas. Pode até ser que não dê para remover por as raízes das ervas daninhas ou dos matos estarem entrelaçadas com as da semente boa, como no caso da parábola do " trigo e do joio", ou devido estarem muito rentes.
Jesus comparou então, um terreno com espinheiros, a um coração cheio de preocupações da vida ou cuidados deste mundo; sedução ou engano das riquezas e ambições doutras coisas, ou prazeres, ou deleites desta vida. Mateus 13:22,Marcos 4:19, Lucas 8:14 NVI e Almeida.
Vamos então refletirmos sobre estes diversos espinhos que sufocam a palavra a medida que crescem, isso é algo a se pensar, pois assim como o agricultor prepara a terra retirando toda a erva indesejada para que possa cultivar a sua planta e vê-lá crescer e frutificar, da mesma forma é preciso que aquele que recebe a palavra de Deus cuide diligentemente dela em seu coração não deixando que nada cresça acima dela e a apague totalmente de sua alma.
1° Espinho. "Preocupações desta vida" ou " cuidados deste mundo ", Mateus 13.22 NVI e Almeida.
Aqui Jesus fala das nossas preocupações cotidianas. Esta é uma afirmação bem contraditória para a sociedade pós-moderna. As pessoas estão sempre a correr atrás de afazeres aflitas por causa das necessidades do dia-a-dia, nossa sociedade é marcada por stress e depressões devido as preocupações que nos rodeiam por causa das necessidades. Isso leva muitas pessoas a questionarem a Deus e a se meterem em situações onde a ocupação é tanta que não há lugar e nem tempo para se investir na palavra que foi neles aplicada, ou seja de regar e adubar a boa semente do evangelho. Logo ao invés desta pessoa crescer em graça e conhecimento ela cresce em aflição, e pelo fato da palavra não estar sendo fortalecida em sua mente, e em seu coração, a semente tende a morrer em seu coração,  vindo a alma se desviar de Jesus.  É o caso de muitas pessoas que se dizem crentes, mas, que não possuem força para ir a igreja nas poucas vezes que o trabalho lhe permite. Muitas das tais não se considera desviada e sim apenas fraca "espiritualmente" e que ainda continua a "crer"(segundo as mesmas). Mas os tais não investem nesta fé que dizem ainda ter, não lêem e estudam e refletem nas mensagens da bíblia, dão ouvidos aos teólogos de rua, a oração é coisa rara e em pequenas quantidades, e assim como alguns desviados que ainda estão na igreja, não entenderam o evangelho e pode ser que nem cheguem a isso. Pois pelo fato de não investirem na palavra neles aplicadas nunca chegaram a isso.
É preciso capinar o terreno e arrancar os matos e espinhos das preocupações antes que eles roubem toda a força da semente do evangelho em seus corações.
2° Espinho."Engano das riquezas" ou "sedução das riquezas", Mateus 13.22 NVI e Almeida.
A riqueza traz consigo a ilusão do poder, da autossuficiência, das facilidades, a pessoa deixa de buscar a Deus, de recorrer a Deus, pois a riqueza de forma enganosa está ali para servir a sua vontade ao passo que Deus nos serve conforme a vontade d'Ele não nossa. Você pode até dizer: "Mas eu não penso assim!" Essa é a questão nem todos agem pensando, mas, sim, procedem conforme tenho dito.
 A pessoa que se converte ao evangelho, que de início recebe a palavra de Deus, o que tem uma vida abastada ou mesmo o que é pobre, podem ter a palavra sufocada em seus corações por causa da sedução das riquezas. O pobre ao ambiciona-la, o rico por confiar nelas.
O pobre que ambiciona a riqueza sacrificara a própria vida e até mesmo a de seus familiares em seu altar na busca pelo seu prêmio.
Esta cobiça é uma erva daninha daquelas que crescem muito rápido, ou seja, mais rápido do que a boa semente e rouba o sol da boa semente ao cerca-la deixando-a sem a fotossíntese e suga os nutrientes do solo devido seu rápido crescimento.
Assim da mesma forma a cobiça pelas riquezas faz com que o novo convertido ou ao crente nominal descuide de aplicar a palavra em seus corações, ou se aplicam não é feito de forma fiel, de forma certa, antes são orientados por chacais da prosperidade e como a falsa doutrina não é compatível com a semente do evangelho, o coração enfraquece na fé, se fortalece no engano das riquezas, deixando a semente sem frutos e a palavra morre em seus corações.
Vou observar duas palavras em distaque nos texto, a primeira da tradução NVI, que é " engano" das riquezas ou a ilusão que ela promove, tanto ricos como pobre são presos nesta armadilha. Agora como esta ilusão sufoca, ou abafa, enfraquece a mensagem do evangelho? Como está ilusão tira ou obstrui a influência transformadora da palavra de Deus, na vida daquele que a recebe?
A) Ocupando o primeiro lugar no coração e na mente através de seu fascínio.
B) Se apresenta como um solucionador das necessidades imediatas. Levando a pessoa a não consultar a Deus em suas decisões e sim ao seu banco ao seu limite de débito ou crédito.
C) Estimula e mantem a valorização do material, do aparente. O homem se torna um materialista. A sua preocupação fica toda voltada para a manutenção de seus bens de seu bem estar e não de sua alma.
A segunda palavra deste texto a qual vou observar vem da tradução Almeida, " sedução " das riquezas. Como se dá está sedução e como ela obstrui ou sufoca a mensagem do evangelho?
Quando se diz seduzir dizemos de convencer, de procurar mudar a opinião, o parecer de alguém apelando ou usando os seus próprios desejos. Seria  você procurar trazer alguém para o seu lado usando ou manipulando o desejo dele ou a necessidade dele a seu favor. Assim as sedução das riquezas tem este poder manipulador, ou seja, de mudar a conduta, de opinião porque ela esta ali usando a necessidade que grita no coração de alguém.
Tudo o que melhor for nutrido pela alma tende a tomar conta do coração sufocando os demais, ou seja, os deixando desnutridos, fracos, raquíticos. Isso é o que a sedução das riquezas faz com a mensagem do evangelho no coração de quem sucumbe a ela. Pois toma o primeiro lugar na preferência da pessoa, nos seus julgamentos, ideais e valores, bem como na sua conduta cotidiana. Como a riqueza seduz o indivíduo apelando para suas necessidades imediatas, dando a ele um falso parecer de solução, valendo-se da aparência e de uma boa propaganda, pega no laço a muitos neófitos na fé, bem como muitos velhos,mas, imaturos na palavra.
3° Espinho. "Ambições doutras  coisas", ou "anseios por outras coisas", ou "prazeres(deleites)desta vida". Marcos 4.19/Lucas 8.14 NVI e Almeida.
A) "Ambições doutras coisas"; a palavra de Deus, a boa semente do Reino de Deus chamada evangelho, precisa de primazia no coração do crente, as "ambições doutras coisas" as quais não estão relacionadas com o Reino de Deus, tende a tornar fraca ou sem efeito a palavra na vida do ambicioso. Muitas destas ambições levam a um desenvolvimento de uma mentalidade materialista, pois toma o foco de vida da pessoa somente para si, desenvolve um coração egoísta e arrogante devido a obsessão que o toma e com isso com essa arrogância não há liberdade para o Espírito Santo intervir uma vez que Deus resiste ao soberbo.
B)"Anseios por outras coisas ".Quais são os seus anseios? Será que são compatíveis com a sua vocação? Nós temos uma vocação de Filhos de Deus, e os nossos anseios não podem contrapor ou ser conduta que vá de contra o nosso chamado. Jesus disse que onde estiver o tesouro de alguém ai estará o seu coração, o tesouro é aquilo de mais importante que alguém tem e isso significa muito, principalmente se estes valores contidos nele são espirituais. Agora estes valores podem atrapalhar o homem na sua caminhada com Deus, quando o homem mesmo dizendo se cristão viver uma vida a ignorar o evangelho e o Deus do evangelho, ou seja, vive uma vida sem temor sincero a Deus, pauta suas escolhas por valores seculares, quem dita as regras da sua mentalidade, de seu modo de agir e pensar é predominantemente seus anseios, suas ambições, seu alvo de vida. Então sendo assim não há lugar e nem como a boa semente do evangelho prosperar neste coração.
C) "Prazeres desta vida ". Vivemos numa sociedade hedonista, onde existe uma cultura da busca pelos prazeres momentâneos, nisto vemos gerações e gerações de viciados em álcool, cigarro, maconha, dentre vários outros narcóticos e drogas, viciados em sexo. Pessoas numa busca obsessiva pelos poucos minutos que uma droga, um orgasmo, uma sensação qualquer e por qualquer motivo pode dar, sem todavia chegar a lugar nenhum. Os caminhos dos prazeres momentâneos são opostos ao caminho da fé em Cristo Jesus. Como espinho a busca pelos prazeres desta vida, sufoca a semente do evangelho da mesma forma. Pois os espinhos sufocam e roubam os nutrientes do solo que são necessários ao seu desenvolvimento, assim da mesma forma os espinhos no coração de um homem sufocam ou retiram toda a oportunidade e condição que a semente do evangelho tem de se desenvolver de forma poderosa. Nunca um viciado poderá provar o poder libertador do evangelho, se no início de sua caminhada ele não procurar capinar e retirar estes espinhos, pois se ele continuar amando ao prazer que seu vício lhe traz, de maneira alguma será sincero na sua busca por liberdade. A tristeza e o repugnar-se pelo próprio estado de miséria precisam ser acompados de uma atitude perseverante e sincera de recusa do vicio, do contrário a pessoa esta apenas enganando a si mesma, se não há disposição sincera para deixar nunca deixará. Todos sabem que a luta contra um vicio precisa ser constante, mas, a vitória é mais certa quando no interior o homem esta a cultivar a boa semente do evangelho, e a capinar a roça retirando com diligência os espinhos dos prazeres desta vida. Posso afirmar o seguinte, com a semente do evangelho fortalecida e vigorosa no coração, o homem poderá experimentar de seus frutos e provar uma real e duradora libertação. Chegara o tempo em que a semente será uma árvore frondosa e todos poderam contemplar o poder transformador, restaurador, salvador, vivificador e frutificador que só o evangelho em um coração pode fazer.

*"Cuidados desta vida", " sedução das riquezas " e "ambições doutras coisas". Ao observarmos está última afirmação e ambições de outras coisas,venho a observar que os espinhos tem algo em comum, a palavra ambição pode ser traduzida como vemos na NVI por anseio. É essa tradução ou o sentido de anseio que é o algo comum nos espinhos. Eles são todos os anseios desta vida que ocupam o coração, deixando nós eles crescerem a ponto de tomar conta da nossa vida, eles sufocaram a boa semente do evangelho em nós.
Vamos então olhar a cada um destes anseios nomeados por Jesus.
I. Anseio ou ambição pelas necessidades básicas da vida, "cuidados ou preocupações da vida".
Quem já não se deparou aflito por causa de um filho? Por causa da eminente ameaça da falta do alimento cotidiano para os seus dependentes? Por não ter condições de comprar um remédio vital?De certo as pessoas mais afligidas por estas preocupações cotianas, são os país e os cônjuges. E acontece que na ânsia, de sanar estas necessidades muitos se entregam a uma vida exaustiva de trabalhos, desenvolvendo uma mentalidade e um sentimento de autossuficiência com o qual será nutrida a sua fé não tendo lugar para o evangelho.
Quanto a estas preocupações Jesus nos diz:
"Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa?
Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?
Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?
"Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem.
Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles.
Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé?
Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer?’ ou ‘que vamos beber?’ ou ‘que vamos vestir?’
Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas.
Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.
Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal". Mateus 6.26-34
II. Anseio ou ambição pelas promessas e ilusões, pelo mundo de fáceis conquistas, de pessoas bonitas e elegantes que andam em carros do ano, verdadeira ilusão sedutora é o mundo descrito com os olhos nas lentes das riquezas.
Quantas pessoas sacrificam o que tem e o que não tem para ostentar uma vida de aparência? Carro zero, roupas de marca, muitas compras no cartão, grande limites de divida.
Enquanto uns querem parecer ricos outros que são ricos vivem na arrogância, tentando comprar a felicidade, a segurança, a saúde e porque não a vida eterna.
"Quando Jesus ia saindo, um homem correu em sua direção, pôs-se de joelhos diante dele e lhe perguntou: "Bom mestre, que farei para herdar a vida eterna?" " Mateus 10.17

*Uma última observação que tenho a fazer deste texto é que estes opositores da boa semente assim como ela são também plantas. São espinhos um tipo de erva daninha apontado por Jesus, que assim como a boa semente, são plantados ou brotam de raízes de outros que foram retirados, após nascerem crescem para se alimentar dependem da luz solar e dos minerais bem como da água que existe no solo. Minha observação é que tudo nasce em nossos corações de pensamentos, sonhos a sentimentos dos mais lindos aos mais terríveis e deprimentes, mas, há coisas que nascem no coração que são incompatíveis com outras já existente, de forma que para uma existir a outra tem que deixar de existir, tem que morrer, tem que ser calada. Assim acontece com o evangelho no coração onde surge os espinhos.
Meu conselho ao amado leitor é que você possa ser diligente na vigilância com respeito aos seus sentimentos, desejos, pensamentos, necessidades e preocupações para leva-los cativos a obediência a Cristo( 2Corintios 10.5). Tendo e cultivando apenas aquilo que edifica, que descanse todo o seu coração em Deus, não deixando que a chama do evangelho venha a se apagar.( Filipenses 4.8/Salmos 55.22).
"Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração.
Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá: " Salmos 37.4,5

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série pecados 9: Palavra torpe

O cetro da impiedade

Desprezando toda a dor