O parecer de Deus


"Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu". Mateus 6:10
" Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração. " Jeremias 29:11 a 13

Gostaria de fazer três perguntas e refletir sobre elas. Como? Quando? Onde devo a buscar a vontade de Deus? Aqui falo da vontade de Deus, como o seu parecer, a sua opinião, o que ele acha, ou qual é a direção de Deus, para as nossas vidas, para os nossos caminhos.

I . Como devo buscar a vontade (opinião) de Deus? Em que condição deve estar o meu coração? Devo estar?
1° Disposto. Você realmente deve querer saber a vontade de Deus para a sua vida, o que Deus pensa a respeito de seus projetos, e qual a sua opinião, o que Ele quer ou diz que vai ser o melhor? Se aquilo vai dar certo ou não, se deve investir ou não, prosseguir ou desistir? Como fazer para ser bem sucedido, para não incorrer em erros?
" Como purificará o mancebo o seu caminho ( os propósitos, planos, projetos, desejos...)? Observando-o conforme a sua Palavra ( orientação). " Salmos 119.9
Devemos estar sinceramente dispostos em fim, um coração disposto não desistira, não se endurecera diante da Palavra de Deus. Porque se você busca o parecer de Deus, é porque você quer a Ele se submeter. Agora se não, para quê buscá-lo? Porque isso é a mesma coisa que Roboão fez, não quiz ouvir os bons conselhos dos sábios anciões que foram contemporâneos de seu Pai,  e sim ouviu o de tolos jovens e se prejudicou ( I Reis 12.1 a 15).
2° Humildade. Se já tenho falado que quem quer buscar a orientação de Deus deve estar disposto a se submeter a Ele, é porque tem que ter também um coração humilde. Ou seja, um coração aberto e disposto a analisar e a examinar tudo, e se preciso abrir mão de seu conhecimento por outro. Um coração que reconhece a infinita sabedoria e bondade de Deus, que está disposto a ouvi-lo e se seu querer não coincidir ao de Deus, estará disposto a abandonar seu próprio querer pelo de Deus. Um coração orgulhoso jamais estará disposto, pense bem, você dá duro em uma empresa a vida toda, e quando finalmente começa a ser bem recompensado por isso, Deus te chama para o ministério integral; como reagiria? Deixaria tudo ou resistiria mesmo que por um tempo?
3° Desarmado. Somos sempre cheios de armas de autodefesa e desculpas, para que não abramos mão daquilo que é preciso, a fim de que a vontade de Deus, se cumpra em nós, ou para sairmos crédito ao que Ele diz. É o efeito da reação que Deus diz, quando realmente não estamos realmente dispostos a lhe escutar, dizemos: "É difícil?" "Como posso fazer isso?"
4° Sinceros. "E eu farei o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho. " João 14.13
Você já imaginou o peso destas palavras. Há uma grande necessidade de sermos Sinceros quando buscamos a vontade de Deus, porque Ele está disposto a nos ouvir. Sinceridade, Humildade, disposição e desarmado, são quatro estados em que necessariamente devemos ter o nosso coração, não só para buscarmos o parecer de Deus, mas, se também queremos que Ele realize a vontade de Deus em nossas vidas.

II. Quando devo buscar o parecer de Deus?
 Em todo o tempo, e para todas as coisas e áreas de nossa vida espiritual, material e moral.
"A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho. " Salmos 119.105

Buscar o parecer de Deus, é desejar que Deus realize a sua vontade em nós. É consultar a vontade de Deus, saber o que Ele pensa, deseja ou quer, a respeito de qualquer coisa que esteja ou seja referente a nossa vida. Normalmente usamos falar," buscar a vontade de Deus ", mas, isso não é buscar a vontade de Deus unicamente, mas, também buscar saber sobre ela.

III. Onde devo buscar o parecer de Deus? Em todo o lugar. Não existe um lugar no mundo, nem uma área da sua e da nossa vida que não precise de Deus.

 A respostas são simples a estas perguntas, por isso se chama comunhão e amizade com Deus. Porque é assim que Ele age, com aqueles que tem intimidade com Ele. " Certamente o Senhor Jeová não fará coisa alguma sem ter revelado o seu segredo aos seus servos os profetas " Amos 3.7
"Andarão dois juntos se não estiverem de acordo? Amos 3.3

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série pecados 9: Palavra torpe

O cetro da impiedade

Desprezando toda a dor