Série bem-aventurança: Bem-aventurados os que choram

 Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados(Mateus 5.4)



Se tratando do Sermão da Montanha(ou do Monte), precisamos entender isso falando das realidades do Reino, da ética do Reino. Vemos que Jesus antes, de desenvolver todo o seu sermão, fala de quem neste Reino será Bem-aventurado ou seja, terá  um felicidade advinda da benção de Deus sobre a sua vida. Após  isso ele começa  a dizer sobre quem estes que são  bem aventurados são, eles  são  sal e luz. Após  essa afirmação ele desenvolve o seu sermão, com vários conselhos  e observações, conclui comparando o seu ensinamento a um rocha, e a vida de quem o ouve a uma casa que está  sobre ela edificada. 

Em fim, a segunda bem-aventurança por Ele elencada, diz que "felizes são os que choram ",  como assim? Há muitas que choram, e na maioria esmagadora das vezes não é de alegria ou satisfação.  Lembrando que se trata de uma realidade condicionada ao Reino de Deus, então estes que choram só pode referir, àqueles contritos de coração,  os quais se humilham sentindo as suas misérias diante da cruz de Jesus. Sabendo que são dignos de toda a ira justa de Deus, quanto a estes a seu tempo, Deus os exaltara( 1 Pedro 5.6/ Tiago 4.9,10). Então os felizes por chorar, não  se refere àqueles que choram por que alguém morreu, ou porque perdeu alguma coisa ou se machucou, ou está deprimido ou foi magoado por alguém,  mas, àqueles que choram por seus pecados, esperando por fé a justiça do Reino de Deus. Isso não quer dizer que Deus seja, indiferente aos nossos sofrimentos,  em muito deles somos consolados, fortificados, livrados. Alguns dos sofrimentos pessoais são instrumentos de Deus para o nosso bem, para a nossa edificação,  em alguns casos somos exportados a nós alegrar neles( Romanos 12.12/  Tiago 1.2 ). A tristeza algumas vezes são usadas por Deus, como instrumentos para nos aproximar dele.  Desse modo, felicidade aqui é uma condição em que nos encontramos e não um estado do nosso coração,  nem tão pouco  a circunstâncias que nos envolve. Somos felizes porque apesar de uma tristeza do coração, temos a benção de Deus, estamos em comunhão com Ele, somos perdoados e redimidos por seu sangue,  isso implica no consolo que ele trás ao nosso coração.  Quando o crente abatido pelas intempéries da vida, olha para a graça que tem alcançado em Cristo ele é  revigorado, seu coração  triste é  aliviado da tristeza e ele vê em sua vida a tal bem-aventurança. 

Paulo diz, que já  estamos assentados com Cristo nas regiões celestiais, que temos bênçãos celestiais(Efésios 1.3/2.6), temos também o Espírito Santo como penhor, ou certeza da nossa redenção (Efésios 1.14), isso leva-nos a concluir, que apesar de nosso sofrimento na era presente, a qual é breve comparado a eternidade,  já estamos seguros e garantidos em Cristo de nossa redenção na eternidade, enquanto aqueles que receberam seus consolos nesta vida, e não confiaram em Jesus, mas, no braço da carne, em seu próprio braço terão o tormento  eterno. Isto deveria servir de consolo, para nós em nossa sofrida vida, uma vez que nos lembra de nossa real condição em Cristo, a qual é realmente bem-aventurada. 

1 Tessalonicenses 4:13-18

" Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.  Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.  Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: Que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.  Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras."

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série pecados 9: Palavra torpe

O cetro da impiedade

Desprezando toda a dor