O "dia do Senhor" e o evangelho

Hoje ouvia um hino maravilhoso do grupo
logos, de nome "Frente a frente", o qual recomendo a todos não só que ouçam, mas,que cantem em suas congregações. Então depois de ouvir umas duas vezes, ouvi a terceira e cantei junto, neste momento minha alma foi tomada de uma emoção ao refletir na mensagem, e enchi-me de tristeza, pelo fato, de tomar consciência, de algo que todos nós sabemos, mas, vivemos a ignorar, que é a realidade do objetivo da mensagem do evangelho.
E o que é esta realidade? A realidade é que o evangelho não é uma mensagem de paz, e sim uma mensagem de alerta. Embora a palavra evangelho signifique "boas novas", mas, o objetivo destas boas novas, é salvar. E salvar de que? Salvar de uma desgraça, uma catástrofe iminente, da qual não há escapatória, a não ser se a pessoa se refugiar em Jesus Cristo.
E que catástrofe, e que mal tão grande é esse, do qual homem nenhum poderá escapar? É o derramar da ira justa de Deus. Este será o "dia do Senhor", predito de forma escatológica, no Antigo Testamento, em profecias para aquela época,mas, com sentido escatológico para um segundo cumprimento de forma mais ampla para todo o mundo, veja o que diz Isaias, e pense se estes dizeres podem mesmo aplicar-se apenas aquela ocasião, ou se não vai além.
Chorem, pois o dia do Senhor está perto; virá como destruição da parte do Todo-poderoso.
Por isso, todas as mãos ficarão trêmulas, o coração de todos os homens se derreterá.
Ficarão apavorados, dores e aflições os dominarão; eles se contorcerão como a mulher em trabalho de parto. Olharão chocados uns para os outros, com os rostos em fogo.
Vejam! O dia do Senhor está perto, dia cruel, de ira e grande furor, para devastar a terra e destruir os seus pecadores.
 As estrelas do céu e as suas constelações não mostrarão a sua luz. O sol nascente escurecerá, e a lua não fará brilhar a sua luz.
Castigarei o mundo por causa da sua maldade, os ímpios pela sua iniqüidade. Darei fim à arrogância dos altivos e humilharei o orgulho dos cruéis.
Tornarei o homem mais escasso do que o ouro puro, mais raro do que o ouro de Ofir.
Por isso farei o céu tremer; e a terra se moverá do seu lugar diante da ira do Senhor dos Exércitos, no dia do furor da sua ira. (Isaías 13.6 a 13).
Semelhante a este texto muitos outros textos proféticos do Antigo Testamento dizem de forma imediata ou seja para aquela época, e também de forma escatológica para o futuro, sobre o mundo em que Deus julgará todos homens e trará suas obras a tona condenandos os ao lago de fogo e enxofre por toda a eternidade. Como profecia imediata significaria a queda de uma nação, a vingança pelo feito de um povo contra Israel, no texto ai citado o de Isaías 13, se refere a queda do império babilônico. Como significado escatológico se refere ao dia em que finalmente porá um fim a todo o mal. Não se refere ao dia do Senhor como a um dia de descanso, e sim como o dia do juízo justo de Deus.
Por isso o evangelho é pregado hoje, como um alerta para o mundo, para que aquele que ouvir possa escapar, da ira futura, como dizia o Joao Batista:
Quando viu que muitos fariseus e saduceus vinham para onde ele estava batizando, disse-lhes: "Raça de víboras! Quem lhes deu a idéia de fugir da ira que se aproxima? Mateus 3:7
O tempo de Deus se levantar do seu trono novamente esta próximo, e não sera mais para trazer salvação e sim condenação, sobre todos os que se esquecem de Deus conforme Romanos 1.21(porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e os seus corações insensatos se obscureceram...), revelando através do próprio evangelho a justiça de Deus, "a ira de Deus é revelada do céu contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça, "(Romanos 1.18). Deus virá com seu furor contra todo o pecado, contra todo o que despreza hoje o alerta do evangelho. Porque o evangelho é a oportunidade que Deus dá ao homem de escapar do julgamento que é bem próximo.
 Mas, porque Deus está irado tanto assim? Não é uma ira cega e errante como a de um homem iracundo, a ira de Deus é apenas o zelo de Deus,pelo bem maior, o qual é o bem do universo( material e espiritual) e o bem d'Ele próprio, e isso não é egoísmo, pois o bem de Deus é o bem de toda a criação por consequência. Ele ama a humanidade de tal maneira( João 3.16), e é por causa disto que Ele planeja remover todo o mal que a destrói, e ao mesmo tempo preservar os homens através do evangelho, mas, só pode ser preservado aquele que crer em Jesus, o tema central do evangelho. Por isso além da ira de Deus, ser um zelo pelo bem, também é um zelo justo pelo bem e para o bem, pois mesmo amando o mundo, não salvara aquele que não aceitar a Jesus continuando no mal. Mas, o evangelho não poderá salvar ninguém que dizendo se crente, ame o mal. Mas também não salvara quem não ame,mas, pratique o mal; nem tão pouco aquele que não ame, não pratique, mas consinta com o mal, e se não consente, todavia se omite, não se levanta contra o mal, pois o mesmo se torna um cúmplice.
A salvação que Jesus veio dar não é para quem se converte a uma denominação cristã, e sim aquele que se converte a Ele, a Jesus.
Talvez digas, ou se ache justo, vejo que o pos-modernismo tem deturpado a noção de bondade, de amor e de justiça das pessoas. De forma que quando a gente fala parece que nós é que somos os maus. Já que é assim, para ser mais claro, não estou falando de justiça segundo a visão humana de justiça, segundo as correntes de pensamento dominantes no mundo atual. Falo da justiça de Deus, segundo a Bíblia a qual é imutável. Aqui vai umas listas das coisas que os homens fazem pelo que eles são dignos da ira de Deus, e do porque quem não se converte a esta tão grande salvação hoje concedida por Jesus, ou mesmo quem dela provar e desprezar, esta ferrado.
"Tornaram-se cheios de toda sorte de injustiça, maldade, ganância e depravação. Estão cheios de inveja, homicídio, rivalidades, engano e malícia. São bisbilhoteiros, caluniadores, inimigos de Deus, insolentes, arrogantes e presunçosos; inventam maneiras de praticar o mal; desobedecem a seus pais; são insensatos, desleais, sem amor pela família, implacáveis. Embora conheçam o justo decreto de Deus, de que as pessoas que praticam tais coisas merecem a morte, não somente continuam a praticá-las, mas também aprovam aqueles que as praticam. "Romanos 1.29-32
"Já lhes disse por carta que vocês não devem associar-se com pessoas imorais. Com isso não me refiro aos imorais deste mundo, nem aos avarentos, aos ladrões ou aos idólatras. Se assim fosse, vocês precisariam sair deste mundo. Mas agora estou lhes escrevendo que não devem associar-se com qualquer que, dizendo-se irmão, seja imoral, avarento, idólatra, caluniador, alcoólatra ou ladrão. Com tais pessoas vocês nem devem comer. "1 Coríntios 5.9-11
"Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos,nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus." 1 Corintios 6.9,10
"Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus. "Galatas 5.19-21
" Fora ficam os cães, os que praticam feitiçaria, os que cometem imoralidades sexuais, os assassinos, os idólatras e todos os que amam e praticam a mentira". Apocalipse 22.15
Não somente contra estes, mas, contra outros pecados semelhantes a estes, Deus se levanta, os quais não são cometidos apenas por irreligiosos, ou religiosos doutras religiões, mas, também por cristãos nominais.
Jesus chama hoje. Ter a oportunidade de entrar e fazer parte do Reino de Deus, e comparado por Jesus, como o homem negociador de pérolas, que acha a uma pérola preciosíssima, e vai vende tudo o que tem e compra-a para si. Quantas pérolas este homem já havia adquirido e vendido? Mas, a esta ele viu tamanha preciosidade, que preferiu ficar pobre para poder a possuir(Mateus13.45,46).
Assim Jesus hoje te da esta chance, nunca mais acharás outra pérola semelhante a essa, será que o mundo e o que nele há, vale mais do que a sua alma? Pois se amar o mundo perderas a sua alma, mas, se amar a Jesus, " ainda que esteja morto viveras "...João 11.25

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série pecados 9: Palavra torpe

O cetro da impiedade

Desprezando toda a dor